Carro básico com algo a mais é um equilíbrio difícil de ser atingido. Depende muito do carro e do quanto o público dele está disposto a pagar o extra pelos itens adicionados. Mas algumas montadoras acertaram a conta. O Peugeot 208 Style, por exemplo, é um hatch de entrada com motor 1.0 aspirado que tem até teto-solar e ajudou o modelo a crescer nas vendas. A Hyundai também tem uma opção similar para o sedã HB20S.
O modelo, que recebeu a linha 2025 em maio, oferece a versão Limited Plus como uma das 4 dentro do catálogo do sedã compacto da Hyundai. Ainda usa o motor 1.0 aspirado de três cilindros em conjunto com um câmbio manual, mas com equipamentos extras. Com o motor mais simples, não cobra tanto quanto as versões turbinadas e automáticas.
O HB20S Limited Plus 2025 custa R$ 102.090, ou R$ 4.400 a mais sobre a básica Comfort Plus. Mais importante: R$ 12.900 mais em conta que a versão mais barata com motor turbo e transmissão automática, a Comfort Plus 1.0 TGDI AT. Até aí, tudo muito bacana, mas uma versão "kit dignidade plus" ainda é algo que faz sentido em pleno 2024, ou ar, direção, vidro e trava do kit dignidade normal pagando menos ainda é a resposta?
Vamos lá, o HB20S mais básico já é bem equipado. Tem trio elétrico, ar-condicionado, direção elétrica, 6 airbags, ajuste de altura para o banco do motorista, volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, assistente de partida em rampa, acendimento automático dos faróis, sistema multimídia com espelhamentos sem fios e controle de cruzeiro, entre outros. Há dez anos, seria uma versão de luxo na categoria compacta.
Pelos R$ 4.400 a mais, a Limited Plus tem alguns itens extras. As calotas são substituídas por rodas de liga-leve de 15"; a chave canivete vira presencial com partida por botão; o porta-malas recebe iluminação; os relógios do painel viram instrumentos digitais e aquela visibilidade ruim da janela janela traseira vira sensor de estacionamento traseiro. O carro ainda ganha o Blue Link, conjunto de sistemas conectados e monitoramento remoto que integra ainda botão de ligação de emergência.
Motor 1.0 aspirado do Hyundai HB20S Limited Plus 2025
Ao não pagar R$ 12.900 a mais pela versão Comfort Plus turbo, o HB20S Limited Plus fica preso ao motor 1.0 12V flex aspirado com três cilindros, o mesmo que acompanha as versões básicas da família HB20 desde seu lançamento em 2012. Ele já passou por diversas atualizações e hoje entrega 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque quando abastecido com etanol, números que caem para 75 cv e 9,4 kgfm com gasolina. E a única opção de câmbio é manual de 5 marchas.
As medidas entregam a origem compacta do HB20S. São 4.325 mm de comprimento, 2.530 mm de entre-eixos, 1.720 mm de largura e 1.470 mm de altura. A vantagem do sedã é o terceiro volume, com o porta-malas podendo abrigar até 475 litros de bagagens. O sedã da Hyundai também é leve, com somente 1.019 kg.
Há muitos anos, o sinal de que você não tinha dinheiro para versão completa estava escancarado nos botões em branco no painel. Hoje, está mais escondido embaixo do capô. Itens de tecnologia são mais baratos que colocar e calibrar um turbo e praticamente não existem mais carros no Brasil saindo de fábrica sem ar-condicionado. O conforto está relativamente nivelado, desempenho não.
Não me interpretem mal, na maior parte do tempo os 80 cv com etanol do HB20S vão resolver. O carro é leve e no uso urbano o sedã atende bem. A diferença aparece mais na estrada. A 120 km/h o conta-giros já marca 4.000 rpm e ultrapassagens e retomadas ainda precisam de planejamento, principalmente com o carro carregado e em aclives.
Console central do Hyundai HB20S Limited Plus 2025
O câmbio não é dado às trocas rápidas, é preciso desenhar bem o movimento da alavanca. Fazer uma redução de terceira para segunda marcha ao entrar numa rodovia e engatar a quarta por engano com um caminhão chegando é algo que aconteceu mais de uma vez e o fato de o pequeno tricilíndrico entregar pouco torque em rotações baixas não ajuda.
Mais especificamente, atinge-se o pico de torque a 4.500 rpm e é preciso cravar o pé e ter fé que a rotação virá. E se vocês fizeram as contas, manter 120 km/h na estrada deixa o motor trabalhando abaixo do pico de torque. Você vai perder embalo em aclive e, se estiver carregado, vai ter que reduzir. Ao menos está muito melhor que o temerário e fraco desempenho dos populares 1.0 de 40 cv nos anos 1990.
Nas arrancadas, aparece uma escolha que a Hyundai claramente fez para passar em emissões. A rotação cai muito da primeira para a segunda marcha. Quando entra a segunda com o motor ainda perdendo giro e você solta a embreagem, o HB20S faz um balanço chato para frente e para trás enquanto o propulsor se esforça pra retomar a rotação.
Esse espaçamento maior entre as relações das marchas, ao menos, fez bem ao consumo. Em nossos testes, o HB20S registrou 8,7 km/l com etanol na cidade. Na estrada, aproveitando a melhor aerodinâmica da carroceria de sedã, o número saltou para 13,1 km/l mesmo trabalhando com rotação elevada.
De maneira bem resumida, se puder pagar mais pelo HB20S turbo, você será a pessoa dando faroletada em alguém na faixa da esquerda. Economizando com o aspirado, você será o alguém na faixa da esquerda levando uma faroletada. Essa é a vantagem básica que os que possuem maior poder aquisitivo terão na metafórica luta de classes rodoviária.
Desempenho à parte, o que sobra ao HB20S Limited Plus? Bem, ainda é um sedã. Então, se você gosta do HB20 e precisa de mais bagageiro, ele é a sua resposta. Até mesmo para trabalho em aplicativo continua sendo uma boa opção, com espaço relativamente bom nos bancos traseiros e porta-malas que acomoda um kit GNV ou uma eventual corrida para o aeroporto sem apertos.
A cabine tem um acabamento ok, até mesmo porque hoje em dia são raros os casos de carros com acabamento de fato ruim. O que pega é a escolha da Hyundai pelo tom cinza claro. Não dá uma sensação de amplitude como uma cabine realmente clara, nem requintada como uma preta. Fica um tom clínico, sem sal. Neutro, mas não no bom sentido.
Ainda há sinais de cuidado da Hyundai. O HB20S Limited Plus tem tanto a abertura mecânica interna para o porta-malas quanto elétrica por botão na tampa do bagageiro ou pela chave. Precisava ter os dois? Não, mas está lá. O silêncio e isolamento a bordo do HB20S também merecem destaque. Mesmo em alta velocidade e com giro alto, a cabine permanece serena. A suspensão, um pouco mais puxada para o firme, passa bastante segurança nas mudanças de direção, mas não é como se você tivesse 300 cv nas rodas pra se colocar em perigo.
Dos equipamentos extras, os que realmente vale a pena é o sensor de estacionamento, item que você pode comprar a versão básica e instalá-los como acessórios posteriormente. O Blue Link tive que pesquisar pra lembrar que existe e a chave presencial consigo viver perfeitamente sem. Na hora de ralar ou bater uma roda no buraco, eu prefiro uma de ferro com calota do que uma de liga-leve.
Bagageiro do Hyundai HB20S Limited Plus 2025
Preto no branco, vale mais a pena pegar o HB20S mais básico, Comfort Plus aspirado. É diferente do citado Peugeot 208 Style, que tem equipamentos que você não consegue instalar com facilidade depois. Você pode economizar a diferença pra ajudar a pagar o IPVA ou o seguro. Num financiamento, a diferença de valor na parcela realmente é pequena e pode valer a pena se os equipamentos extras da Limited Plus forem interessantes para você. De qualquer forma, o carro 1.0 está muito mais completo que há 10 anos, mas o cheirinho de carro de entrada é algo difícil de sumir.
Hyundai HB20S Limited Plus 1.0
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai: HB20 troca nome de versão turbo e ganha mais equipamentos
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Hyundai aumenta preços de HB20 e HB20S 2025 em mais de R$ 2.000
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Sedãs mais vendidos: Hyundai HB20S ultrapassa Volkswagen Virtus em maio
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Hyundai lança HB20, HB20S e Creta 2025: vejas os preços e o que muda