A eletrificação entrou de vez entre as prioridades das montadoras. Um processo nada barato de desenvolvimento e produção, mas que se torna quase uma obrigação para atender diversas necessidades e cobranças da sociedade. Uma forma de isso acontecer e se acelerar é a união entre as empresas, como já vemos os resultados.
A Ford apresentou essa semana o Explorer EV. O SUV elétrico é o primeiro produto da marca que será feito sobre a plataforma MEB, da parceria com a Volkswagen. Ainda sem muitos detalhes sobre ele, mas é o porte do ID.4 e podem dividir o conjunto de motores e baterias, apesar de um design próprio. Como exemplo de custos, é para ser mais barato que o Mustang Mach-E.
E esse é só o primeiro produto dessa parceria. Há ainda outros exemplos, como a Honda usando a plataforma Ultium, da General Motors, para criar seus próximos modelos elétricos. A Stellantis também ganhou bastante velocidades em diversas marcas ao se aproveitar do que a PSA já tinha desenvolvido dentro do seu portfólio em eletrificação. Até mesmo a Tesla e a chinesa BYD já estão em uma conversa sobre baterias.
O mais importante é que todo esse processo de eletrificação não será algo passageiro. Diferente de outras tentativas na história, agora temos a tecnologia e essas parcerias como uma garantia de que ainda teremos mais novidades nesse setor e alguma forma de reduzir os custos e aumentar as possibilidades de crescimento em volume e acessibilidade.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motor1.com Podcast #273: Saia da rua, vá para um track day!
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Motor1.com Podcast #272: Você terá um carro eletrificado!
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Motor1.com Podcast #271: Como não errar na hora de comprar um carro?
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Motor1.com Podcast #270: Quanto vai custar o VW Golf GTI em 2025?