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Lista: Os 10 carros mais econômicos do Brasil em 2022 sem eletrificação

Com o combustível cada vez mais caro, estes são os carros que vão te ajudar a fugir do posto, segundo o Inmetro

Renault Kwid Intense 2023

Lista atualizada em 23/11/2022: Apesar do Volkswagen Virtus com o motor 1.0 TSI de 116 cv ter aparecido na primeira versão da lista, o sedã foi retirado, indicando que chegará somente em 2023. Com isso, o Polo 1.0 MPI entrou no ranking, na 10ª posição.

O ano de 2022 está sendo bem diferente. Para começar, a nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) entrou em vigor no dia 1º de janeiro, tirando vários motores de linha por não se adequarem às regras. Outros propulsores tiveram que ser recalibrados para atender as normas. E isto mexeu bastante na lista dos carros mais econômicos do Brasil, a ponto de termos um novo líder.

O Inmetro divulgou uma atualização para a tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) para 2022, com algumas mudanças. Então aproveitamos para atualizar a nossa lista dos 10 carros mais econômicos do Brasil, com motores a combustão puros – ou seja, sem qualquer tipo de eletrificação.

Confira os 10 carros mais econômicos do Brasil em 2022:

  1. Renault Kwid
  2. Peugeot 208 1.0
  3. Hyundai HB20S 1.0 Turbo
  4. Chevrolet Onix Plus 1.0 
  5. Volkswagen Polo 170TSI
  6. Chevrolet Onix 1.0
  7. Fiat Argo 1.0
  8. Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo
  9. Hyundai HB20S 1.0
  10. Volkswagen Polo 1.0 MPI

Critério do Inmetro

O critério para o ranking é o mesmo do Inmetro, baseado no consumo energético medido em megajoules por quilômetro (MJ/km). Isto evita confusões, pois um carro pode ser mais econômico na estrada, mas menos na cidade, além da diferença causada por usar etanol ou gasolina. O MJ/km acaba funcionando como uma média que considera os dois combustíveis.

Outra restrição que sempre utilizamos nesta lista é que um carro só pode aparecer mais de uma vez no ranking ao trocar a motorização. Com apenas 10 posições, seria complicado ter três ou quatro colocações ocupadas pelo mesmo carro. Abaixo detalhamos as 10 primeiras posições com as informações detalhadas do consumo.

Por fim, retiramos qualquer versão que não esteja mais disponível para venda, como é o caso do Fiat Mobi na versão Easy, que tinha um consumo de 1,44 MJ/km, o que o colocaria no ranking.

1º - Renault Kwid - 1,36 MJ/km

Renault Kwid Outsider 2023

Há um bom tempo que não tínhamos um subcompacto como o carro mais econômico do Brasil. A mudança feita no Renault Kwid durante a reestilização ajudou bastante o pequeno, recebendo novo sensor de fase, uma nova central eletrônica, além de adotar um start-stop e um alternador pilotado, que faz a recarga da bateria nas frenagens. É o suficiente para fazer até 15,7 km/litro nas medições do Inmetro em todas as versões.

       Modelo

                    Etanol                  Gasolina Consumo
Energético
(MJ/km)
CO2
(g/km)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Renault Kwid 10,8 km/litro 11,0 km/litro 15,3 km/litro 15,7 km/litro 1,36 MJ/km 84 g/km

2º - Peugeot 208 1.0 - 1,37 MJ/km

Peugeot 208 1.0 Style 2023

Lançado em maio, o Peugeot 208 com o motor 1.0 Firefly do Fiat Argo virou uma boa alternativa não só por seu preço e pacote de equipamentos, mas também pelo rendimento, superando o hatch da Fiat no ranking. De quebra, virou o mais econômico dos hatchbacks compactos, posição que até agora era do Chevrolet Onix.

       Modelo

                 Etanol                 Gasolina Consumo
Energético
(MJ/km)
CO2
(g/km)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Peugeot 208 Like 1.0 MT5 10,4 km/litro 11,3 km/litro 14,7 km/litro 16,3 km/litro 1,37 MJ/km 85 g/km

3º - Hyundai HB20S 1.0 Turbo - 1,37 MJ/km

Hyundai HB20S Evolution Pack 1.0T 2021

O Hyundai HB20S já aparecia em uma boa posição no ranking, mas agora sobe para a 3ª colocação por conta das mudanças no motor feitas para atender o Proconve L7. Com o 1.0 turbo e transmissão manual de 6 marchas, o sedã compacto consegue fazer até 16,9 km/litro.

       Modelo

               Etanol              Gasolina Consumo
Energético
(MJ/km)
CO2
(g/km)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Hyundai HB20S Platinum 1.0T MT6 10,1 km/litro 11,9 km/litro 14,3 km/litro 16,9 km/litro 1,37 MJ/km 85 g/km

4º - Chevrolet Onix Plus 1.0 - 1,38 MJ/km

Comparativo - Chevrolet Onix Plus vs. Hyundai HB20S

Mesmo com o motor recalibrado para atender o Proconve L7, o Chevrolet Onix Plus com o 1.0 aspirado acabou perdendo no rendimento energético, que era de 1,34 MJ/km antes das mudanças. Foi o suficiente para, não só perder a liderança, como sair completamente do pódio. Ainda assim, tem o melhor rendimento na estrada com gasolina, chegando a 17,6 km/litro.

       Modelo

               Etanol                Gasolina Consumo
Energético
(MJ/km)
CO2
(g/km)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Chevrolet Onix Plus LT 1.0 MT6 9,6 km/litro 12,5 km/litro 13,8 km/litro 17,6 km/litro 1,41 MJ/km 86 g/km

5º - Volkswagen Polo 170TSI - 1,42 MJ/km

Volkswagen Polo 2023

Depois de ter vazado na primeira tabela 2022 do Inmetro, o Volkswagen Polo 2023 reestilizado fez a sua estreia, trazendo uma mudança no motor. O 1.0 TSI tem uma nova calibração, reduzindo a potência de 128 cv para 116 cv, enquanto o torque foi de 20,4 kgfm para 16,8 kgfm. A meta da VW era ser o mais econômico do segmento e quase conseguiu, se não fosse pelo desempenho do 208 1.0 - mas, ao menos, é o melhor entre os 1.0 turbo.

       Modelo

               Etanol                Gasolina Consumo
Energético
(MJ/km)
CO2
(g/km)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Volkswagen Polo 170TSI MT5 9,6 km/litro 12,6 km/litro 13,8 km/litro 16,5 km/litro 1,42 MJ/km 88 g/km

6º - Chevrolet Onix 1.0 - 1,42 MJ/km

Chevrolet Onix LT 1.0 2020 (teste de consumo)

O caso do Onix hatch é o mesmo do sedã. Era o terceiro carro mais econômico do Brasil antes do motor 1.0 aspirado ser recalibrado e tinha um consumo energético de 1,40 MJ/km. Recuou um pouco menos na tabela e não perdeu tanto assim em desempenho em comparação ao Onix Plus. Só que agora ficou atrás do 208 1.0 e do Polo 1.0 turbo.

       Modelo

                        Etanol                      Gasolina Consumo
Energético
(MJ/km)
CO2
(g/km)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Chevrolet Onix LT 1.0 MT6 9,5 km/litro 12,0 km/litro 13,8 km/litro 16,6 km/litro 1,42 MJ/km 88 g/km

7º - Fiat Argo 1.0 - 1,43 MJ/km

Comparativo: Fiat Argo 1.0 vs. Hyundai HB20 Sense

Ao contrário dos carros da Chevrolet, a Fiat se deu bem com as mudanças do Proconve L7, deixando o 1.0 Firefly mais econômico. Embora o Peugeot 208 tenha se saído melhor com esta motorização, o Argo ainda teve um bom resultado. Antes tinha um consumo energético de 1,47 MJ/km, agora é de 1,43 MJ/km.

       Modelo

                        Etanol                      Gasolina Consumo
Energético
(MJ/km)
CO2
(g/km)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Fiat Argo 1.0 Drive MT5 9,8 km/litro 11,0 km/litro 14,1 km/litro 15,8 km/litro 1,43 MJ/km 88 g/km

8º - Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo - 1,44 MJ/km

Chevrolet Onix Plus Midnight

A mesma situação do 1.0 aspirado da GM afetou o 1.0 turbo que está sob o capô do Chevrolet Onix Plus. Os testes do Inmetro mostram que o consumo aumentou um pouco, coisa de até 0,4 km/litro em algumas situações. Só que isso já puxou a média de MJ/km para 1,44, empurrando o sedã para o trecho final do ranking.

       Modelo

                        Etanol                      Gasolina Consumo
Energético
(MJ/km)
CO2
(g/km)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Chevrolet Onix Plus 1.0T MT6 9,3 km/litro 11,8 km/litro 13,4 km/litro 16,9 km/litro 1,44 MJ/km 89 g/km

9º - Hyundai HB20S 1.0 - 1,46 MJ/km

Dirigindo o HB20S 2020

A Hyundai conseguiu colocar o HB20S duas vezes no ranking dos carros mais econômicos do Brasil, que aparece de novo, mas agora com o 1.0 aspirado das versões Vision e Evolution. A medição do PBE 2022 mostra médias diferentes ante o ano passado, mas nada que chegue a reduzir o consumo energético de 1,46 MJ/km. Acabou caindo da 6ª para a 10ª posição por conta da melhora do rendimento do Argo 1.0 e chegada do Peugeot 208 1.0, e Polo 170 TSI.

       Modelo

                        Etanol                      Gasolina Consumo
Energético
(MJ/km)
CO2
(g/km)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Hyundai HB20S 1.0 MT5 10,0 km/litro 10,6 km/litro 13,7 km/litro 15,2 km/litro 1,46 MJ/km 91 g/km

10º - Volkswagen Polo 1.0 MPI - 1,47 MJ/km

Comparação: VW Polo MPI vs. VW Gol MPI

Agora que o Gol está dando adeus ao mercado brasileiro, o Volkswagen Polo 1.0 MPI será a opção mais barata da marca, pelo menos até que o inédito Polo Track seja lançado. Não é tão eficiente quanto o 1.0 turbo, mas também não faz feio. Segundo o Inmetro, pode registrar 15,5 km/litro na estrada, usando gasolina no tanque de combustível.

       Modelo

                        Etanol                      Gasolina Consumo
Energético
(MJ/km)
CO2
(g/km)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Cidade
(km/litro)
Estrada
(km/litro)
Volkswagen Polo 1.0 MPI MT5 9,5 km/litro 10,9 km/litro 13,8 km/litro 15,5 km/litro 1,47 MJ/km 91 g/km
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