Depois do Briga em Casa entre os modelos da Honda, nesta semana colocamos frente a frente o reestilizado Chevrolet Tracker e a nova geração do Chevrolet Cruze Sport6. Ambos utilizam o mesmo conjunto mecânico, formado pelo motor 1.4 Ecotec turbo e pelo câmbio automático de 6 marchas, e têm porta-malas praticamente iguais (com ligeira vantagem para o crossover), mas são feitos sobre plataformas diferentes. A proposta também é diversa, bem como as características que podem decidir a compra.
Compre um Tracker LTZ se...
- prefere o "estilo" utilitário esportivo: posição de dirigir mais alta, melhor visibilidade, maior altura de rodagem para enfrentar os buracos da cidade ou ainda um leve off-road (o modelo tem apenas tração 4x2), além de um estilo que deve continuar "na moda" por bastante tempo;
- prefere melhor acabamento: a qualidade da montagem na cabine é um pouco mais cuidadosa que no hatchback, com vãos menores e melhores encaixes, em que pese a aparência geral menos moderna. Enquanto isso, o Cruze parece ter regredido em relação ao seu antecessor, apresentando gaps maiores entre as peças internas e plásticos de aspecto mais simples.
Compre um Cruze Sport6 LT se...
- prefere melhor dinâmica: feito sobre uma plataforma mais moderna, a D2XX, o hatch médio também se beneficia do formato da carroceria para uma condução mais dinâmica e estável, se comparado ao SUV;
- prefere melhor desempenho: embora maior e mais largo, o Cruze Sport6 pesa cerca de 100 quilos a menos que o Tracker. Isso, somado ao acerto de câmbio específico e à aerodinâmica melhor, garante desempenho ligeiramente superior;
- prefere mais equipamentos: mesmo na versão de entrada, o hatch médio vem equipado com ar-condicionado digital, alerta de pressão nos pneus e assistente de partida em rampas, que não estão disponíveis para o Tracker;
- prefere mais segurança: o Cruze Sport6 LT traz de série quatro airbags e controles de estabilidade e tração (ESP e TCS), indisponíveis na configuração padrão do SUV (seis airbags são oferecidos como opcionais e ESP não é oferecido);
- se preocupa com desvalorização: o hatchback do Cruze é um projeto recente, lançado em dezembro de 2016. Já o Tracker está em reestilização de meia-vida, é importado do México e deve ser substituído por um crossover compacto feito no Brasil em no máximo 3 anos. A chance de ele perder mais valor do que o Sport6 é altíssima.
Conclusão:
Se a preferência é pelo "segmento da moda", o Tracker se beneficia de vantagens óbvias, como maior altura do solo, posição de dirigir elevada, boa visibilidade e praticidade na cidade. Por outro lado, o Cruze Sport6 é mais dinâmico, mais recente, tem melhor desempenho e mais itens de segurança. Também vale reforçar que o crossover recebeu uma reestilização profunda, mas não deixa de ser um modelo que já começa a sentir o peso da idade. Enquanto isso, o hatchback está em uma geração completamente nova e é feito sobre uma base mais moderna, leve e segura, sendo uma escolha mais racional.
Fichas técnicas:
Chevrolet Tracker LTZ 1.4 Ecotec | Chevrolet Cruze Sport6 LT 1.4 Ecotec | |
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.395 cm³, turbo e injeção direta, flex | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.395 cm³, turbo e injeção direta, flex |
POTÊNCIA/TORQUE | 150/153 cv a 5.600/5.200 rpm / 24/24,5 kgfm a 2.100/2.000 rpm | 150/153 cv a 5.600/5.200 rpm / 24/24,5 kgfm a 2.100/2.000 rpm |
TRANSMISSÃO | automática de 6 marchas, tração dianteira | automática de 6 marchas, tração dianteira |
DIREÇÃO | direção elétrica | direção elétrica |
RODAS E PNEUS | alumínio de aro 18" com pneus Continental 215/55 R18 | liga leve de aro 17" com pneus 215/50 R17 |
PESO | 1.413 kg | 1.310 kg em ordem de marcha |
PORTA-MALAS | 306 litros | 290 litros |
DIMENSÕES | comprimento 4.258 mm, largura 1.776 mm, altura 1.678 mm, entre-eixos 2.555 mm | comprimento 4.448 mm, largura 1.807 mm, altura 1.484 mm, entre-eixos 2.700 mm |
PREÇO | R$ 92.390 | R$ 91.890 |
Desempenho - medições Motor1
Aceleração | Chevrolet Tracker LTZ 1.4 Ecotec | Chevrolet Cruze Sport6 LT 1.4 Ecotec |
0 a 60 km/h | 4,1 s | 4,0 s |
0 a 80 km/h | 6,5 s | 6,2 s |
0 a 100 km/h | 9,3 s | 8,7 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h (3a.) | 6,7 s | 6,3 s |
80 a 120 km/h (4a.) | 6,5 s | 6,0 s |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 42,4 m | 38,4 m |
80 km/h a 0 | 26,8 m | 24,5 m |
60 km/h a 0 | 15,2 m | 13,9 m |
Consumo | ||
Ciclo cidade (etanol) | 8,3 km/l | 8,2 km/l |
Ciclo estrada (etanol) | 11,0 km/l | 11,3 km/l |
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com
*Obs: algumas imagens são do Cruze Sport6 LTZ