Recentemente, conversei com um amigo sobre as deficiências da primeira geração do Mercedes-Benz Classe A, aquele que chegou a ser produzido no Brasil e era uma promessa para popularizar os carros da marca no mundo. Rapidamente chegamos à conclusão que tinha um ótimo conceito de espaço, mas em termos de design e, acima de tudo, de qualidade, há muito espaço para melhorias. 

Na virada do milênio, haviam dois exemplares da série W 168, como a primeira geração do Mercedes-Benz Classe A era conhecida internamente, em minha família. Certamente eram práticos, mas também com interiores de qualidade e aparência medianas, na melhor das hipóteses. Minha cunhada dirigia um A 160 com o pacote AMG. Parecia chique, mas ainda sinto arrepios toda vez que penso no som seco ao fechar a porta. 

Galeria: Mercedes-AMG A 38

Não preciso dizer que o Classe A não teve o melhor começo em 1997, já que ele capotava com certa facilidade quando você dirigia com um pouco mais de coragem em zigue-zague. Mesmo depois de quase 27 anos, o drama do teste do alce ainda é lembrado com carinho. Afinal, temos que agradecer à Mercedes-Benz pelo uso generalizado do ESP na produção em série.

No início, dirigir com vigor não foi tão fácil para os clientes do Classe A. No lançamento, o programa de motores não foi realmente projetado para acelerar os impulsos. Havia um motor a gasolina de 1,4 litro com 82 cv, um motor a gasolina de 1,6 litro com 102 cv e, um pouco mais tarde, dois turbodiesel de quatro cilindros com 60 (depois 75) e 90 (95) cv. 

Mercedes-Benz Classe A (1997)

Mercedes-Benz Classe A no IAA 1997

Emocionante é diferente. E isso é ruim quando seus próprios pilotos de Fórmula 1 devem dirigir o Classe A para fins de marketing. Imagine Mika Häkkinen e David Coulthard sorrindo exuberantemente enquanto acenam de um A 160 CDI, que tem menos potência do que a chave de impacto usada para trocar os pneus de seus carros de corrida. Portanto, era necessário um veículo adequadamente motorizado baseado no Classe A. Não poderia ser o A 190, lançado em 1999. Os 125 cv era um passo à frente, mas também não parecia exatamente digno da F1. O A 210 Evolution com 140 hp foi lançado em 2002, já tarde demais.

Os senhores da AMG, portanto, decidiram simplesmente espremer dois desses motores de 1,9 litro e quatro cilindros no pequeno Benz, que tinha pouco mais de 3,50 metros de comprimento. A construção do carro possibilitou a acomodação de um segundo motor na traseira, mesmo sem sacrificar muito o espaço do porta-malas. O resultado foi o Mercedes-Benz A 38 AMG. Duas vezes 19 é igual a 38...

Mercedes-AMG A 38
Mercedes-AMG A 38

A potência total agora era de respeitáveis 250 cv e 36,7 kgfm. Lembre-se de que estamos falando de uma época em que um Audi S3 com 209 cv era o máximo em carros esportivos compactos. O carro tinha tração nas quatro rodas e uma caixa de câmbio manual de 5 marchas. Uma embreagem automática sincronizava os dois motores. O motor traseiro podia ser ligado com o toque de um botão. Diz-se que a aceleração de 0 a 100 km/h foi completado em 5,9 segundos. A velocidade máxima de 230 km/h. 

O segundo motor e algumas modificações no chassi - incluindo a transferência do sistema de freio do E 55 AMG (série W210) para o carro minúsculo - resultaram em um peso adicional de 250 quilos em comparação com um A 190 convencional. De acordo com a Mercedes, o carro pesava 1.330 kg.

Mercedes A 38 AMG

O foguete de bolso foi rebaixado em 10 milímetros e montado em rodas de 18 polegadas com pneus 225/35. Também foram instalados para-choques especialmente moldados. Os dois tubos de escape do sistema de escapamento foram integrados ao spoiler traseiro. O motor traseiro era claramente visível através de uma janela no assoalho do porta-malas. 

Você pode ver o carro de Mika Häkkinen nas fotos mostradas aqui. Pelo menos um dos outros três exemplos tem uma asa de teto de aparência bastante estranha. O carro de Häkkinen é muito, muito vermelho por dentro. Havia também um volante revestido em Alcantara. 

Mercedes A 38 AMG

O A 38 AMG, que também era conhecido como A 190 Twin, foi apresentado na festa de fim de temporada do automobilismo no Museu da Mercedes-Benz em Stuttgart-Untertürkheim, em 13 de novembro de 1999. Um para Häkkinen, um para Coulthard e dois que não se sabe o que aconteceu com eles. 

A HWA apresentou uma versão ainda mais radical do primeiro Classe A em 2001 com o A 32 Kompressor, uma versão única a pedido de um cliente. A princípio, todo o trem de força do então SLK 32 AMG foi transplantado para o compacto, incluindo a transmissão automática de 5 velocidades e a tração traseira.

Os assentos e o painel de instrumentos tiveram que ser recuados para permitir que o motor de seis cilindros e 354 cv fosse colocado na dianteira. Dizia-se que o tempo de 0 a 100 km/h era de 5 segundos, com uma velocidade máxima de 230 km/h.  

Um bom quarto de século depois, o Classe A mais potente tem 421 cv. Lembre-se, isso veio de apenas um motor 2.0 turbo. É claro que o Mercedes-AMG A 45 S não é mais estritamente limitado. No Brasil, é possível tê-lo por R$ 593.900.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com