A partir da próxima segunda-feira (30), nenhum carro será produzido no Brasil até o dia 6 de abril. Todas as 15 empresas com linha de montagem de automóveis no país estarão com suas operações fabris suspensas, como forma de evitar a circulação de pessoas e impedir que o Covid-19 continue a se espalhar. Algumas empresas, como Fiat-Chrysler, General Motors, Mercedes-Benz e Volkswagen, já suspenderam as atividades de suas fábricas.

Nesta segunda-feira (23), as cinco fabricantes restantes anunciaram que irão paralisar sua produção a partir da próxima quarta-feira. São elas Caoa (Chery e Hyundai), Hyundai, HPE (Mitsubishi e Suzuki) Jaguar Land Rover e Nissan. Algumas estavam preparando o plano para o fechamento temporário, enquanto outras esperaram até uma medida do governo.

A Hyundai é um caso a parte, já que a fábrica em Piracicaba (SP) estava fechada desde a última sexta-feira (20), após um funcionário apresentar sintomas da doença, porém o exame deu negativo. A fabricante fez uma higienização e desinfecção do complexo e pretendia reiniciar a produção hoje (23). Porém, os planos mudaram e a unidade continuará fechada até quarta-feira para, em seguida, iniciar as férias coletivas até 9 de abril.

Volkswagen T-Cross - Fábrica São José dos Pinhais

Muitas empresas justificam que a demora em uma definição acontece por conta do trâmite interno para aprovar algo assim, além da espera pelos planos do governo para o combate ao vírus. Algumas receberam a ordem direto de suas matrizes, como foi com Fiat-Chrysler, Ford, GM, Volkswagen e outras, acelerando o processo para suspender a produção e proteger seus funcionários. Para outras, o processo é mais lento, sendo necessário conseguir a aprovação.

O próprio processo de paralisação das fábricas varia muito para cada empresa. Algumas já foram adotando as medidas necessárias enquanto aguardavam pela aprovação da matriz, podendo interromper imediatamente. Outras só iniciaram o processo agora, reduzindo a produção aos poucos até parar completamente.

Há fabricantes que pararam há mais tempo e tem previsão de voltar a operar a partir da segunda semana de abril. Motor1.com conversou com algumas delas e, em todos os casos, a resposta foi a mesma: a situação está sendo monitorada e, caso haja necessidade, a paralisação pode ser estendida pelo tempo necessário.

Veja todas as fábricas de carros que estão paralisadas e suas datas de retorno:

Fabricante Cidade Data de paralisação Data de retorno
BMW Araquari (SC) 30 de março 22 de abril
Caoa Chery Jacareí (SP) 27 de março sem previsão
Fiat-Chrysler Betim (MG) 30 de março 21 de abril
Fiat-Chrysler Goiana (PE) 30 de março 21 de abril
Ford Camaçari (BA) 23 de março 13 de abril
Ford Taubaté (SP) 23 de março 13 de abril
Ford (Troller) Horizonte (CE) 23 de março 13 de abril
General Motors São Caetano do Sul (SP) 30 de março 12 de abril
General Motors São José dos Campos (SP) 30 de março 12 de abril
General Motors Mogi das Cruzes (SP) 30 de março 12 de abril
General Motors Gravataí (RS) 30 de março 12 de abril
General Motors Joinville (SC) 30 de março 12 de abril
HPE Automóveis (Mitsubishi e Suzuki) Catalão (GO) 23 de março 22 de maio
Hyundai Piracicaba (SP) 26 de março 13 de abril
Hyundai-Caoa Piracicaba (SP) 23 de março Sem previsão
Honda Sumaré (SP) 25 de março 14 de abril
Honda Itirapina (SP) 25 de março 14 de abril
Jaguar Land Rover Itatiaia (RJ) 25 de março 27 de abril
Mercedes-Benz Iracemápolis (SP) 25 de março 22 de abril
Nissan Resende (RJ) 25 de março 22 de abril
PSA (Peugeot e Citroën) Porto Real (RJ) 23 de março 21 de abril
Renault São José dos Pinhais (PR) 25 de março 14 de abril
Toyota São Bernardo do Campo (SP) 24 de março 6 de abril
Toyota Sorocaba (SP) 24 de março 6 de abril
Toyota Indaiatuba (SP) 24 de março 6 de abril
Toyota Porto Feliz (SP) 24 de março 6 de abril
Volkswagen São Bernardo do Campo (SP) 23 de março 13 de abril
Volkswagen Taubaté (SP) 23 de março 13 de abril
Volkswagen São Carlos (SP) 23 de março 13 de abril
Volkswagen e Audi São José dos Pinhais (PR) 23 de março 13 de abril

 

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