page ad skin

Primeiras impressões: Novo Ford Territory 2024 mudou d'água para o vinho

SUV cresceu, ficou mais espaçoso, potente e sofisticado e não nega que seus alvos são Jeep Compass e Commander

Frente e lateral do novo Ford Territory 2024

O novo Ford Territory 2024 mudou completamente para, desta vez, fazer bonito no segmento de SUVs médios. E não estamos falando apenas do visual, totalmente repaginado, mas também de sua essência. Maior, mais refinado, mais potente e com preço atrativo de R$ 209.990, chega atirando diretamente na direção de Jeep Compass e Commander apostando em seu amplo espaço e desempenho aprimorado. Será que consegue?

A primeira geração do Territory não negava a sua origem chinesa. Tanto que quase nada naquele SUV lembrava um Ford. Agora as coisas mudaram, a marca do oval azul parece ter assumido de vez o projeto e isso se nota em um SUV muito mais maduro, preciso e bem acabado. O visual também evoluiu para começar a ficar alinhado com os demais SUVs norte-americanos. Ao vivo, agrada bem mais que o antigo.

Visão frontal do novo Ford Territory 2024

Visão frontal do novo Ford Territory 2024

O que é?

Segunda geração do SUV médio da Ford produzido na China, o novo Territory 2024 cresceu. Agora são 4,63 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,70 m de altura e 2,72 metros de entre-eixos. O principal argumento da Ford contra os rivais Compass é Commander é o amplo espaço interno, principalmente para os passageiros traseiros. De fato, há mais espaço para as pernas, ombros e cabeça e a possibilidade de levar 3 pessoas adultas com conforto. 

Comparar com e Jeep Compass e Commander? A Ford posicionou o novo Territory como concorrente das versões Compass Série S, embora seja mais barato até que a Limited (R$ 213.690) e Commander Longitude (R$ 232.290), oferecendo mais espaço para passageiros da segunda fileira, nível de equipamentos semelhante e potência.

Traseira do Ford Territory Titanium 2024

Traseira do Ford Territory Titanium 2024

O Territory 2024 também recebeu modificações importantes no conjunto mecânico. Começando pelo motor 1.5 turbo a gasolina com injeção direta e comando de válvula variável, que foi praticamente refeito, passando do ciclo Miller para ciclo Otto, e teve sua potência ampliada para 169 cv de potência e 25,4 kgfm de torque. A transmissão, que também é nova, agora é automatizada de dupla embreagem com 7 marchas e fornecida pela Magna (não tem nada a ver com o antigo Powershift). A tração é sempre dianteira.

Design

O visual do Territory 2024 é um dos pontos mais chamativos do modelo. O SUV adota a mais recente linguagem visual da Ford, que é caracterizada por linhas fluidas e agressivas. Na frente, destaque para os faróis divididos em dois conjuntos, com luzes diurnas de LED integradas à grade e projetores abaixo.

Lateral traseira do Ford Territory 2023

Lateral traseira do Ford Territory 2023

As laterais são marcadas pelas rodas de 19 polegadas e pelas janelas amplas. O desenho abandona aquele estilo "tipo Evoque" por um mais sóbrio, mas SUV, com a linha do teto mais elevada. A traseira também é totalmente nova, com por lanternas estreitas e horizontalizadas, divididas pela tampa do porta-malas.

Acabamento

Se antes ser feito na China era um problema, hoje a história é muito diferente. Ao entrar na cabine do Territory você notará materiais de boa qualidade, desenho do painel cada vez mais internacional com traços modernos e bem acabado, ergonomia quase perfeita. Quase, pois no nosso contato notamos três pontos que merecem crítica: o acesso aos modos de condução é através da tela, o que exige atenção redobrada ao volante.

Ford Territory 2024

O segundo ponto é o peso leve da direção elétrica. É ótima para cidade, manobras e baixas velocidades, mas é desejável mais peso em velocidades mais elevadas. Não chega a ser desconfortável, mas transmitiria mais confiança ao acelerar.

Bancos confortáveis, com ajustes elétricos nos dois dianteiros (10 posições para motorista e 4 para passageiro) com ventilação são pontos positivos, mas a terceira observação é que a posição mais baixa do banco do motorista ainda é alta. Seguindo, duas grandes telas de 10,2 polegadas (painel de instrumentos e central multimídia) com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, ar condicionado de duas zonas, carregador por indução, câmera 360 graus, e teto solar panorâmico completam o ambiente interno.

Painel do novo Ford Territory 2024
Detalhe de acabamento interno - Territory 2024
Comandos no volante do Ford Territory 2024
Tela de 12,3 polegadas no Ford Territory 2024

No console, o seletor de marchas rotativo abre espaço para um bom porta-objetos na parte inferior do console. Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, 3 portas USB-A e 1 USB-C, controle áudio e telefonia além de um bom porta-copos estão disponíveis.

Como anda?

Nosso primeiro contato com o Ford Territory foi em um trajeto de cerca de 200 quilômetros, partindo da capital, São Paulo, rumo ao interior. Já na largada, trânsito intenso e as primeiras virtudes começam a aparecer: um carro muito mais silencioso que a geração anterior e bem mais esperto também.

Ford Territory 2024

Ford Territory está muito mais dinâmico

Se os números de potência não encantam aos olhos, agradam no acelerador. A Ford informa que o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e atinge velocidade máxima de 201 km/h, números que vamos conferir em breve nas nossas medições instrumentadas em ambiente profissional. 

Na prática, a nova transmissão de dupla embreagem dá vida nova ao Territory. Bem escalonada, oferece trocas de marchas suaves e rápidas. Na cidade, o SUV vai bem e oferece mais refinamento ao volante do que a dupla Jeep Compass e Commander. 

Ford Territory 2024

Motor 1.5 Turbo e câmbio de dupla embreagem dão vida nova ao Territory 

Na sequência, na boa rodovia Castelo Branco, muito bem pavimentada, apenas tive a reafirmação das boas impressões da cidade. Muito silêncio a bordo, motor e câmbio oferecem desempenho bem satisfatório para o porte e proposta. É um salto imenso em relação ao anterior.

Mesmo sendo um SUV grande, transmitiu confiança nas curvas com pouca rolagem da carroceria. A suspensão, McPherson na dianteira e Multlink na traseira, é bem calibrada e absorve bem as irregularidades do piso. O piloto automático adaptativo funciona bem, no entanto, o sistema de permanência em faixa é o de 1ª geração, o que significa que não tem centralização e fica corrigindo quando atinge o extremo da faixa de rolagem, de um lado para o outro. Lembra o que tinha no Ford Edge. Mesmo sendo limitado, gosto de usar em trechos de serras, pois serve como ajuda nas curvas contínuas.

Ford Territory 2024

Destaques são rodar silencioso e conforto a bordo do Territory 2024

Rodando em cidade e estrada sem preocupação com consumo, a média foi bem interessante: 10,1 km/litro após rodar por pouco mais de 200 quilômetros. O consumo do Territory 2024 divulgado é 9,5 km/litro na cidade e 11,8 km/l na estrada.

Quanto custa?

O novo Ford Territory 2024 custa  R$ 209.990. A lista de equipamentos de série do Territory 2024 é completa. O modelo vem equipado com telas de 12,3 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador de celular por indução, porta-malas com abertura e fechamento elétricos, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado de duas zonas, 6 airbags, câmera de 360 graus, piloto automático adaptativo, monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, assistente de permanência em faixa e frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão frontal.

Vale a pena? O Territory merece uma atenção especial pelo conjunto que oferece. Embora seja feito na China, é um modelo global refinado pela Ford e que é vendido em mais de 60 países. É o mais recente exemplo da evolução da indústria chinesa em fazer veículos de alta qualidade. Tem detalhes, mas são pequenos perto do custo x benefício que entrega.

Se vai tirar vendas do Compass e Commander? Quem fizer o teste no Territory com certeza terá uma grande dúvida. Se você conheceu o Territory anterior, vai perceber que o novo mudou d'água para o vinho.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários