Desde o final de agosto, a falta de semicondutores no mercado internacional está fazendo uma vítima inusitada no Brasil: o sistema multimídia. A primeira baixa apareceu quando a Volkswagen anunciou a linha 2022 do Nivus, que encareceu e perdeu a central multimídia de série. O equipamento passou a ser então item opcional e o SUV não traz nem um simples rádio.

Pouco tempo depois foi a vez de Polo e Virtus passarem pelo mesmo. Até mesmo o Toyota Corolla viu algo parecido, que teve seu sistema substituído por uma central diferente, fornecida pela Wings, mas sem Android Auto e Apple Carplay - mas pelo menos não deixou um buraco no painel, literalmente. O mesmo aconteceu com o T-Cross Sense. 

E se um dia tivemos poucos modelos em uma lista de vendidos sem nenhum sistema de som, ela acabou crescendo nos últimos meses. Por isso, fizemos esta lista com os que voltaram 30 anos no tempo e deixam apenas o ronco do motor como trilha sonora na hora de dirigir. E vale uma observação: optamos por deixar as versões específicas PCD de fora, pois já costumam não trazer sistema de áudio em nenhum carro para reduzir seu valor ofertado. 

Chevrolet

Joy Black - R$ 62.190

Chevrolet Onix Joy 2020

A geração anterior do Chevrolet Onix segue viva como Joy - ao menos por enquanto. Como uma versão destinada a entrada da marca e bastante vendida em vendas diretas, natural não ter um rádio sequer. Quer ouvir música? Apenas na área de acessórios, inclusive os alto-falantes. 

Joy Plus Black - R$ 66.790

Chevrolet Joy Plus

O mesmo vale para o seu sedã, o Joy Plus. Antigo Prisma, também vai entreter a família apenas se o comprador der uma passada na área de acessórios ou em uma loja fora da concessionária - só cuidado com a garantia. 

Fiat

Mobi Easy - R$ 47.990

Fiat Mobi Easy

O Mobi é um dos poucos modelos vendidos em uma versão sem ar-condicionado e direção assitida, a Easy. Então quem dirá um sistema de som. O mesmo vale para a versão acima, a Like, que tem como opcional o sistema multimídia com tela de 7" e espelhamento de smartphones sem fios. 

Uno Attractive - R$ 63.490

Fiat Uno Attractive

Como o Chevrolet Joy, o Fiat Uno não vê um futuro muito longo em nosso mercado. Sua única versão, Attractive, tem até como opcional (R$ 1.500) os alto-falantes e antena, porém o aparelho em si, como acessório apenas. 

Grand Siena 1.0 - R$ 64.490

Fiat Grand Siena 2021

O Grand Siena sobreviveu como opção mais barata ao Cronos. Na versão 1.0, há apenas a preparação para som de série. E o mesmo vale se optar pelo motor 1.4, de R$ 69.490. 

Argo 1.0 - R$ 66.890

Fiat Argo 1.0 2022

A versão de entrada do Argo segue o mesmo caminho do Mobi. Quem quiser ouvir música com algo de série, terá que ir para o Argo Drive 1.0, com sistema multimídia com tela de 7" e que custa R$ 72.490. 

Cronos 1.3 - R$ 75.990

Fiat Cronos 2021

Nem mesmo o sedã produzido na Argentina escapou da lista. E a premissa é a mesma do Argo, oferecendo multimídia com tela de 7" e espelhamento na versão 1.3 Drive, de R$ 81.490. 

Strada Endurance Cabine Plus 1.4 - R$ 84.390

Fiat Strada Endurance Cabine Plus 1.4 2021

A única versão com o motor 1.4 da nova Strada, a Endurance é focada em vendas diretas e trabalho. Já teve com opcional o sistema multimídia com tela de 7", mas hoje se limita ao Pack Audio (R$ 1.970) com um rádio simples. O mesmo vale para a cabine dupla. 

Renault

Kwid Life - R$ 48.290

Renault Kwid Zen 2021

Como seu principal concorrente, o Fiat Mobi, o Renault Kwid não oferece sistema de som na versão de entrada. Pelo menos, a versão Zen, intermediária, oferece um aparelho com USB e Bluetooth de série por R$ 56.590. 

Volkswagen

Fox Connect - R$ 61.690

Volkswagen Fox Connect 2018

Connect sem conectividade? Parece piada, mas o Fox perdeu o sistema multimídia e oferece apenas um espaço vazio mesmo em uma versão com este nome. O mesmo vale para a versão Xtreme, de R$ 67.430.

Gol 1.0 - R$ 64.950

Volkswagen Gol 2019

O veterano não tem nenhum sistema de som como item de série. Ao menos tem como opcional tanto para a versão 1.0 quanto para 1.6, ou rádio com USB e Bluetooth ou multimídia com tela de 6,5" e espelhamento. 

Voyage 1.0 - R$ 80.290

Volkswagen Voyage 2022

O que foi dito para o Gol vale para seu sedã. O Voyage segue o mesmo esquema do hatch, com sistema de som opcional para o motor 1.0 ou 1.6, sendo possível escolher entre rádio ou multimídia. 

Polo 1.0 MPI - R$ 67.670

Volkswagen Polo e Virtus 2022

Nem mesmo o Polo escapou. Da versão 1.0 MPI à 1.6 MSI automática (R$ 80.370), o sistema multimídia é um opcional e o pacote vem com o Composition Touch, de 6,5". As demais versões tem a VW Play de série. 

Saveiro Robust 1.6 Cabine Dupla - R$ 70.290

Volkswagen Saveiro 2022

A versão Robust é a mais básica da picape da Volkswagen. Então quem quiser ouvir um som na configuração de cabine simples vai ficar querendo, pois não é oferecido nem como opcional. O mesmo vale para a Saveiro Robust Cabine Dupla (R$ 86.590). 

Virtus 1.6 MSI - R$ 85.470

Volkswagen Polo e Virtus 2022

O sedã intermediário da VW foi um dos que perdeu a multimídia de série. Um sistema de som agora está custando R$ 1.820 extras no opcional Composition Touch. O mesmo vale para a versão automática do Virtus MSI, que parte de R$ 92.870

Nivus Comfortline 200 TSI - R$ 104.060

Nivus Comfortline 2022

Com grande foco na tecnologia e conectividade desde seu lançamento, o Volkswagen Nivus não dispõe de nenhum sistema de som na versão de entrada Comfortline 200 TSI. A multimídia que vinha de série, a Composition Touch, agora é opcional e custa R$ 1.830.

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com