Não é de hoje que a Fiat conhece o mercado de picapes compactas no Brasil. Foi ela que, em 1978 com a 147 Pick-up, inaugurou o segmento. O sucesso se manteve com a Fiorino, baseada no Uno, e só cresceu desde o lançamento da Strada em 1998. Com a nova geração apresentada em 2020, a picape tinha tudo para conquistar ainda mais o público, e de fato conseguiu.

Desde abril de 2021, a Fiat Strada é o veículo mais vendido do Brasil, independente da categoria. Até novembro, acumulou exatas 100.049 unidades e foi acompanhada no pódio entre os mais emplacados pelo Fiat Argo (80.135). Então a marca soube descobrir qual era necessidade do público que queria a versatilidade da picape, mas sem sacrificar a comodidade de um veículo de passeio. Por fazer exatamente os dois que a Strada lidera.

Fiat Strada Ranch 1.3 CVT 2022

O segredo do sucesso

A história das picapes compactas sempre se misturou muito com o trabalho. Porém, para dominar o mercado nacional, apenas a capacidade não bastava. Por conta disso, a nova geração da Fiat Strada precisou evoluir e crescer em todas as dimensões, literalmente. E essa diferença você pode ver na comparação com o modelo anterior:

Medidas

Nova Strada Volcano Cabine Dupla

Strada Freedom Cabine Dupla

Comprimento

4.480 mm

4.438 mm

Largura

1.732 mm

1.664 mm

Altura

1.595 mm

1.580 mm

Entre-eixos

2.737 mm

2.718 mm

Fiat Strada Ranch 1.3 CVT 2022


Como você pode ver, a nova Fiat Strada cresceu principalmente em largura e entre-eixos, as medidas mais relevantes para os passageiros. Com a nova geração, a picape pôde trazer a Cabine Plus, com uma das maiores capacidades do mercado. Nela pode-se levar até 720 kg ou 1.354 litros de carga na caçamba.

Mesmo que voltada mais para oferecer o máximo de potencial para o trabalho, a Strada Cabine Plus não deixa motorista e passageiro em segundo plano, trazendo ainda mais 150 litros de capacidade atrás dos bancos para acomodar objetos pessoais e pequenas compras. Mesmo na versão mais acessível da picape da Fiat, a Endurance 1.4, o comprador já recebe de fábrica itens importantes, como direção assistida, ar-condicionado, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, direção com ajuste de altura, computador de bordo, luzes diurnas de LED, protetor de caçamba, iluminação de caçamba, porta-escada e rodas de 15 polegadas.

Grade dianteira da Fiat Strada Ranch 1.3 CVT 2022

Nesta configuração, a Nova Fiat Strada é equipada com o robusto e comprovado motor 1.4 FireEVO. Ele é capaz de entregar até 88 cv de potência e 12,5 kgfm de torque máximo quando abastecido com etanol. Acompanhado pelo câmbio manual de 5 marchas, é a escolha ideal para pegar no batente.

Para quem quiser ainda mais comodidade, a Nova Fiat Strada oferece a versão Freedom 1.3 Cabine Plus. Nela, tem-se a mesma capacidade com o acréscimo de direção com assistência elétrica, banco do motorista com ajuste de altura, acionamento elétrico de vidros, retrovisores e travas, faróis de neblina, sistema de som, rodas de liga leve de 15”, sensor de pressão dos pneus e computador de bordo completo com tela de LCD de 3,5”.

Motor 1.3 da Fiat Strada Ranch 1.3 CVT 2022

A partir da Nova Fiat Strada Freedom 1.3 Cabine Plus, você já leva para casa o moderno propulsor 1.3 Firefly. Com ele, a entrega de potência sobe a 107 cv e o torque chega a 13,7 kgfm quando abastecido com etanol. O câmbio também pode ser mecânico de 5 velocidades.

Mais espaço e tecnologia com a Nova Fiat Strada Cabine Dupla para ir além

No entanto, a Strada começou mesmo a conquistar novos públicos com as versões de cabine dupla reveladas já em 2009. Com a nova geração, a Nova Fiat Strada com a Cabine Dupla oferece a comodidade de um carro de passeio, com quatro portas que se abrem a 80º para facilitar o acesso dos passageiros do banco de trás. As novas - e maiores - medidas permitem que adultos de 1,80 m se acomodem com conforto.

Banco traseiro da Fiat Strada Ranch 1.3 CVT 2022

Isso não significa, porém, que quem optar pela cabine dupla precisará abrir mão da versatilidade da Nova Fiat Strada. Mesmo com o acréscimo de um verdadeiro banco traseiro e mais duas portas, a picape ainda é capaz de levar 650 kg e 844 litros de carga ou bagagens. Isso mostra que a líder de mercado não chegou lá apenas com a força do nome Fiat. Ela entendeu as necessidades e os anseios do público e entregou um veículo à altura. E o melhor: a cabine dupla está disponível já desde a versão Freedom 1.3.

Chegando na versão Volcano, sempre oferecida com cabine dupla, a Nova Fiat Strada já passa a oferecer itens de alta tecnologia para o motorista e os passageiros. São de série equipamentos como faróis de LED, bancos mesclando tecido e couro, central multimídia com tela de 7” sensível ao toque, conectividade via Android Auto e Apple Car Play sem fio, vidros elétricos traseiros, câmera de ré, sensor de estacionamento, volante revestido em couro, capota marítima e rack de teto.

Fiat Strada Volcano 1.3 2021 (Teste BR)

A Nova Fiat Strada Volcano 1.3 já te dá a liberdade de escolher tanto o tradicional câmbio manual quanto a principal novidade da linha 2022: o câmbio automático CVT. Com simulação de 7 velocidades, quem optar por esta transmissão levará ainda paddle shifters para fazer as trocas no modo manual. O câmbio CVT acrescenta ainda os modos de condução Automático, Manual ou Sport, alternando o comportamento da Strada conforme o gosto do condutor. Operando com uma variação virtualmente infinita de relações, o câmbio automático CVT da Nova Fiat Strada oferece mais economia e desempenho, além da comodidade extra.

Outra novidade da linha 2022 é a versão Ranch da Strada. Assim como acontece na Fiat Toro, ela atende a um público que almeja ainda mais requinte. A nova Fiat Strada Ranch traz tudo de melhor que a picape tem a oferecer. Sempre com cabine dupla e o câmbio CVT, a configuração acrescenta pneus de uso misto, elementos de apelo visual externos, bancos de couro e acabamentos internos em dois tons.

Ou seja, não importa se você ainda precisa de uma picape raíz para pegar no batente ou máximo que o segmento de compactos tem a oferecer. A Nova Fiat Strada tem a versatilidade, o conforto e a tecnologia para atender às mais diversas necessidades. Não é à toa que ela se tornou o veículo mais vendido do Brasil.

VÍDEO

#PUBLICIDADE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com