A temporada 2021 da Formula 1 começa neste final de semana. Aproveitando, vamos discutir sobre a relação dos carros que vemos nas pistas com os nossos, que dirigimos e vimos pelas ruas, que é muito mais profunda do que pensamos em temos técnicos e também em marketing, com a imagem de marca reforçada.
Não apenas a F1, mas diversas categorias servem de plataforma de testes para fabricantes e fornecedores. Colocados no limite por horas, é a melhor oportunidade e cenário para testar e certificar algum componente ou tecnologia que veremos nos carros de rua anos (ou meses) depois, principalmente em esportivos como Ferrari, McLaren e Porsche.
Na parte técnica, diversas tecnologias que vemos nos carros de rua originaram das competições, como o câmbio sequencial com trocas manuais, as borboletas para trocas de marchas e até mesmo os retrovisores, melhorias aerodinâmicas e materiais como fibra de carbono e aços de alta e ultra resistência com peso reduzido. Um dos exemplos mais recentes é o novo Porsche GT3, que traz desde a transmissão até a suspensão e aerodinâmica dos 911 que competem pelo mundo.
Há também o apelo de marketing. A frase "vença no domingo, venda na segunda" ficou famosa e pesquisas mostram ser real e interferência entre as competições nas vendas das marcas e modelos envolvidos. A Ferrari é um dos melhores exemplos, mas empresas como a Toyota investem no marketing das competições e até levam um pouco disso para versões especiais, como a linha Gazoo Racing da marca japonesa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motor1.com Podcast #272: Você terá um carro eletrificado!
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Motor1.com Podcast #271: Como não errar na hora de comprar um carro?
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Motor1.com Podcast #270: Quanto vai custar o VW Golf GTI em 2025?
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Motor1.com Podcast #269: Vice-Presidente da GM fala sobre ESG e lançamentos