Lista atualizada em 23/11/2022: Apesar do Volkswagen Virtus com o motor 1.0 TSI de 116 cv ter aparecido na primeira versão da lista, o sedã foi retirado, indicando que chegará somente em 2023. Com isso, o Polo 1.0 MPI entrou no ranking, na 10ª posição.
O ano de 2022 está sendo bem diferente. Para começar, a nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) entrou em vigor no dia 1º de janeiro, tirando vários motores de linha por não se adequarem às regras. Outros propulsores tiveram que ser recalibrados para atender as normas. E isto mexeu bastante na lista dos carros mais econômicos do Brasil, a ponto de termos um novo líder.
O Inmetro divulgou uma atualização para a tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) para 2022, com algumas mudanças. Então aproveitamos para atualizar a nossa lista dos 10 carros mais econômicos do Brasil, com motores a combustão puros – ou seja, sem qualquer tipo de eletrificação.
O critério para o ranking é o mesmo do Inmetro, baseado no consumo energético medido em megajoules por quilômetro (MJ/km). Isto evita confusões, pois um carro pode ser mais econômico na estrada, mas menos na cidade, além da diferença causada por usar etanol ou gasolina. O MJ/km acaba funcionando como uma média que considera os dois combustíveis.
Outra restrição que sempre utilizamos nesta lista é que um carro só pode aparecer mais de uma vez no ranking ao trocar a motorização. Com apenas 10 posições, seria complicado ter três ou quatro colocações ocupadas pelo mesmo carro. Abaixo detalhamos as 10 primeiras posições com as informações detalhadas do consumo.
Por fim, retiramos qualquer versão que não esteja mais disponível para venda, como é o caso do Fiat Mobi na versão Easy, que tinha um consumo de 1,44 MJ/km, o que o colocaria no ranking.
Há um bom tempo que não tínhamos um subcompacto como o carro mais econômico do Brasil. A mudança feita no Renault Kwid durante a reestilização ajudou bastante o pequeno, recebendo novo sensor de fase, uma nova central eletrônica, além de adotar um start-stop e um alternador pilotado, que faz a recarga da bateria nas frenagens. É o suficiente para fazer até 15,7 km/litro nas medições do Inmetro em todas as versões.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO2 (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Renault Kwid | 10,8 km/litro | 11,0 km/litro | 15,3 km/litro | 15,7 km/litro | 1,36 MJ/km | 84 g/km |
Lançado em maio, o Peugeot 208 com o motor 1.0 Firefly do Fiat Argo virou uma boa alternativa não só por seu preço e pacote de equipamentos, mas também pelo rendimento, superando o hatch da Fiat no ranking. De quebra, virou o mais econômico dos hatchbacks compactos, posição que até agora era do Chevrolet Onix.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO2 (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Peugeot 208 Like 1.0 MT5 | 10,4 km/litro | 11,3 km/litro | 14,7 km/litro | 16,3 km/litro | 1,37 MJ/km | 85 g/km |
O Hyundai HB20S já aparecia em uma boa posição no ranking, mas agora sobe para a 3ª colocação por conta das mudanças no motor feitas para atender o Proconve L7. Com o 1.0 turbo e transmissão manual de 6 marchas, o sedã compacto consegue fazer até 16,9 km/litro.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO2 (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Hyundai HB20S Platinum 1.0T MT6 | 10,1 km/litro | 11,9 km/litro | 14,3 km/litro | 16,9 km/litro | 1,37 MJ/km | 85 g/km |
Mesmo com o motor recalibrado para atender o Proconve L7, o Chevrolet Onix Plus com o 1.0 aspirado acabou perdendo no rendimento energético, que era de 1,34 MJ/km antes das mudanças. Foi o suficiente para, não só perder a liderança, como sair completamente do pódio. Ainda assim, tem o melhor rendimento na estrada com gasolina, chegando a 17,6 km/litro.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO2 (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Chevrolet Onix Plus LT 1.0 MT6 | 9,6 km/litro | 12,5 km/litro | 13,8 km/litro | 17,6 km/litro | 1,41 MJ/km | 86 g/km |
Depois de ter vazado na primeira tabela 2022 do Inmetro, o Volkswagen Polo 2023 reestilizado fez a sua estreia, trazendo uma mudança no motor. O 1.0 TSI tem uma nova calibração, reduzindo a potência de 128 cv para 116 cv, enquanto o torque foi de 20,4 kgfm para 16,8 kgfm. A meta da VW era ser o mais econômico do segmento e quase conseguiu, se não fosse pelo desempenho do 208 1.0 - mas, ao menos, é o melhor entre os 1.0 turbo.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO2 (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Volkswagen Polo 170TSI MT5 | 9,6 km/litro | 12,6 km/litro | 13,8 km/litro | 16,5 km/litro | 1,42 MJ/km | 88 g/km |
O caso do Onix hatch é o mesmo do sedã. Era o terceiro carro mais econômico do Brasil antes do motor 1.0 aspirado ser recalibrado e tinha um consumo energético de 1,40 MJ/km. Recuou um pouco menos na tabela e não perdeu tanto assim em desempenho em comparação ao Onix Plus. Só que agora ficou atrás do 208 1.0 e do Polo 1.0 turbo.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO2 (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Chevrolet Onix LT 1.0 MT6 | 9,5 km/litro | 12,0 km/litro | 13,8 km/litro | 16,6 km/litro | 1,42 MJ/km | 88 g/km |
Ao contrário dos carros da Chevrolet, a Fiat se deu bem com as mudanças do Proconve L7, deixando o 1.0 Firefly mais econômico. Embora o Peugeot 208 tenha se saído melhor com esta motorização, o Argo ainda teve um bom resultado. Antes tinha um consumo energético de 1,47 MJ/km, agora é de 1,43 MJ/km.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO2 (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Fiat Argo 1.0 Drive MT5 | 9,8 km/litro | 11,0 km/litro | 14,1 km/litro | 15,8 km/litro | 1,43 MJ/km | 88 g/km |
A mesma situação do 1.0 aspirado da GM afetou o 1.0 turbo que está sob o capô do Chevrolet Onix Plus. Os testes do Inmetro mostram que o consumo aumentou um pouco, coisa de até 0,4 km/litro em algumas situações. Só que isso já puxou a média de MJ/km para 1,44, empurrando o sedã para o trecho final do ranking.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO2 (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Chevrolet Onix Plus 1.0T MT6 | 9,3 km/litro | 11,8 km/litro | 13,4 km/litro | 16,9 km/litro | 1,44 MJ/km | 89 g/km |
A Hyundai conseguiu colocar o HB20S duas vezes no ranking dos carros mais econômicos do Brasil, que aparece de novo, mas agora com o 1.0 aspirado das versões Vision e Evolution. A medição do PBE 2022 mostra médias diferentes ante o ano passado, mas nada que chegue a reduzir o consumo energético de 1,46 MJ/km. Acabou caindo da 6ª para a 10ª posição por conta da melhora do rendimento do Argo 1.0 e chegada do Peugeot 208 1.0, e Polo 170 TSI.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO2 (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Hyundai HB20S 1.0 MT5 | 10,0 km/litro | 10,6 km/litro | 13,7 km/litro | 15,2 km/litro | 1,46 MJ/km | 91 g/km |
Agora que o Gol está dando adeus ao mercado brasileiro, o Volkswagen Polo 1.0 MPI será a opção mais barata da marca, pelo menos até que o inédito Polo Track seja lançado. Não é tão eficiente quanto o 1.0 turbo, mas também não faz feio. Segundo o Inmetro, pode registrar 15,5 km/litro na estrada, usando gasolina no tanque de combustível.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO2 (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Volkswagen Polo 1.0 MPI MT5 | 9,5 km/litro | 10,9 km/litro | 13,8 km/litro | 15,5 km/litro | 1,47 MJ/km | 91 g/km |
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