Semana Motor1.com: Electric Days 2024, Pulse e Fastback híbridos e mais
Ainda tivemos a apresentação de nova versão e motor diesel para a Ram Rampage, O nome do SUV da VW e vendas crescentes de elétricos
Nesta edição do Semana Motor1.com Brasil, não poderíamos deixar de destacar a chegada da segunda edição nacional do Electric Days, evento da Motorsport Network, promovido pelo Motor1.com Brasil e InsideEVs e que discutirá os rumos da mobilidade elétrica e a descarbonização do setor de transportes em nosso país.
Entre os lançamentos, destaque para os novos Pulse e Fastback híbridos-leves, estreando a tecnologia não só na Fiat como também na Stellantis. Também nesta semana, a Honda revelou a linha 2025 do City, tanto na carroceria hatch quanto na sedã. A dupla recebeu diferenciação visual e mais equipamentos de série. Outro lançamento nos últimos dias foi a chegada da Ram Rampage 2025, que chegou com uma nova versão e estreou novo motor diesel.
A Volkswagen ainda confirmou o nome para seu novo SUV de entrada, que ficará posicionado entre os atuais Polo e Nivus. No momento InsideEVs, comentamos os bons números de vendas de carros eletrificados no mercado brasileiro, que seguem crescendo.
Electric Days Brasil 2024
Electric Days 2024
O Electric Days, evento global de mobilidade elétrica da Motorsport Network e promovido pelo Motor1.com Brasil e InsideEVs, terá sua 2ª edição brasileira nos dias 12 e 13 de novembro, no Parque Ibirapuera, São Paulo. Com expectativa de público 25% maior que em 2023, a edição contará com grandes nomes da indústria, como Honda, Ford, BYD, e GM. Destaque para a palestra de Hudson Mendonça sobre o impacto da eletrificação na rede energética brasileira. Haverá exposições, painéis sobre ESG e descarbonização, e sorteios de ingressos exclusivos pelos perfis do Motor1 e Insight EVS no Instagram.
Fiat Pulse Impetus Hybrid
Fiat Pulse e Fastback agora são híbridos
A Fiat estreia no Brasil com SUVs eletrificados, o Pulse e o Fastback, ambos equipados com o sistema híbrido-leve Bio-Hybrid, desenvolvido pela Stellantis. Utilizando o motor T200 Hybrid (1.0 turbo flex), os modelos mantêm a potência de 130 cv e torque de 20,4 kgfm, associados a um câmbio CVT de sete marchas simuladas. A tecnologia visa maior eficiência urbana, reduzindo o consumo de combustível em até 11,5% para o Fastback e 10,7% para o Pulse.
O sistema Bio-Hybrid possui duas baterias de 12V e inclui quatro modos operacionais: e-Start&Stop, e-Assist, Alternador Inteligente e e-Regen. Os novos híbridos incluem painel digital, central multimídia de 10,1 polegadas e pacote de segurança ADAS com frenagem automática. Preços começam em R$ 125.990 para o Pulse Audace Hybrid e R$ 151.990 para o Fastback Audace Hybrid, com expectativas de que as novas versões representem 40-50% das vendas.
Ram Rampage Big Horn 2.2 TD 2025
Ram Rampage muda para 2025
A Ram Rampage 2025 chega ao mercado brasileiro com atualizações significativas, incluindo o novo motor 2.2 turbodiesel, que substitui o antigo 2.0 turbodiesel. Esse motor, da família JTD Multijet, entrega 200 cv e 45,9 kgfm de torque, em comparação aos 170 cv e 38,8 kgfm do anterior. Mantendo o câmbio automático de 9 marchas e tração integral, o motor promete maior eficiência e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos.
A linha 2025 também introduz a versão Big Horn como a nova entrada, já disponível para exportação. Visualmente, a Big Horn traz rodas de 17" e acabamentos mais simples, como bancos de tecido e couro. No entanto, mantém alguns recursos como faróis LED, ar-condicionado dual zone, chave presencial e piloto automático, embora perca itens de segurança avançados, como airbag de joelho e alerta de colisão.
As versões Rebel e Laramie ganham atualizações menores. A Rebel agora vem com pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus para melhor desempenho off-road, e a Laramie incorpora ajustes elétricos no banco do passageiro e sistema de som Harman Kardon. Todas as versões passam a incluir capota marítima de série.
A nova tabela de preços inicia-se em R$ 259.990 para a Rampage Rebel 2.2TD, enquanto o valor da Big Horn será divulgado em breve.
InsideEVs: crescem as vendas de carros elétricos
O mercado brasileiro de veículos eletrificados alcançou resultados históricos em outubro de 2024, com 16.033 unidades vendidas, marcando um aumento de 21% em relação a setembro e um crescimento impressionante de 68% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Nos últimos 12 meses, as vendas de veículos plug-in, que incluem elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV), aumentaram 200%, com os BEV liderando o setor em outubro com 38,1% das vendas, totalizando 6.109 unidades, enquanto os PHEV ficaram próximos, com 5.961 unidades e 37,2% de participação.
De janeiro a outubro de 2024, o mercado registrou 138.581 eletrificados vendidos, um aumento de 107% comparado a 2023. A estimativa para o final do ano é alcançar 160 mil unidades, impulsionado pela produção local e a entrada de novas marcas e modelos.
Em 2024, os plug-in (BEV e PHEV) representaram 71% das vendas, com 98.396 unidades, enquanto os híbridos convencionais (HEV e HEV Flex) e micro híbridos (MHEV) responderam por 29%, totalizando 40.185 unidades. Em outubro, o Sudeste liderou com 49% das vendas acumuladas (67.853 unidades), enquanto o Sul, Nordeste e Centro-Oeste avançaram no segmento plug-in. Os cinco municípios com mais vendas de eletrificados foram São Paulo, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Semana Motor1.com: Ranger no Latin NCAP, a mentira do novo Celta e mais
Calmon: GAC vai acirrar rivalidade com BYD e GWM no Brasil
Semana Motor1.com: novo Equinox, GAC no Brasil, Song Pro flex e mais
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro
Semana Motor1.com: BYD Song Plus Premium, a volta do Tucson e mais
Com fim do Cactus, Citroen mata C4 no país; relembre história
Semana Motor1.com: nova Triton 2026, Hilux 2025, Tiguan nos EUA e mais