Sedãs compactos: Quanto custam e como são as versões mais baratas
Procura espaço sem gastar muito? Veja como é a versão de entrada dos 9 modelos vendidos no Brasil
Os sedãs seguem como boa opção para o público que busca espaço interno e bom porta-malas, principalmente famílias ou quem trabalha com transporte, por exemplo. O mercado brasileiro tem 9 opções entre os sedãs compactos, com preços que variam de R$ 78.290 a R$ 108.300 em suas versões de entrada.
Listamos esses 9 modelos em suas versões mais baratas e mostramos o que cada uma oferece ao seu comprador. Temos desde motorização 1.0 aspirada até motores maiores, 1.5, com transmissão automática CVT e diferentes níveis de equipamentos, a depender do modelo e sua estratégia de mercado.
Hyundai HB20S Vision 1.0: R$ 78.290
O sedã compacto mais barato que você pode comprar é o Hyundai HB20S. Em sua versão Vision 1.0, tem motor 1.0 aspirado de 3 cilindros, com 75/80 cv e 9,4/10,2 kgfm de torque, e um câmbio manual de 5 marchas. No porta-malas, espaço para 475 litros de capacidade. Já possui os controles de estabilidade e tração (com assistente de partida em rampas) e os 4 airbags como itens de série.
Em equipamentos, direção elétrica, ar-condicionado, 4 vidros elétricos, retrovisores elétricos, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, travas elétricas com chave canivete e sistema multimídia com tela de 8" e espelhamento via Apple CarPlay e Android Auto.
Chevrolet Onix Plus LT 1.0: R$ 80.690
Um pouco maior que o HB20S, o Chevrolet Onix Plus LT é outra opção de sedã compacto. Segue uma receita parecida, com o motor 1.0 aspirado de 78/82 cv e 9,6/10,6 kgfm de torque, mas com um câmbio manual de 6 marchas. Porém, o porta-malas tem 469 litros, mas compensa pelo melhor espaço interno principalmente no banco traseiro.
Em equipamentos, direção elétrica, ar-condicionado, computador de bordo, 4 vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, sistema multimídia com tela de 8" e espelhamento, controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas e 6 airbags.
VW Voyage 1.0: R$ 80.790
Perto de sua aposentadoria, o Voyage segue sendo oferecido pela Volkswagen. Na mesma faixa de preços de HB20S e Onix Plus, também usa um motor 1.0 aspirado de 75/84 cv e 9,7/10,4 kgfm com câmbio manual de 5 marchas. No porta-malas, capacidade para 462 litros, apesar de ser um dos menores sedãs em espaço interno.
Seu pacote de equipamentos também é mais enxuto. A direção é hidráulica, oferece ar-condicionado, apenas os vidros dianteiros elétricos, apenas 2 airbags e não tem os controles de tração e estabilidade, apenas 2 airbags e nenhum sistema de som no pacote básico. É um dos mais simples da lista.
Renault Logan Life 1.0: R$ 81.990
Outro veterano um pouco esquecido, o Renault Logan tem como vantagem um bom espaço interno, apesar da sua idade de projeto. No porta-malas, 510 litros de capacidade, um dos maiores da lista. O motor é o 1.0 aspirado, com 79/82 cv e 10,2/10,5 kgfm de torque com câmbio manual de 5 marchas.
Na versão Life, o Logan já tem como itens de série a direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, 4 airbags, travas elétricas, luzes diurnas em LEDs e vidros dianteiros elétricos. É um pacote bastante enxuto, mas o Logan é uma das opções favoritas por motoristas de aplicativos pelo espaço interno.
Fiat Cronos 1.3: R$ 82.490
Já "fugindo" dos 1.0 aspirados, o Fiat Cronos é um pouco mais caro que as opções anteriores, mas com o motor 1.3 aspirado de 101/109 cv e 13,7/14,2 kgfm (que deve ser recalibrado em breve pelas novas normas e reduzir a potência) com o câmbio manual de 5 marchas. No porta-malas, bons 525 litros de capacidade.
A lista de equipamentos dessa versão de entrada é bem simples também, com direção elétrica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas e preparação para som. Tem um bom espaço interno e terá a opção automática CVT ainda em 2022.
VW Virtus 1.6: R$ 93.290
Já acima dos R$ 90 mil, o VW Virtus já entra em uma faixa de preço e clientes mais exigentes. Daqui em diante, são modelos que são maiores e mais completos. No caso do Virtus, esta versão usa o motor 1.6 16v aspirado de 110/117 cv e 15.8/16,5 kgfm de torque com câmbio manual de 5 marchas. No porta-malas, 521 litros e um amplo espaço traseiro.
A lista de equipamentos também é mais completa. Ar-condicionado, direção elétricas, 4 airbags, controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas, sensores de estacionamento traseiros, computador de bordo, rodas de 15", vidros, retrovisores e travas elétricas. Multimídia? É opcional de R$ 1.970, apesar do preço do carro.
Nissan Versa Sense 1.6: R$ 93.890
Importado do México, o Nissan Versa já oferece uma boa lista mesmo na versão Sense. Seu motor é o 1.6 aspirado de 114 cv e 15,5 kgfm, com câmbio manual de 5 marchas, e porta-malas de 466 litros. Destaque para seu conforto a bordo e amplo espaço interno.
Em equipamentos, direção elétrica, ar-condicionado, chave presencial com partida por botão, computador de bordo, vidros, retrovisores e travas elétricos, 6 airbags, controles de tração e estabilidade, sensor de estacionamento traseiro e sistema de som com USB e Bluetooth - sem multimídia.
Toyota Yaris Sedan XL 1.5 CVT: R$ 96.390
Já faz algum tempo que o Toyota Yaris Sedan só é vendido com o câmbio CVT. Em sua versão de entrada, oferece a transmissão com o motor 1.5 de 105/110 cv e 14,3/14,9 kgfm de torque. No porta-malas, capacidade para 473 litros.
Na lista de equipamentos, ar-condicionado, computador de bordo, direção elétrica, controles de tração e estabilidade, 7 airbags, vidros, travas e retrovisores elétricos e sistema multimídia com tela de 7" com espelhamento.
Honda City EX 1.5 CVT: R$ 108.300
Outra novidade é a nova geração do Honda City. Tem um novo motor 1.5 de 126 cv e 15,5/15,8 kgfm de torque com câmbio CVT. É o mais caro entre as versões de entrada, mas é um dos mais completos. No porta-malas, capacidade para 519 litros e um bom espaço interno.
Em equipamentos, os controles de tração e estabilidade, 6 airbags, luzes diurnas em LEDs, faróis com acendimento automático, piloto automático, ar-condicionado digital, partida por botão com chave presencial, sistema multimídia com tela de 8" com espelhamentos e câmera de ré.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Qual o consumo dos carros 1.0 aspirados, segundo o Inmetro
Toyota Hilux GR Sport sai de linha em nova estratégia da marca
BYD Shark: com quais picapes médias topo de linha ela irá competir?
Todos queriam manter o Hemi V8, menos o ex-chefão da Stellantis
Os 10 carros automáticos mais baratos do Brasil
Prefeitura de São Paulo (SP) anuncia suspensão do rodízio; veja datas
Citroën Basalt Feel 1.0: veja detalhes da versão básica e com quem concorre