O que há muito tempo era apenas um sonho está perto de se tornar realidade. A BMW fará um M3 Touring e os primeiros estágios de desenvolvimento já estão caminhando. O que poucos recordam é que há 20 anos a divisão Motorsport da BMW estava perto de lançar uma perua de alto desempenho. Era a M3 E46, um protótipo nascido em 2000 e que nunca entrou em produção.
A diferença da perua para o M3 sedã, desenvolvido na mesma época e colocado em ação para ver o interesse do público (e que também não chegou a ser lançada, ficando o M3 E46 apenas na carroceria coupé), a M3 Touring foi utilizada exclusivamente internamente para testes em Munique.
Com este protótipo provamos que, de um ponto de vista puramente técnico, poderíamos ter incluído um M3 Touring na então produção do normal Série 3 Touring, sem muitos problemas", disse em 2016 Jakob Polschak, o então responsável pelo departamento de protótipos da BMW M. "Entre outras coisas, conseguimos adaptar as portas traseiras do modelo de produção à largura dos arcos das rodas traseiras com um retrabalho simples, sem a necessidade de peças novas e caras".
O capô de alumínio (com a protuberância típica), os arcos das rodas significativamente alargados, o porta-malas aerodinamicamente otimizado - incluindo o spoiler - e quatro tubos de escape eram os elementos mais distintivos da estética do 2000 M3 Touring, tudo trazido do M3 Coupé. O motor era o mesmo 6 cilindros em linha aspirado com 343 cv e torque máximo de 37,2 kgfm.
Quanto ao motivo da BMW não incluir o M3 Touring em sua lista na época, podemos apenas especular. Talvez pouco interesse do público, talvez problemas mecânicos, ou deixar para a preparadora Alpina a responsabilidade da B3 Touring, que foi um sucesso. Nós provavelmente nunca saberemos. Mas não importa, dirigir um M3 Touring está prestes a (finalmente) se tornar realidade.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
BMW 330e chega a linha 2025; veja o preço
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
BMW: novos modelos a gasolina também terão cara de carro elétrico
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Teste BMW M2 Competition: o irmão mais novo do arruaceiro