Existe vida no segmento premium além de BMW, Audi, Volvo e Mercedes-Benz? A resposta é sim, e a Lexus, como divisão de luxo da Toyota, tem como porta de entrada o interessante Lexus UX 250h. Lançado em 2019 e reestilizado em 2023, este SUV híbrido se caracteriza pelas dimensões compactas, design elegante, acabamento e bom nível de tecnologia.

O Lexus UX250h ostenta o título de menor carro da marca e, apesar de parecer mais um hatchback, sua classificação é um SUV - como muitos exemplos em nosso mercado. À primeira vista, o UX pode parece mais um hatch alto, o que o diferencia de SUVs mais tradicionais e volumosos. Essa característica confere ao UX um visual único e o torna uma opção atraente para quem procura um veículo premium compacto para sair do óbvio.

Com luxo, mas a confiabilidade Toyota

Apresentado em 2019, o UX rapidamente se tornou a porta de entrada para a Lexus, atraindo um público simpático ao Toyota Prius, mas com maior apreço pelo refinamento e segmento premium. Em 2022, a marca consolidou essa identidade híbrida, tornando o UX exclusivamente eletrificado.

O UX 250h atua no segmento de modelos como Audi Q3, Mercedes-Benz GLA e BMW X1, todos eles mais caros que o SUV compacto de luxo da Toyota, e com propostas diferentes, por assim dizer. Mas aqui, o japonês se diferencia pelo design peculiar, boa qualidade de construção e acabamento decente. 

Avaliação - Lexus UX250h
Avaliação - Lexus UX250h
Avaliação - Lexus UX250h

Com motorização exclusivamente híbrida, o UX 250h é construído sobre a plataforma GA-C. O sistema híbrido é composto pelo motor 2.0 aspirado associado a um propulsor elétrico para 184 cv de potência combinada. São três 3 modos de condução: Normal, ECO e Sport.

O design externo se apoia em linhas angulosas e uma aparência musculosa. Passa refinamento e ao vivo agrada mais que nas fotos. Pode até não ser uma unanimidade, mas é inegável que tem personalidade. Ponto positivo.

Avaliação - Lexus UX250h

Japonês premium

Internamente, chamou a atenção o cuidado com o acabamento, a qualidade dos materiais e o design sofisticado. A Lexus não decepciona com a cabine apresentando uma variedade de texturas, desde couro sintético macio nos painéis das portas e plásticos texturizados de bom gosto, até o preto brilhante ao redor da tela de informação e entretenimento. O ambiente é moderno, mas os já datados pinos de travamento das portas ainda estão lá. 

Os bancos dianteiros, revestidos em NuLuxe - uma opção mais ecológica, mas ainda com jeito de couro - , têm aquecimento e ventilação na versão Luxury. Outros recursos ​incluem carregamento sem fio para smartphones e um head-up display completo. Na atualização mais recente, a Lexus melhorou os itens de segurança com o pacote Lexus Safety System (LSS), que traz controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de faixa, sistema de colisão frontal, farol alto automático e alerta de tráfego traseiro e alerta de ponto-cego.

Avaliação - Lexus UX250h
Avaliação - Lexus UX250h
Avaliação - Lexus UX250h

Ágil, suave e econômico

Ao volante do UX 250h, a sensação inicial é de um carro na mão. Enquanto a suspensão trabalha bem nos pisos ruins, sem prejudicar o conforto, a dinâmica de modo geral superou as expectativas: o SUV compacto é bem calibrado, com pouca rolagem da carroceria nas curvas e firmeza nas retas - como um hatch. Na estrada, se destaca pela ótima estabilidade mesmo em velocidades mais altas.

No uso diário, é visível de que o trio motor 2.0/unidade elétrica/câmbio CVT conversam muito bem. Aqui não tem briga, a transição entre os modos elétricos/combustão é bem suave, quase imperceptível, sempre com entrega progressiva de potência. No trânsito carregado ou vias de velocidade mais baixa, o sistema híbrido prioriza o uso do motor elétrico, sempre que possível, ajudando no consumo. Já em velocidades mais altas, o motor a combustão entra em ação, garantindo desempenho bem satisfatório.

Avaliação - Lexus UX250h

E como estamos falando de um modelo híbrido, o consumo é dos pontos mais importantes. Nesse quesito, o UX 250h não decepciona dentro do que se espera para um SUV desse porte e faixa de potência. Mesmo usando o modo Eco na maior parte do tempo o desempenho não fica comprometido, ao mesmo tempo em que favorece a eficiência. Já o modo Sport prioriza o motor 2.0, aumentando um pouco consumo.  

Durante essa avaliação, marcou 14,1 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada, bons números, próximos dos dados anunciados pela fábrica no uso rodoviário e um pouco piores na condução urbana (16,6 km/l cidade - 14,7 km/l estrada) - mas aqui há uma ressalva: o rendimento urbano varia bastante conforme o tipo de uso e topografia (no nosso caso variou entre 13 km/l - 15 km/l). O tanque de combustível de 43 litros de combustível aliado ao sistema híbrido proporciona autonomia de 600 km na cidade e 625 km na estrada. 

Avaliação - Lexus UX250h

Mais hatchback que SUV

O Lexus UX 250h é um bom produto. Vendido como SUV/crossover pela Lexus, ele até peca pelo espaço de quem vai no banco de trás e capacidade do porta-malas (234 litros), sem contar a altura de rodagem um tanto baixa para um carro com essa proposta, mas que não chega a comprometer. No entanto, se você olhar para ele como um hatchback mais alto, que é o mais correto, ele agrada pelo desempenho dinâmico, pouca rolagem da carroceria, estabilidade e ótima dirigibilidade no geral, sem contar as qualidades de construção, acabamento e segurança.

O preço de R$ 313.990 da versão Luxury não é o que podemos chamar de barato, mas o deixa numa posição favorável perante eventuais concorrentes de marcas premium como Mercedes-Benz GLA ou BMW X1, considerando os equipamentos. Mas aqui devemos lembrar que os alemães tem uma proposta SUV mais real, para o bem ou para o mal. Tudo considerado, o UX 250h pode ser uma opção para sair do trival, e ainda cativa ao volante.  

Lexus UX 250h

Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.987 cm3, duplo comando com variador na admissão e escape, injeção direta e indireta, gasolina, + 2 motores elétricos
Potência e torque combustão: 152 cv a 6.000 rpm e 19,4 kgfm de 4.400 a 5.200 rpm; elétrico: 109 cv e 20,6 kgfm; combinados: 184 cv
Transmissão automático CVT com simulação de 6 marchas, tração dianteira
Suspensão McPherson na dianteira; Multilink na traseira; rodas de 18" com pneus 225/50
Comprimento e entre-eixos 4.495 mm / 2.640 mm
Largura 1.840 mm
Altura 1.520 mm
Peso 1.610 kg em ordem de marcha
Capacidades tanque: 43 litros; porta-malas: 234 litros
Preço como testado R$ 313.990 (Luxury)
Consumo de combustível cidade: 14,1 km/l; estrada: 14,5 km/l
Envie seu flagra! flagra@motor1.com