O Salão de Frankfurt (Alemanha) reservou novidades interessantes para o nosso mercado, mesmo que algumas delas nem tenham dado as caras por lá. A Volkswagen aproveitou o evento para revelar que trabalha em três modelos globais desenvolvidos no Brasil: o SUV-cupê T-Sport, a picape Tarok e mais um crossover. E ainda falou um pouco sobre o que podemos esperar para cá no segmento dos elétricos.
A picape Tarok foi mostrada no Salão de São Paulo 2018 e tem produção praticamente certa, já que fez sucesso e dará a chance de brigar com a Fiat Toro no segmento abaixo das médias. Já o T-Sport, SUV baseado no Polo que terá um design inspirado em cupês, fará sua estreia no 2º trimestre do ano que vem. E aproveitamos para comentar alguns dos rumores sobre este modelo, como motorização.
E vem aí um terceiro crossover. Tudo indica que será a opção de entrada da Volkswagen, com produção em Taubaté (SP) e que será uma forma de retomar a ideia do antigo conceito Taigun. Os executivos da VW ainda fazem mistério, revelando apenas que ele fará sua estreia ainda no ano que vem, após o T-Sport. Ou seja, é bem possível que ele apareça no Salão do Automóvel.
A última novidade da Volkswagen foi a estreia de dois modelos elétricos: o inédito ID.3 e a nova versão do e-Up!. O ID.3 inicia a linha de carros EV com plataforma dedicada e que será vendido na Europa com preço de Golf. Já o e-Up! terá um papel de elétrico de entrada. O chefão da VW América Latina diz que quer trazê-lo ao Brasil.
Mas não teve só VW. O Salão de Frankfurt foi o palco da apresentação do novo Land Rover Defender. Um dos SUVs mais raiz já feitos, ele volta a ser produzido com uma pegada mais moderna e muito mais equipamentos. Descobrimos que ele chega ao Brasil no 2º trimestre de 2020, posicionado entre o Discovery Sport e o Discovery.
A Mercedes-Benz foi outra que revelou boas novidades para o Brasil. Além de mostrar o GLB 35, versão esportiva do SUV de 7 lugares, ainda confirmou sua venda por aqui para o ano que vem. Além disso, também anunciou mais quatro modelos: GLC, GLE, A45 e CLA45.
Ainda falamos um pouco de carrões. A Ferrari apresentou dois conversíveis pouco antes do evento em Frankfurt, mostrando a 812 GTS e a F8 Spider. Enquanto a F8 Spider traz o V8 mais potente que a Ferrari já produziu, a 812 GTS fica com o título de conversível mais rápido da fabricante italiana.
Participam desta edição:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motor1.com Podcast #272: Você terá um carro eletrificado!
Hildebrand & Wolfmüller, a mãe de todas as motos, teve um fim melancólico
Motor1.com Podcast #271: Como não errar na hora de comprar um carro?
Bugatti atinge um novo recorde de velocidade, mas há um porém
Motor1.com Podcast #270: Quanto vai custar o VW Golf GTI em 2025?
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Motor1.com Podcast #269: Vice-Presidente da GM fala sobre ESG e lançamentos