No Briga em casa desta semana decidimos comparar os dois SUVs compactos da Renault. De um lado o bem conhecido Duster, utilitário da marca que passou por reestilização no início de 2015 com poucas novidades no visual, mas que teve motores revistos e novos itens de série. O outro oponente é o recém-lançado Captur, versão nacional do modelo europeu, que ficou maior e mais espaçoso. O novato e o veterano têm em comum a mesma plataforma e conjunto mecânico, mas cada um tem uma missão diferente dentro do portfólio da marca.
Um acaba de chegar e outro está prestes a mudar completamente. O Duster tem como características a robustez, acabamento simples e visual parrudo, além do preço mais baixo. Já o novato Captur tem como argumentos o belo visual, espaço interno, porta-malas e mais itens de segurança e conforto. Plataforma, motor e câmbio iguais, mas uma diferença de R$ 5.410 no preço, aceitável diante da novidade e maior oferta de equipamentos.
Renault Captur Zen 1.6 | Renault Duster Dynamique 1.6 | |
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.597 cm3, duplo comando, variador de fase na admissão, flex | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.597 cm3, duplo comando, variador de fase na admissão, flex |
POTÊNCIA/TORQUE | 118/120 cv a 5.500 rpm / 16,2 kgfm a 4.000 rpm | 118/120 cv a 5.500 rpm / 16,2 kgfm a 4.000 rpm |
TRANSMISSÃO | manual de 5 marchas; tração dianteira | manual de 5 marchas; tração dianteira |
DIREÇÃO/SUSPENSÃO | elétrica / independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira | elétrica / independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | alumínio de aro 17" com pneus 215/60 R17 | alumínio de aro 16" com pneus 205/55 R16 |
PESO | 1.273 kg em ordem de marcha | 1.202 kg em ordem de marcha |
PORTA-MALAS | 437 litros | 475 litros |
DIMENSÕES | comprimento 4.329 mm, largura 1.813 mm, altura 1.619 mm, entre-eixos 2.673 mm | Comprimento 4.329 mm, largura 1.822 mm, altura 1.683 mm, entre-eixos 2.674 mm |
PREÇO | R$ 78.900 | R$ 73.490 |
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | - | - |
0 a 80 km/h | - | - |
0 a 100 km/h | 11,9 s | 11,8 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h (3a.) | - | - |
80 a 120 km/h (4a.) | - | - |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | - | - |
80 km/h a 0 | - | - |
60 km/h a 0 | - | - |
Consumo | ||
Ciclo cidade (etanol/gasolina) | 7,6/10,9 km/l | 7,0/10,2 km/l |
Ciclo estrada (etanol/gasolina) | 8,0/11,3 km/l | 7,4/10,8 km/l |
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com
Obs: algumas imagens são do Duster Dynamique 2.0 16V
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Renault Captur 2025 estreia facelift sem couro ou qualquer cromado
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Renault Captur para Europa mudará design e pode antecipar SUV-cupê nacional
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Morto no Brasil, Renault Captur vaza facelift em registro na Europa
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Renault Captur sai de linha no Brasil após 6 anos no mercado