#TBT Motor1.com: Os carros nacionais que homenagearam a Copa do Mundo

A associação entre carros e o principal campeonato de futebol do mundo existe desde 1982 no Brasil

Gol selecao 2014 Gol selecao 2014

Os departamentos de marketing estão sempre pensando em uma série especial para aumentar as vendas de seus carros. E tem jeito melhor do que ligar um modelo ao esporte mais amado do país? A receita deu certo desde 1982, quando surgiu a primeira edição especial ligada à Copa do Mundo, e tornou-se uma tradição que segue até hoje. Veja quais foram as séries especiais comemorativas ao maior evento de futebol já lançadas no Brasil:

Volkswagen Gol Copa – Copa do Mundo da Espanha 1982

Quando lembramos desse tema, o primeiro carro citado foi o Volkswagen Gol Copa. É o nome mais famoso e o carro que começou a brincadeira. A marca alemã tinha lançado o Gol em 1980 e ele ainda ficava abaixo do Fusca nas vendas. Já que precisava de uma forcinha, foi o escolhido para virar a edição especial que marcou o patrocínio da VW para a Fifa. Trazia rodas de liga leve com pneus radiais, faróis auxiliares e carroceria pintada em um tom azul exclusivo. O emblema “Copa” era um adesivo no vidro traseiro. E o carro até que vendeu bem, registrando 3 mil unidades.

Chevrolet Kadett Turim – Copa do Mundo da Itália 1990

Como não tinha os direitos de usar o nome da Copa do Mundo, a General Motors deu um jeitinho para criar sua edição especial do Kadett. Como o evento seria na Itália, batizou o veículo como Kadett Turim, uma das cidades-sede dos jogos da seleção. Era uma mistura da versão SL/E com a esportiva GS, recebendo as saias laterais em preto fosco, bancos esportivos Recaro e spoiler na traseira, mas sem direção hidráulica.

Volkswagen Gol Copa II – Copa do Mundo dos EUA 1994

A Volkswagen viu o barulho feito pelo Kadett Turim e decidiu retomar o Gol Copa, que acabou sendo a série especial de despedida do Gol "quadrado", que seria substituída pelo Gol "bolinha" em 1995. Tinha faróis auxiliares, como seu antecessor, e ainda recebeu retrovisores na mesma cor azul da carroceria, lavador e limpador para o vidro traseiro, volante esportivo e painel de instrumentos com relógio digital.

Chevrolet Monza Club – Copa do Mundo dos EUA 1994

Novamente sem o direito da Copa do Mundo, a Chevrolet repetiu a fórmula do Kadett Turim, mas desta vez com o Monza, seu modelo mais vendido. Vinha com direção hidáulica, travas e vidros elétricos, rodas de alumínio, interior com tecidos exclusivos, pintura perolizada na cor vermelho Schumann e o motor 2.0 com injeção eletrônica, além de já adicionar os itens que seriam lançados na linha 1994 do carro: novo volante e painel com novo grafismo e cor. Tinha como opcional o ar-condicionado, freios a disco nas rodas traseiras, coluna de direção regulável e cinto de segurança traseiro de três pontos.

Chevrolet Corsa, Corsa Pick Up e S10 Champ – Copa do Mundo da França 1998

Enquanto a seleção brasileira sofria aquele apagão contra a França na final, a Chevrolet quis levar a brincadeira para outro nível, criando a série Champ. Desta vez, foram três modelos especiais: o hatch Corsa, o Corsa Pick Up e a picape média S10. Todos recebiam pintura azul ou verde escuro, com uma faixa amarela na porta, e rodas de liga leve.

Volkswagen Gol Sport – Copa do Mundo da Coreia e Japão 2002

Por algum motivo, a Volkswagen apostou em uma estratégia diferente. Ao invés de continuar com o Gol Copa, decidiu vir com o nome Gol Sport. Não tinha nada de esportivo, o nome era por causa do futebol mesmo. Vinha com emblemas nas laterais e na tampa do porta-malas, spoiler traseiro, lanternas escurecidas, faróis de neblina, rádio com CD Player, faróis com dupla parábola, banco do motorista com ajuste de altura e antena de teto. Tinha pacote opcional com airbags frontais, ar-condicionado e retrovisores com ajuste elétrico. Vinha pintado na cor amarelo solar e utilizava somente motor 1.0.

Volkswagen Gol Copa – Copa do Mundo da Alemanha 2006

Pela terceira e última vez, a Volkswagen colocou o Gol Copa nas concessionárias. A última versão foi mais abrangente, disponível tanto com o motor 1.0 quanto 1.6. Só que marca colocou apenas "perfurmaria", com grade preta em forma de “V”, bancos com o logotipo da edição bordado e adesivos nas soleiras, portas e tampa do porta-malas. Os equipamentos eram os mesmos, com o 1.0 vindo com banco do motorista com ajuste de altura, conta-giros, desembaçador do vidro traseiro e porta-copos, enquanto o 1.6 recebia direção hidráulica e faróis de neblina.

Volkswagen Gol Seleção – Copa do Mundo da África do Sul 2010

Depois de tantos anos utilizando a Copa do Mundo como tema, em 2010 a fabricante alemã mudou de estratégia. Fechou patrocínio com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e tornou-se a patrocinadora oficial da Seleção Brasileira. Aproveitou isso para lançar o Gol Seleção. Desta vez, estava disponível somente com o motor 1.0. Trazia o emblema da CBF na lateral e nos bancos, o logotipo “Seleção” na tampa do porta-malas, roda de liga leve, direção hidráulica, faróis de neblina e rádio com mp3.

Volkswagen Gol, Fox e Voyage Seleção – Copa do Mundo do Brasil 2014

A Copa do Mundo no Brasil foi bem curiosa, pois tivemos três edições especiais brigando por espaço ao mesmo tempo. A Volkswagen continuou patrocinando a CBF e a Seleção Brasileira, então lançou novamente o Gol Seleção e ainda expandiu a ideia para o Fox e o Voyage. O consumidor podia escolher entre motor 1.0 ou 1.6, e câmbio manual ou automatizado. Todos traziam bancos com estofamento especial imitando os gomos de uma bola oficial e uma faixa de couro imitando a camisa da seleção, porta-copos com o logotipo da CBF em alto relevo, rodas de liga leve, e adesivos na tampa do porta-malas e nos para-lamas.

Hyundai HB20 e HB20S Copa do Mundo - Copa do Mundo do Brasil 2014

A Hyundai foi atrás da Fifa e patrocinou a Copa do Mundo, o que levou à criação da série especial HB20 Copa do Mundo, tanto para o hatch quanto para o sedã HB20S. Trazia central multimídia com TV digital, pintura Azul Sky exclusiva, bancos de couro com costuras vermelhas, rodas de 15” diamantadas, grade com acabamento preto brilhante e adesivos e bordados com o logotipo do campeonato. Estava disponível nas versões 1.0 e 1.6, com câmbio manual ou automático e com garantia estendida para seis anos, um a mais, em alusão ao possível hexacampeonato do Brasil - que não se concretizou com o massacre do 7x1. Quem comprasse o carro ainda ganhava a Brazuca, a bola oficial da Copa, e uma mochila da Adidas.

Fiat Uno Rua – Copa do Mundo do Brasil 2014

Sem poder patrocinar a Seleção Brasileira ou a Copa do Mundo, a Fiat teve de adotar a antiga estratégia da GM e criar uma versão especial que apenas invocasse a ideia de torcer para o Brasil no campeonato. Nascia o Uno Rua, com a ideia de ser o carro das “festas nas ruas” durante os jogos. A série tinha como base o Uno Vivace 1.0 e adicionava pintura amarela, bancos de tecido com detalhes em azul e amarelo, adesivos com o nome da versão na lateral e a bandeira do Brasil, além de tom azul para os botões do ar-condicionado e para os cintos. Vinha com ar-condicionado, direção hidráulica, faróis de neblina, volante de couro com ajuste de altura, vidros e travas elétricas.

Hyundai HB20 Copa do Mundo FIFA 2018 – Copa do Mundo da Rússia 2018

Novamente patrocinadora oficial da Copa do Mundo, a Hyundai repetiu a fórmula e lançou o HB20 e HB20S Copa do Mundo FIFA 2018. Da mesma forma que a edição anterior, aposta na oferta da central multimídia com TV digital, para poder assistir aos jogos em qualquer lugar. Baseado na versão Comfort Plus, ganha grade frontal e retrovisores na cor Cinza Titnaium, rodas de liga aro 15” na cor grafite, logotipos nos para-lamas e bancos revestidos em couro com o logotipo do campeonato.

Chevrolet Onix Seleção – Copa América 2015

Não é exatamente Copa do Mundo, mas é ligado ao esporte - então vale citar. A Chevrolet patrocinou a Seleção Brasileira em 2015 e lançou o Onix Seleção durante o amistoso contra o México, em preparação para a Copa América. A versão 1.0 foi a escolhida, com câmbio manual de 5 marchas, faróis de máscara negra, lanternas escurecidas, retrovisores pintados de prata e o logotipo da CBF nos para-lamas dianteiros. Foi vendido nas cores branca, preta ou azul.

Fotos: divulgação

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