A eletrificação tem um papel vital para a indústria automotiva como forma de atingir as metas de descarbonização. Existem diversas maneiras de eletrificar os carros e com caminhos bem diferentes. A Toyota desenvolveu  quatro principais tecnologias: o híbrido, híbrido plug-in, 100% elétrico e os modelos com célula combustível.

Toyota Corola Hybrid vs. Prius

Toyota Corola Hybrid e Prius Hybrid

A fabricante foi pioneira na eletrificação no Brasil, com o lançamento do Prius em 2013, e segue investindo com seus carros equipados com o sistema híbrido flex, presente no sedã médio Corolla e no SUV médio Corolla Cross.

Toyota Corolla Cross Hybrid Flex

Toyota Corolla Cross Hybrid Flex

Na visão da Toyota, cada mercado adotará tipos de tecnologias de eletrificação distintos, que consigam atender não somente as necessidades ambientais e dos clientes, mas que também sejam acessíveis para a maioria das pessoas. A Toyota está pronta para oferecer todas as tecnologias, porém acredita que o sistema híbrido flex é o mais adequado para o mercado nacional.

O etanol é uma solução que já está pronta para o Brasil, presente em todos os postos de combustível pelo país, o que o torna bem prático e acessível. Com o sistema híbrido flex da Toyota, o biocombustível transforma modelos como o Corolla Hybrid em uma opção bem mais próxima do público do que um carro elétrico, principalmente por ser produzido no Brasil desde 2019.

Toyota Corolla Cross Hybrid Flex

Toyota Corolla Cross Hybrid Flex

A chegada do Corolla Cross apenas ampliou a oferta da tecnologia, que incentivará a economia no período de transição para uma futura agenda neutra em carbono. Como a queima do etanol emite até 70% menos gases poluentes do que a gasolina, e o CO2 gerado é neutralizado durante todo o ciclo de plantio e colheita da cana de açúcar, é um combustível limpo e que ajudará a reduzir as emissões no Brasil.

É uma forma rápida e prática para iniciar a descarbonização no país, sem a necessidade de investir em infraestrutura de recarga. A Toyota já oferece o Corolla e o Corolla Cross com o sistema híbrido flex, além possuir em seu portfólio mais 8 modelos híbridos movidos a gasolina, incluindo os carros da Lexus.

Toyota Corolla Cross Hybrid Flex

Toyota Corolla Cross Hybrid Flex

Para a fabricante, o carbono é o inimigo, não o motor a combustão. Existem diversas rotas para reduzir as emissões de CO2 e a Toyota investe no desenvolvimento de quatro delas, oferencendo modelos diferentes em diversos mercados. Temos os conhecidos híbridos como Prius, Corolla e Corolla Cross; carros híbridos plug-in como o RAV4 Prime e a nova geração do Prius; modelos totalmente elétricos como o bZ3 e o bZ4X; e veículo com célula de combustível, que é o caso do sedã Mirai.

toyota-mirai

Toyota Mirai no Brasil

Tudo está alinhado com o compromisso da Toyota de apoiar a neutralidade de carbono de toda a sociedade e, com tantas tecnologias sendo utilizadas e desenvolvidas, a fabricante está pronta para atender qualquer mudança nas necessidades dos clientes globalmente.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com