page ad skin

Motor1.com Podcast #46: Retrospectiva 2019 discute Onix, HB20 e Corolla

Relembre os principais lançamentos e acontecimentos do ano

Motor1.com Podcast #46

Como esperado após o Salão do Automóvel de 2018, o ano de 2019 foi agitado para o mercado automotivo. Foram diversos lançamentos, com destaque para as novas gerações de Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Toyota Corolla, este com direito a ser o primeiro híbrido produzido no Brasil - e o primeiro híbrido flex do mundo. Teve também a esperada estreia do SUV compacto da VW, o T-Cross. Mas nem todas foram boas notícias: houve o fechamento da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo e a dúvida sobre o que será do enorme complexo no ABC paulista.

Galeria: Toyota Corolla 2020 (BR)

O Chevrolet Onix chegou totalmente diferente do que conhecíamos até então. Começou pelo Onix Plus, a versão sedã substituta do Prisma, com diversos equipamentos até então encontrados em somente em categorias superiores, como carregador de celular por indução e internet 4G a bordo, além de controles de tração e estabilidade e 6 airbags de série em todas as versões. Os casos de incêndio, no entanto, ofuscaram um pouco o sucesso e levaram a um recall, mas isso parece não ter atrapalhado em nada as vendas. Meses depois, foi lançado o novo Onix hatch. 

Onix MT x Up TSI

O polêmico Hyundai HB20 2020 também merece destaque. Surgiu dividindo opiniões quanto ao seu design, mas trouxe finalmente o motor 1.0 turbo com injeção direta nas versões mais caras, além de equipamentos de segurança ativa como frenagem automática e detector de saída de faixas. Também evoluiu em dinâmica e acabamento, ficando mais próximo dos japoneses Toyota Yaris e Honda City (no caso do HB20S), por exemplo. 

O Toyota Corolla, também bastante esperado, trouxe a plataforma TNGA para Indaiatuba (SP) e junto dela o sistema híbrido herdado do Prius, mas com o motor 1.8 a combustão usando gasolina e etanol, para se tornar o primeiro híbrido flex do mundo. Também ganhou um novo motor 2.0 aspirado com injeção direta e o câmbio CVT de 10 marchas, com a 1ª marcha mecânica - algo com funcionamento curioso e eficiente. 

Houve espaço também para os eletrificados no primeiro ano de uma revolução no Brasil. Diversos lançamentos trocam motores a combustão por motores elétrico e baterias, como Nissan Leaf, Chevrolet Bolt e Jaguar I-Pace, entre outros. Eles também fazem parte da nosso conversa, confirma!

Participam desta edição:

Ouça nosso Podcast gratuitamente nas plataformas

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com