Não é de hoje que se fala sobre o destino da ex-fábrica da Ford em Camaçari (BA). A importante planta deixou de operar em janeiro de 2021, quando a empresa norte-americana deixou de produzir no Brasil e se tornou importadora, e seu destino sempre foi uma dúvida. Essa novela está em seus episódios finais.
A Ford entregou a planta para o governo da Bahia. Com isso, a BYD pode assumir a operação do local, que já não possuem mais maquinários da Ford, assim que a receber das mãos do governo. Com isso, uma nova era da indústria brasileira pode estar começando com a chegada das chinesas BYD e GWM como montadoras no Brasil.
O anúncio oficial acontece na próxima semana, mas a BYD já confirmou que produzirá, a partir de 2025, o SUV híbrido Song Plus e o hatch elétrico Dolphin na sua fábrica na Bahia. A GWM, sua grande concorrente, já está em fase avançada de preparação de produção em Iracemápolis (SP), a planta que já foi da Mercedes-Benz. Esta inicia a operação no dia 01 de maio de 2024, segundo a promessa dos executivos, com um SUV e picape híbridos, e há a possibilidade do Ora 03 também ser nacional em um segundo momento.
Os livros de história terão esse novo capítulo em breve. Será mais uma fase da indústria brasileira, depois do surgimento nos anos 1950 e 1960, a segunda fase no final dos anos 1990, com Peugeot, Citroën, Honda e outras, e a fase nos anos 2010, com BMW e Land Rover. Que isso faça as tradicionais acelerarem seus planos para o nosso país.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motor1.com Podcast #272: Você terá um carro eletrificado!
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Motor1.com Podcast #271: Como não errar na hora de comprar um carro?
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Motor1.com Podcast #270: Quanto vai custar o VW Golf GTI em 2025?
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Motor1.com Podcast #269: Vice-Presidente da GM fala sobre ESG e lançamentos