Ao fechar das cortinas de 2023, podemos contar diversos lançamentos importantes. A Ram Rampage foi um dos principais e mais esperados, com uma estratégia nova para a marca tão famosa por suas grandes picapes. Estreou o motor 2.0 turbo a gasolina nos produtos feitos no Brasil e com versões que remetem a suas irmãs maiores.
A Ram Rampage Rebel é a versão de entrada, se assim podemos dizer de uma picape que começa em R$ 244.790. Tem a opção de motor 2.0 turbodiesel, mas aqui vamos testar a Rebel com o motor 2.0 turbo a gasolina, um dos destaques da picape com seus 272 cv e que leva muitos compradores para as lojas, esta por R$ 254.790. Vale a pena economizar pela versão com visual fora-de-estrada com os mesmos equipamentos?
Para a versão de entrada, a Ram escolheu o estilo Rebel, presente nas picapes maiores, como a 1500. É marcado pelos parachoques sem pintura, a grade colmeia em preto fosco, rodas de 17" com pneus de uso misto e um estilo mais rústico. Por dentro, um acabamento mais sóbrio, com couro preto e detalhes escurecidos ou em cinza. É a mais discreta das versões da Rampage, sem perder a qualidade que trouxe nesse projeto.
Aqui, a Rampage Rebel está com o motor 2.0 turbo a gasolina, a grande estrela da picape. É o Hurricane4, o motor que já conhecemos do Wrangler e que estará no Compass e Commander em 2024. São 272 cv e 40,8 kgfm de torque que são distribuídos por um câmbio automático de 9 marchas e sistema de tração integral automática com função 4WD Lock e a reduzida pela primeira marcha.
No demais, a Rebel não tem nenhuma alteração mecânica ou estrutural das demais. Usa a plataforma SmallWide e mede 5.028 mm de comprimento, 2.994 mm no entre-eixos, 1.886 mm em largura e 1.780 mm na altura. Com este motor, a Rampage Rebel leva 750 kg na caçamba, ou 980 litros.
A engenharia da Stellantis fez diversas mudanças na SmallWide para a Rampage. Melhoraram o que conhecíamos da Fiat Toro e Jeep Compass e Commander, perceptível no comportamento de suspensão e dinâmica da Rampage. Acho justo dizer que é a segunda geração que a Fiat Toro gostaria de ter pela forma com que evoluiu.
A estrela de tudo é este 2.0 turbo. Tem força mais que suficiente para empurrar a picape, em alguns momentos até com certo exagero pelas reduções desnecessárias do câmbio para dar a sensação de ainda mais entrega a qualquer toque no acelerador. Em nosso teste, levou 7,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h - a Rampage R/T tem uma programação eletrônica diferente e, por isso, mais rápida que a Rebel. Retomadas na faixa de 5 segundos a colocam como uma das mais rápidas do nosso mercado.
A Rampage é aquela famosa picape-SUV. A suspensão foi ajustada para os 272 cv, com uma certa firmeza, mas mais confortável que a Rampage R/T. Não pula como as picapes com feixe de molas na traseira, mas isso já sabemos da Toro, por exemplo. É confortável e anda bem, mas o consumo é um ponto que serve para pensar: 6,3 km/litro na cidade e 11,9 km/litro na estrada, com um tanque de 55 litros.
Só que a Rampage é maior por fora que por dentro. O espaço interno não é seu forte, principalmente no banco traseiro, já que se aproveitou de para-lamas largos e truques de design para passar a impressão de ser maior do que realmente é. Ao menos tem um bom acabamento, seguindo um padrão que a Jeep colocou dentro da Stellantis com Compass e Commander.
O grande trunfo da Rampage é oferecer o mesmo pacote de equipamentos em todas as versões. Ou seja, você paga mais barato na Rebel e tem os mesmos itens da Laramie e R/T, diferenciando pelos estilo externo e alguns acabamentos. Ou seja, tem piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixas, alerta de colisão com frenagem automática, sistema multimídia com espelhamento sem fios, partida remota, entre outros.
Para quem está pagando R$ 254.790, subir para os R$ 265.990 da Laramie 2.0T ou os R$ 277.490 da R/T não deve ser um problema. Mas se quiser, mesmo assim, economizar, a Rebel, na minha opinião, tem até o visual mais legal e menos carregado da linha. É boa pra dirigir, um bom desempenho (apesar de pedir pra abastecer mais vezes...) e bem equipada.
Fotos: Mario Villaescusa (para o Motor1.com)
Ram Rampage Rebel 2.0T
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