page ad skin

Motor1.com Podcast #165: Civic, Sentra, Jetta e os novos sedãs médios

Segmento será de nicho no futuro? Culpa de quem? Dos SUVs médios?

Motor1.com Podcast #165

Por décadas, os sedãs foram símbolo de status e de bons carros familiares. Os médios então ganharam força com Honda Civic e Toyota Corolla no final dos anos 1990 e começo dos anos 2000, principalmente após o inicio da sua produção local. Ainda podemos citar Chevrolet Cruze e Vectra, Volkswagen Jetta em três gerações, Nissan Sentra e outros modelos como referência.

Mas sabemos que os SUVs deram uma boa apagada neste segmento. Os SUVs compactos até começaram a fazer isso, mas uma parcelas dos clientes não tinham interesse em "se rebaixar" de segmento, saindo de um carro médio para um compacto. O jogo ficou diferemte com a chegada dos SUVs médios, principalmente Jeep Compass e seus concorrentes diretos, VW Taos e Toyota Corolla Cross.

 

Ouça nosso Podcast gratuitamente nas plataformas

Os sedãs médios não caminham para um fim, mas para uma tendência de se tornar um segmento de nicho. Entre as marcas premium, vemos por exemplo o BMW Série 3 convivendo com X1 e X3, Mercedes-Benz Classe C com os SUVs GLA e GLC, Audi A4 com Q3 e Q5 e diversos outros exemplos. Nas marcas generalistas, já observamos uma estratégia de subida de patamar.

O Honda Civic voltará ao Brasil no segundo semestre como importado e em versão híbrida. Nissan Sentra chegará importado do México e apostará nos clientes carentes do Civic, mas ainda assim crescendo e se refinando na comparação com o anterior. O VW Jetta GLi, esportivo, será reestilizado nos próximos meses no Brasil para um cliente que busca esse perfil. Até o Toyota Corolla terá uma reestilização já confirmada para o país em 2023 e deve se refinar em diversos aspectos tecnológicos, mesmo convivendo bem com o SUV Corolla Cross. Entenda essa discussão nesta edição do Podcast Motor1.com.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com