Comparativo Ram Rampage Rebel vs. Ford Maverick FX4: Tradição em escala
Para um novo cliente, essa dupla aposta no desempenho e tecnologia com a herança do nome
Quando se fala em picapes, Ford e Ram são duas das marcas mais tradicionais, principalmente pelo tão cultuado "American Way Of Life" que inclui ter uma gigante de uma dessas marcas na garagem. Mas muitos fãs não podiam fazer isso por uma limitação de uso, espaço ou até mesmo dinheiro para chegar em Ford F-150 e Ram 1500, por exemplo. Ao mesmo tempo, não abrem mão do desempenho, dirigibilidade e tecnologia de um carro de passeio.
Nascem Ford Maverick e Ram Rampage para essa turma. No Brasil, o lançamento de uma fez a marca rever estratégias para a outra e aqui estão para um comparativo de tradição em uma escala menor. Ford Maverick FX4 e Ram Rampage Rebel usam motores 2.0 turbo a gasolina, preços próximos e carregam a tradição das irmãs maiores para convencer este novo picapeiro. Qual a melhor?
Espaço interno, caçamba e modularidade
Maverick e Rampage nascem de plataformas que sustentam SUVs, como Bronco Sport e Compass, e construção monobloco. Trazem elementos de design de suas irmãs maiores para passar aquela impressão de porte maior e o DNA da família, mas são bem diferentes em outros aspectos, indicados principalmente pelo seu projeto de origem.
A Maverick tem 5.110 mm de comprimento, ou 82 mm a mais que a Rampage, e 3.076 mm de entre-eixos, também 82 mm maior que a sua oponente. Mas a Rampage parece ser bem maior que a Maverick nas fotos por dimensões como a altura (1.780 mm vs. 1.733 mm) e largura (1.886 mm vs. 1.844 mm), além da própria altura livre do solo, com 264 mm contra os 218 mm da Maverick. Visualmente, a Rampage é bem mais imponente e faz a Maverick parecer pequena lado a lado.
Mas vamos com calma. A Maverick aproveita muito melhor o espaço interno e, no caso da Rampage, ela se limita bastante pela base SmallWide, mais antiga e limitada que a C2 da Ford. A largura da Rampage vem dos para-lamas, mas a cabine em si é muito similar ao que encontramos na Fiat Toro. A Maverick é bem arejada e não tem a sensação de aperto que a Rampage carrega, principalmente quando vamos para o banco traseiro e o espaço para as pernas.
Além disso, a engenharia da Ford projetou a Maverick para acomodar objetos em toda a parte, como os porta-objetos nas portas e abaixo do banco traseiro que fazem uma boa diferença no dia a dia. A Rampage herdou as peças do Commander e a saída é usar o console central alto para centralizar tudo, sendo um dos porta-objetos "camuflado", apesar de não faltar espaço.
Na caçamba, a Rampage tem a maior litragem, com 980 litros, e a maior capacidade em peso, de 750 kg. Mas se você vai levar objetos mais compridos, a Maverick tem 1.344 mm contra os 1.055 mm da Ram, que tem a largura um pouco maior (1.385 vs. 1.353 mm) e uma boa diferença na altura (595 vs. 516 mm). O vacilo das duas é não oferecer a capota marítima como item de série.
Na conclusão, empate. A Maverick tem maior espaço interno e melhor aproveitamento para modularidade, mas como estamos falando de picapes, a Rampage leva maior litragem e peso. Vai de cada tipo de necessidade do comprador.
Vantagem: empate
Acabamento e ergonomia
A Rampage nasceu para agradar o cliente brasileiro da Ram, acostumado ao luxo das 1500, 2500 e 3500. A marca não poderia oferecer qualquer coisa e, mesmo na Rebel, da versão de entrada, tiveram muito cuidado com materiais e montagem. Impressiona com couro, costuras e alumínio em diversos pontos.
A Maverick aposta em uma montagem bem feita e cores diferentes, como azul e marrom, apesar de não variar tanto os materiais. Usa bastante plástico, reflexo de seu posicionamento com modelo de entrada no mercado norte-americano - ela substituiu o EcoSport e é o Ford mais barato de lá -, mas não abriu mão de qualidade de montagem. Não impacta tanto visualmente quanto a Rampage.
A Maverick é menos carregada em botões. Para ajustar o ar-condicionado, um painel tradicional com a temperatura, e outros comandos mais abaixo no console central, enquanto a Rampage concentra bastante coisa em uma série de botões abaixo das saídas de ar. Nenhuma das duas é difícil de usar ou encontrar os comandos. Pelo acabamento mais cuidado e visualmente mais bonito, a Rampage leva esse quesito.
Vantagem: Ram Rampage
Equipamentos e conectividade
A estratégia da Rampage é oferecer o pacote mais completo em todas as versões, variando apenas a estética e alguns acabamentos. A Maverick chega ao Brasil em pacote único, mas já falamos algumas vezes aqui que ainda devendo opcionais que são oferecidos nos Estados Unidos e com menos que seu irmão SUV, o Bronco Sport.
O pacote da Ford Maverick FX4 inclui ar-condicionado de duas zonas, chave presencial com partida por botão, bancos em couro, painel de instrumentos misto com tela de 6,5", central multimídia com tela de 8" com espelhamentos Apple CarPlay e Android Auto por fios, faróis em LEDs com farol-alto automático, rodas de 17" com pneus de uso misto, engate para reboque, banco do motorista elétrico, câmera de ré e piloto automático.
A Rampage é mais completa, mesmo não considerando a parte de assistentes que falaremos no próximo quesito. Em conectividade, a central tem tela de 12,3" com espelhamentos sem fios e navegador GPS integrado, painel em tela de 10,3", partida remota, carregador por indução, retrovisor externo com rebatimento elétrico e interno fotocrômico e lanternas em LEDs. Por uma certa teimosia da Ford, a Rampage leva esse quesito.
Vantagem: Ram Rampage
Segurança e assistências
Apesar de dever alguns equipamentos, a Ford Maverick FX4 vem com os 7 airbags, alerta de colisão com frenagem automática, farol-alto automático, controles de tração e estabilidade e assistente de descida de rampas. Mas são ausências sentidas, e disponíveis nos Estados Unidos, são o piloto automático adaptativo, centralização de faixas, alerta de ponto-cego e tráfego cruzado e alerta de saída de faixas.
A chegada da Rampage pode fazer a Ford revisar essa lista. A Ram tem o pacote completo, com alerta de colisão e frenagem automática, alerta de ponto-cego, piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixas, além dos 7 airbags, sensor de estacionamento dianteiro, controles de tração e estabilidade e o assistente de descida de rampas.
Vantagem: Ram Rampage
Dirigibilidade, desempenho e consumo
Se você chegou com o interesse nessas duas picapes, este é um dos pontos que podem decidir sua compra. Em comum, Rampage e Maverick usam motores 2.0 turbo a gasolina bem semelhantes em tecnologias, com variadores de fase e injeção direta de gasolina. A Ford Maverick tem 253 cv e 38,7 kgfm, enquanto a Rampage chega aos 272 cv (19 cv a mais) e 40,8 kgfm (2,1 kgfm a mais).
Em transmissão, a Maverick está com o câmbio automático de 8 marchas e sistema de tração integral com seletor de modos de condução, enquanto a Rampage usa uma conhecida do nosso mercado, com 9 marchas, sendo a primeira marcha acionada apenas em situação de reduzida, e modo 4x4 com bloqueio do diferencial central em 50/50. A Maverick pode fazer esse bloqueio dependendo do modo selecionado, que atua em outros pontos, como câmbio, respostas do acelerador e controles de tração e estabilidade, enquanto a Ram tem o 4WD Lock, que ativa a marcha reduzida.
Pela vantagem nos números de potência e torque, a Rampage parecia ter tudo isso nas mãos, certo? Eu também achei. Para começar, um dos reflexos da plataforma C2 da Ford Maverick, mais moderna e recente, é ser um carro melhor para dirigir, mais equilibrado e confortável. A Rampage pode ser mais alta e macia, mas a Maverick foi unânime para todos que a dirigiram na nossa redação.
Isso pode ser uma questão de peso e rigidez de plataforma. A Rampage trocou diversos aços quando comparada a Toro, mas um ponto que a SmallWide ainda sofre é seu peso. Enquanto a Maverick está em 1.744 kg, a Rampage Rebel coloca 1.906 kg na balança uma diferença de 162 kg. E motor e câmbio querem compensar isso de qualquer forma em uso.
Na cidade, a Rampage chega a ser um pouco exagerada em reduções de marchas ao invés de aproveitar a mesa de torque, enquanto a Maverick lida melhor com isso e cresce de forma mais linear. O reflexo apareceu no consumo urbano, com 7,2 km/litro na Maverick e 6,3 km/litro na Rampage. Nenhuma das duas é exemplo, mas a comparação faz a diferença no bolso e vale também para o consumo rodoviário - 12,6 vs. 11,9 km/litro.
Na estrada, as duas dominam a faixa da esquerda. Respondem rápido a qualquer toque no acelerador e são imponentes, e com a Maverick mais baixa, passa mais confiança para abusar um pouco mais - se no fora-de-estrada a Rampage leva a vantagem pela altura, sua oponente dá o troco no asfalto e em números de aceleração e retomada.
Apesar da potência, Rampage Rebel foi prejudicada pelo seu peso, mais uma vez - vale lembrar que a R/T tem uma calibração diferente de motor e transmissão, então um novo teste foi feito com a Rebel. A Maverick arranca mais rápido, mas a Rampage reduz a diferença em velocidades médias, mas não o suficiente até os 100 km/h: enquanto a Ford cravou 7 segundos, a Rampage Rebel fez em 7,3 segundos. O mesmo vale para as retomadas, ambas na faixa dos 5 segundos.
Aqui, a Maverick leva a melhor. Mais equilibrada, mais rápida e econômica, se aproveitou bem do projeto global e mais moderno e mostrou para a novata do mercado que potência não é tudo.
Vantagem: Ford Maverick
Custo/benefício
A Rampage é mais equipada, mas custa R$ 29.990 a mais, sem considerar os R$ 6.000 de um pacote com sistema de som Harman Kardon, LEDs internos e banco do passageiro com ajustes elétricos. A sua chegada fez a Ford reduzir o preço da Maverick para justificar a diferença em equipamentos. Se você pensa em bolso, a Maverick economiza uma grana considerável, mas coloque na sua cabeça o que ela não oferece no pacote tecnológico tão completo, mas não vem pelada para a sua garagem.
Vantagem: Ford Maverick
Conclusão
A Ram Rampage leva o comparativo se olhar no geral, mas há duas considerações para os dois lados. A sua vitória não foi tão folgada quanto muito se julgou em seu lançamento, já que apesar de mais equipada, é mais cara, e seu motor mais potente não foi o suficiente para ser mais rápida ou, em pontos mais técnicos, a Maverick tem uma base mais moderna, mais trabalhada e mais equilibrada, além do maior espaço interno.
E se a Ford Maverick não levou, foi por certa teimosia da marca. Foi bastante prejudicada em conectividade e assistências ao motorista, que estão disponíveis como opcionais nos Estados Unidos e, mesmo se fosse mais cara, poderia virar esse jogo. É muito boa para dirigir e, com um pacote melhor, venderia ainda mais.
Fotos: Mario Villaescusa (para o Motor1.com)
Fichas técnicas
Ford Maverick 2.0T | Ram Rampage 2.0T | |
MOTOR |
dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.999 cm3, duplo comando com variador de fase na admissão e escape, injeção direta, turbo, gasolina
|
dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.995 cm3, duplo comando com variador de fase na admissão e escape, injeção direta, turbo, gasolina
|
POTÊNCIA/TORQUE |
253 cv a 5.500 rpm; 38,7 kgfm a 3.000 rpm
|
272 cv a 5.200 rpm; 40,8 kgfm a 3.000 rpm
|
TRANSMISSÃO |
automática com 8 marchas, tração integral automática
|
automática com 9 marchas, tração integral automática
|
SUSPENSÃO E RODAS |
McPherson na dianteira e multilink na traseira; rodas de 17" com pneus 225/65
|
McPherson na dianteira e Multilink na traseira; rodas de 17" com pneus 235/65
|
FREIOS | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira | discos ventilados na dianteira e traseira |
PESO | 1.744 kg em ordem de marcha |
1.906 kg em ordem de marcha
|
DIMENSÕES | comprimento 5.110 mm, largura 1.844 mm, altura 1.733 mm, entre-eixos 3.076 mm | comprimento 5.028 mm, largura 1.886 mm, altura 1.780 mm, entre-eixos 2.994 mm |
CAPACIDADES | tanque 67 litros; caçamba 622 kg/943 litros | tanque 55 litros; caçamba 750 kg/980 litros |
PREÇO | R$ 224.890 | R$ 254.790 |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR (gasolina) | ||
---|---|---|
Ford Maverick 2.0T | Ram Rampage 2.0T | |
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | 3,1 s | 3,5 s |
0 a 80 km/h | 5,0 s | 5,3 s |
0 a 100 km/h | 7,0 s | 7,3 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h em S | 5,1 s | 5,3 s |
80 a 120 km/h em S | 4,7 s | 5,2 s |
Consumo | ||
Ciclo cidade | 7,2 km/l | 6,3 km/l |
Ciclo estrada | 12,6 km/l | 11,9 km/l |
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