O carro mais barato do Brasil, o Effa M100, vai ganhar um novo visual ainda este ano. Na última quinta-feira (24/07), a Effa Motors, representante das montadoras chinesas Changhe e Hafei no Brasil, confirmou que trará no terceiro trimestre de 2008 a nova versão do M100.
A mudança também está relacionada à negociação de ações entre as empresas controladoras da Hafei e da Changhe. O carro, que antes era fabricado pela Changhe, passara a ser produzido pela Hafei.
Apesar das mudanças estéticas, o M100 continuará com o mesmo conjunto mecânico com o 1.0 de 47 cavalos de potência da Suzuki. O M100 reestilizado ainda precisa de homologação para ser vendido no Brasil, mas como utiliza a mesma mecânica e motor, a Effa acredita que não terá dificuldades para conseguir a autorização.
As fotos são do modelo Ideal 2 vendido na China. No Brasil o nome seria o mesmo, mas devido a uma ação judicial movida pela Fiat que alegou semelhança com a minivan "Idea", a Effa teve que mudar o nome do carro, batizando-o como M100. A Effa ainda não divulgou o preço do novo versão.
Com preço sugerido de R$ 22.980, o Effa M100 (modelo atual) vem de série com ar condicionado, vidros elétricos nas portas dianteiras, alarme, faróis e lanternas de neblina, comando interno do retrovisor, luz de pisca lateral, trava elétrica em todas as portas e na tampa do tanque de combustível, travamento e destravamento remota das portas e rádio AM/FM com CD Player e 3 alto-falantes. O M100 pesa 930 kg, mede 3, 56 metros de comprimento, 1,60 m de largura, 1,67 m de altura e 2,33 m de distância entreeixos. O modelo é equipado com motor 1.0 (970 cm³) da Suzuki de 47 cavalos de potência.