Sedãs compactos 1.0: veja o que oferece cada uma das 4 opções no Brasil
Preços variam de R$ 74.490 a R$ 88.520 nas versões de entrada
Os sedãs compactos com motores 1.0 fazem parte da história do brasileiro. Em diversas famílias, se tornou a primeira opção para acomodar bagagens maiores sem perder pontos como economia de combustível ou, até mesmo, um valor mais baixo para a compra. Mesmo assim, não sobraram muitas opções no nosso mercado.
Com a chegada do Fiat Cronos 1.0, substituindo o Grand Siena 1.0, a lista chega a 4 modelos disponíveis. Hyundai HB20S, Chevrolet Onix Plus e o veterano Volkswagen Voyage completam a lista. Veja o que oferece cada versão de entrada com o motor 1.0 aspirado e se vale a pena dar um passo acima para ter mais equipamentos ou motor, quando disponível.
Fiat Cronos 1.0 - R$ 74.490
- Motor e câmbio: 1.0, 3-cilindros; manual de 5 marchas
- Potência e torque: 71/75 cv; 10/10,7 kgfm
- Dimensões: 4.364 mm (C); 1.726 mm (L); 1.508 mm (A); 2.521 mm (E)
- Porta-malas: 525 litros
A linha 2023 do sedã Cronos estreou a configuração com o motor 1.0 Firefly aspirado. Substitui o Grand Siena, aposentado em 2021, e aparece como um dos carros mais baratos no Brasil. Na lista de equipamentos, direção elétrica com regulagem de altura, banco do motorista com regulagem de altura, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, computador de bordo, rodas de 15" com calotas e alarme entre os destaques.
Você pode optar pelo Cronos Drive 1.0, por R$ 78.190, que adiciona sistema multimídia, vidros traseiros elétricos e outros equipamentos menores, ou o Drive 1.3 por R$ 83.890, que adiciona o motor maior com maior potência. No porta-malas, 525 litros, um dos maiores da lista, além de bom espaço interno.
Chevrolet Onix Plus LT 1.0 - R$ 84.590
- Motor e câmbio: 1.0, 3-cilindros; manual de 6 marchas
- Potência e torque: 78/82 cv; 9,6/10,6 kgfm
- Dimensões: 4.474 mm (C); 1.730 mm (L); 1.474 mm (A); 2.600 mm (E)
- Porta-malas: 469 litros
Um salto de mais de R$ 10 mil te levam ao Onix Plus LT 1.0. Comparado ao Cronos, é maior e mais equipado. O sedã derivado do Onix oferece 6 airbags, controles de tração e estabilidade, câmbio com 6 marchas, sistema MyLink com tela de 8" com Apple CarPlay, vidros elétricos na dianteira e a traseira, direção elétrica com ajuste de altura e ar-condicionado entre os destaques.
Quer Bluetooth e Android Auto? São R$ 85.980. O LT recebe opcionais também como acendimento automático dos faróis, câmera de ré, chave presencial e rodas de 15" em liga-leve por R$ 86.590. O LT Turbo, com motor de 116 cv, custa R$ 93.100 com pacote bem parecido com o LT básico aspirado, uma diferença considerável na compra.
Hyundai HB20S Comfort 1.0 - R$ 85.890
- Motor e câmbio: 1.0, 3-cilindros; manual de 5 marchas
- Potência e torque: 75/80 cv; 9,4/10,2 kgfm
- Dimensões: 4.325 mm (C); 1.720 mm (L); 1.470 mm (A); 2.530 mm (E)
- Porta-malas: 475 litros
Recentemente reestilizado, o HB20S manteve suas versões com o motor aspirado. O HB20S Comfort tem um pacote que inclui 6 airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, direção elétrica, ar-condicionado, sistema multimídia com tela de 8" com espelhamento de smartphones sem fio, vidros dianteiros e traseiros elétricos e mais.
A versão Limited 1.0, de R$ 91.390, adiciona as rodas de liga-leve de 15", câmera de ré, acendimento automático dos faróis e outros itens. Para subir a motorização, diferente do HB20, o sedã não oferece o motor 1.0 turbo com câmbio manual, apenas com o automático de 6 marchas por iniciais R$ 105.290.
VW Voyage 1.0 - R$ 88.520
- Motor e câmbio: 1.0, 3-cilindros; manual de 5 marchas
- Potência e torque: 77/84 cv; 9,7/10,4 kgfm
- Dimensões: 4.213 mm (C); 1.656 mm (L); 1.463 mm (A); 2.467 mm (E)
- Porta-malas: 462 litros
O mais caro da lista é um veterano perto da aposentadoria. O VW Voyage 1.0 é a única versão do catálogo com um pacote bem enxuto de equipamentos. Direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura e computador de bordo são os poucos destaques.
O Voyage 1.0 pode receber opcionais como rodas de aço de 15" (de série são 14"), sistema multimídia com espelhamento e outros itens. Completo, com rodas de liga-leve de 15", chega aos R$ 96.810, mas sabemos que esse carro é algo inexistente, já que boa parte de suas vendas são para frotas e em pacote básico.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Qual o consumo dos carros 1.0 aspirados, segundo o Inmetro
Latin NCAP testa Ford Ranger e VW Amarok; confira notas
BYD Shark: com quais picapes médias topo de linha ela irá competir?
Anfavea projeta produção de 2,8 milhões em 2025, mas teme importações
Os 10 carros automáticos mais baratos do Brasil
Governo de SP prova que não está nem aí para carros elétricos
Citroën Basalt Feel 1.0: veja detalhes da versão básica e com quem concorre