page ad skin

Motor1.com Podcast #67: Os 40 anos do VW Gol e suas histórias

Como um projeto brasileiro se tornou parte da vida das pessoas - inclusive as nossas

Motor1.com Podcast #67
  • Projeto brasileiro está em sua quarta geração de plataforma
  • Começo de vida não foi fácil, mas se tornou líder de mercado por 27 anos consecutivos
  • Injeção eletrônica, motor flex e motor turbo estão entre suas colaborações ao nosso mercado

Nascido em maio de 1980, o Volkswagen Gol não teve um começo de vida muito tranquilo. Seu motor 1.300 derivado do Fusca não foi bem visto para o porte do carro e pela sua proposta moderna, inspirado em modelos europeus como o Golf e Scirocco. Mas o que parecia ser um desastre se tornou um líder de vendas por 27 anos (de 1987 a 2013) depois de alguns "ajustes" no projeto. 

VW Gol 1983 - Amarelo Manga

No decorrer desses 40 anos, ele trouxe diversas novidades ao nosso mercado. A injeção eletrônica em 1988, entrou na turma dos carros 1.0, o motor flex em 2003, o motor 1.0 turbo, fora as lendárias gerações do Gol GTI, sempre com motores 2.0 potentes para a época - sendo um deles inclusive de origem Audi. Não foi a toa que dedicamos um programa praticamente para ele. 

Contamos, além da sua história, com ele participou de nossas vidas, desde lembranças de infância até sendo o carro onde aprendemos a dirigir anos depois. E como um modelo importante, não deve ter um fim tão cedo, esperando pela nova geração na plataforma MQB-A00 nos próximos anos - só ainda há o mistério se ele será um crossover ou se apenas terá uma versão assim. 

Toyota Corolla Altis GR Sport

Fugindo um pouco do assunto Gol, falamos sobre a nova versão do Hyundai Creta, que coloca mais equipamentos na primeira versão com o câmbio automático e motor 1.6. Chamada de Action, pode se tornar uma das mais vendidas do SUV. Também falamos sobre o novo Toyota Corolla GR Sport, a versão esportivada do sedã que pode ser uma das próximas novidades da marca no Brasil ainda em 2020. 

Participam desta edição:

Ouça nosso Podcast gratuitamente nas plataformas

 

Edição: Paulo Henrique Trindade

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários