Briga em casa - Renault Captur Zen x Duster Dynamique 1.6
Vale a pena pagar R$ 5 mil a mais pelo novo Captur?
No Briga em casa desta semana decidimos comparar os dois SUVs compactos da Renault. De um lado o bem conhecido Duster, utilitário da marca que passou por reestilização no início de 2015 com poucas novidades no visual, mas que teve motores revistos e novos itens de série. O outro oponente é o recém-lançado Captur, versão nacional do modelo europeu, que ficou maior e mais espaçoso. O novato e o veterano têm em comum a mesma plataforma e conjunto mecânico, mas cada um tem uma missão diferente dentro do portfólio da marca.
Compre um Captur se...
- prefere mais equipamentos: justificando o preço mais alto, o Captur vem equipado de série com controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, airbags laterais, lanterna de neblina, luzes diurnas em LEDs, cinto de segurança central traseiro de três pontos, controle de cruzeiro com comandos no volante, retrovisores com rebatimento elétrico, chave presencial, rodas aro 17" e botão de partida, entre outros;
- prefere visual mais atraente: fiel ao Captur europeu, o modelo nacional se destaca pelas linhas elegantes e modernas, um dos pontos altos do modelo e principal argumento de vendas utilizado pelo Renault;
- prefere mais conforto: apesar da suspensão um pouco mais áspera, o Captur tem menos ruído de vento, melhor isolamento acústico e um interior com aparência mais moderna em relação ao irmão mais velho, em que pese os materiais utilizados não serem uma "referência".
Compre um Duster se...
- prefere melhor custo benefício: mais barato, o Duster pode ser a opção para quem quer entrar no segmento dos SUVs, em que pese a ausência de itens importantes que o irmão mais novo traz;
- prefere mais desempenho: embora o conjunto mecânico dos dois modelos seja idêntico, o Duster é um pouco mais leve e baixo, o que garante um pequena vantagem nas acelerações e retomadas, bem como um melhor comportamento dinâmico.
- prefere estilo robusto: ao contrário do Captur, que aposta em um visual mais refinado, o Duster é mais associado a robustez, o que é bom nesse tipo de veículo e agrada a uma parcela dos compradores. Mas vale lembrar que a nova geração vem aí, com mudanças consistentes no design.
Conclusão:
Um acaba de chegar e outro está prestes a mudar completamente. O Duster tem como características a robustez, acabamento simples e visual parrudo, além do preço mais baixo. Já o novato Captur tem como argumentos o belo visual, espaço interno, porta-malas e mais itens de segurança e conforto. Plataforma, motor e câmbio iguais, mas uma diferença de R$ 5.410 no preço, aceitável diante da novidade e maior oferta de equipamentos.
Fichas técnicas:
Renault Captur Zen 1.6 | Renault Duster Dynamique 1.6 | |
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.597 cm3, duplo comando, variador de fase na admissão, flex | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.597 cm3, duplo comando, variador de fase na admissão, flex |
POTÊNCIA/TORQUE | 118/120 cv a 5.500 rpm / 16,2 kgfm a 4.000 rpm | 118/120 cv a 5.500 rpm / 16,2 kgfm a 4.000 rpm |
TRANSMISSÃO | manual de 5 marchas; tração dianteira | manual de 5 marchas; tração dianteira |
DIREÇÃO/SUSPENSÃO | elétrica / independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira | elétrica / independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | alumínio de aro 17" com pneus 215/60 R17 | alumínio de aro 16" com pneus 205/55 R16 |
PESO | 1.273 kg em ordem de marcha | 1.202 kg em ordem de marcha |
PORTA-MALAS | 437 litros | 475 litros |
DIMENSÕES | comprimento 4.329 mm, largura 1.813 mm, altura 1.619 mm, entre-eixos 2.673 mm | Comprimento 4.329 mm, largura 1.822 mm, altura 1.683 mm, entre-eixos 2.674 mm |
PREÇO | R$ 78.900 | R$ 73.490 |
Desempenho - dados de fábrica
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | - | - |
0 a 80 km/h | - | - |
0 a 100 km/h | 11,9 s | 11,8 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h (3a.) | - | - |
80 a 120 km/h (4a.) | - | - |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | - | - |
80 km/h a 0 | - | - |
60 km/h a 0 | - | - |
Consumo | ||
Ciclo cidade (etanol/gasolina) | 7,6/10,9 km/l | 7,0/10,2 km/l |
Ciclo estrada (etanol/gasolina) | 8,0/11,3 km/l | 7,4/10,8 km/l |
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com
Obs: algumas imagens são do Duster Dynamique 2.0 16V
Galeria: Briga em casa - Captur x Duster
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Renault Captur 2025 estreia facelift sem couro ou qualquer cromado
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Renault Captur para Europa mudará design e pode antecipar SUV-cupê nacional
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Morto no Brasil, Renault Captur vaza facelift em registro na Europa
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Renault Captur sai de linha no Brasil após 6 anos no mercado