Os caros elétricos já são realidade em muitos mercados e agora começam a invadir também as ruas brasileiras. Com eles chegam também alguns mitos que acabam sendo propagados publicamente. A Enel X, empresa global que lidera a transformação do setor energia, preparou um vídeo que traz a verdade sobre 10 mitos dos carros elétricos, inclusive sobre a sua bateria.

Criado para ser uma solução sustentável e com emissão zero de poluentes, você certamente já deve ter ouvido falar que os carros elétricos também poluem. Obviamente existem pontos, como a fabricação do carro elétrico em si, a produção das baterias ou até mesmo o processo de geração da energia que podem não ser tão limpos assim.

No vídeo, por meio do seu canal TheEVOX Network, a Enel X responde de forma clara a essas principais perguntas e traz números importantes que mostram que o carro elétrico é uma solução realmente sustentável.

Caso do primeiro mito desmascarado pelo vídeo que fala que o processo de fabricação de um carro elétrico gera mais CO2 do que um carro comum. De forma imparcial, a resposta é que esta é uma afirmação verdadeira, mas não completamente. A explicação está no fato de que o processo de produção para este tipo de veículo requer mais energia comparado a um carro comum, mas ao considerar toda a vida útil, o nível total de emissões na atmosfera será 25% do que um carro a gasolina. Este número salta 64% de emissão se a fonte da energia elétrica for totalmente limpa, como origem da água, vento ou solar.

O segundo mito traz um questionamento importante: as baterias de carros elétricos são uma bomba ambiental? Desta vez, está uma falsa afirmação. Atualmente 95% dos materiais utilizados em uma bateria podem atualmente ser reciclados ou readaptadas para outras soluções comerciais ou residenciais.

Interessante, não é mesmo? Confira no vídeo as respostas para os mitos:

  • Um carro elétrico gera mais partículas que um carro comum a combustão?
  • Carros elétricos aumentam o número total de veículos nas ruas?
  • Produzir baterias para carros elétricos causam dano ao meio ambiente?
  • Baterias de carros elétricos tem um curto ciclo de vida e são caras para substituir?
  • Carros elétricos irão sobrecarregar a rede elétrica?
  • Carro elétrico é uma bomba sobre rodas?
  • Os carros elétricos estão desencorajando o uso do transporte público?
  • Donos de carros elétricos não querem reduzir poluções, mas apenas querem se mover de um lugar para outro?

Confira mais sobre veículos eletrificados, mitos e verdades no canal italiano ThEVox sobre mobilidade elétrica.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com