Nesta semana, a Ford confirmou que o Fiesta deixará de ser produzido no próximo ano. Abrirá espaço na sua fábrica, na Alemanha, para mais SUVs 100% elétricos, a nova preferência da marca globalmente. O Fiesta foi um dos produtos globais de maior sucesso da Ford, inclusive com uma boa passagem pelo Brasil.
O Fiesta saiu de linha no Brasil em 2019, depois do fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Na Europa, sua história começa em 1976 e segue com sete gerações - por aqui, tivemos da terceira até a sexta, com fases importado e nacionais. Dele, nasceram produtos como a picape Courier e o SUV EcoSport, o primeiro compacto e que marcou o segmento.
No mundo, foram 47 anos de história. O Fiesta se despede em junho de 2023 e deverá passar das 18 milhões de unidades produzidas ao redor do mundo nesses anos. No mercado, o SUV Puma em uma versão 100% elétrica será seu substituto. É mais um hatch que deixa o mundo pelos SUVs eletrificados.
Esperado pelos compradores dos SUVs compactos, a Honda apresentou o novo HR-V com o motor 1.5 turbo. Agora flex, é a opção aos que acham o 1.5 aspirado pouco e estão dispostos a pagar uma boa quantia a mais por essa potência extra. Chama a atenção pelo pacote de equipamentos, mas já se aproxima bastante dos SUVs médios, apesar de menos equipados.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motor1.com Podcast #272: Você terá um carro eletrificado!
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Motor1.com Podcast #271: Como não errar na hora de comprar um carro?
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Motor1.com Podcast #270: Quanto vai custar o VW Golf GTI em 2025?
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Motor1.com Podcast #269: Vice-Presidente da GM fala sobre ESG e lançamentos