Nesta edição do Semana Motor1.com, nossos colegas da França noticiaram que os motoristas de lá estão desistindo do etanol por conta de um problema que já foi sanado há anos no Brasil. Nos EUA, a Chevrolet apresentou a nova geração do Equinox, SUV médio da marca que deve desembarcar também por aqui nos próximos meses.
Outro fato relevante dessa semana foi a movimentação do governo ao renovar o regime automotivo brasileiro e anunciando investimentos na indústria como um todo, que foi seguida por anúncios de investimentos da General Motors e Stellantis por aqui. A Volkswagen da Argentina também apresentou alterações para o Taos 2024, que é feito por lá e importado ao Brasil, significando que o SUV deve mudar em breve por aqui também.
No momento InsideEVs Brasil, um flagra mostrou as primeiras unidades do BYD Dolphin Mini, carro elétrico que pode custar R$ 100 mil, no Brasil, além de rumores para a chegada do BYD Yuan UP, SUV compacto que promete ser o elétrico mais barato do país em sua categoria também.
O cenário automotivo na França está testemunhando um recuo no uso do etanol devido a desafios enfrentados pelos motoristas durante o inverno. A mistura E85, composta por 85% de etanol e 15% de gasolina, virou moda em 2022 com o crescimento das vendas de kits de conversão. No entanto, o sistema está mostrando dificuldades em temperaturas mais baixas. Esse problema ressalta como, no Brasil, a questão foi resolvida há anos com o pré-aquecimento do combustível.
A Chevrolet revelou a nova geração do Equinox nos Estados Unidos, alinhando-o à estética global da marca. As atualizações visuais abrangem faróis divididos e contornos plásticos mais angulares nas laterais. Internamente, destacam-se telas de 11 polegadas e um pacote completo de recursos de segurança. Apesar das mudanças, o motor permanece o mesmo 1.5 turbo oferecido hoje. A novidade deve ser confirmada também para o Brasil.
Os grupos Stellantis e General Motors anunciaram significativos aportes financeiros no Brasil. A Stellantis focará na modernização das fábricas em Betim, Porto Real e Goiana, introduzindo os primeiros híbridos leves da empresa e preparando-se para novos modelos híbridos de verdade. Enquanto isso, a GM alocará R$ 7 bilhões para a renovação de toda sua linha de veículos, destacando S10, Trailblazer e investimentos em eletrificação.
O Volkswagen Taos passou por uma renovação apresentada na Argentina e em breve chegará ao mercado brasileiro, pois o carro vendido aqui é importado de lá. A atualização inclui o painel de instrumentos digital com tela de 10,25" como item de série em todas as versões, assim como o acabamento cromado ao redor das janelas. Também passou a contar com a opção de rodas de 19 polegadas para a versão Highline, algo já oferecido no Brasil. O SUV, porém, manteve o motor 1.4 turbo.
A BYD está se tornando uma figura proeminente no mercado brasileiro de veículos elétricos. O lançamento do Dolphin Mini, previsto para fevereiro por cerca de R$ 100.000, promete agitar o segmento de carros compactos. Rumores sobre a chegada do Yuan UP, um SUV compacto elétrico, sugerem que a BYD pode oferecer a opção mais acessível no Brasil para esse tipo de veículo.
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