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Teste: VW Polo GTS 2024 é o hatch compacto mais potente e cobra por isso

O conjunto do motor 1.4 turbo com a suspensão melhorada agrada, mas é difícil aceitar algumas ausências aos R$ 150 mil

VW Polo GTS 250TSI 2024

O Polo virou um carro multiuso dentro da Volkswagen. Vai desde o básico Polo Track, substituto do Gol, até o Polo GTS, com motor 1.4 turbo e uma proposta um pouco mais esportiva de uso diário. Ele caiu no gosto de um público que procura um hatch mais potente e um estilo diferente, sem dizer na quantidade de receitas de preparação que ele recebeu no aftermarket.

Com elementos de Polo GTI europeu, o nosso Polo GTS 2024 custa R$ 149.990. É muito dinheiro, mas é a forma mais, por assim dizer, barata de colocar algo com essa receita mais esportiva na garagem. Adianto que ele é divertido dentro do que se propõe, mas algumas falhas não foram corrigidas e que, dentro da própria marca, pode ter uma certa concorrência. 

VW Polo GTS 250TSI 2024

Estilo de GTI, mas sem motor 2.0 turbo

A sigla GTS é para as versões que recebem algumas mudanças para um lado esportivo, mas não chega a ser um GTI, por exemplo, que já tem um motor ainda mais potente e mais mudanças. No caso do Polo GTS, o motor é o conhecido 1.4 turbo, com injeção direta e duplo comando variável que rende 150 cv e 25,5 kgfm de torque com gasolina ou etanol. Seu câmbio é o conhecido automático de 6 marchas, aplicado em praticamente toda a linha VW.

Vou falar melhor sobre o que a engenharia fez para dar ao GTS um espírito consideravelmente diferente dos demais Polo, mas primeiro tiveram que o diferenciar em estilo. Na dianteira, trouxe os faróis em LEDs Matrix do Polo GTI europeu, assim como a grade com o filete iluminado e o parachoque, que abriga a curiosa luz em LEDs nas extremidades que não são faróis de neblina, mas marcam ainda mais o GTS, e se ligam com os faróis e o filete da grade. 

VW Polo GTS 250TSI 2024
VW Polo GTS 250TSI 2024
VW Polo GTS 250TSI 2024

As rodas de 18" um dia foram opcionais no Polo GTS, mas agora são de série e marcam as laterais (apesar de serem as mesmas antes da reestilização), que recebem uma pequena saia e o escrito GTS nos para-lamas, assim como a traseira mantém as antigas lanternas em LEDs e o parachoque com extrator, que guarda a ponteira dupla de escapamento. O discreto aerofólio na tampa também é exclusivo do GTS, que é identificado pelo escrito na tampa, logo abaixo do logo da Volkswagen, em posição central.

Por dentro, o volante é novo, com base reta, escrito GTS, costuras vermelhas e revestimento em couro. O painel recebe um acabamento em vinil preto com as costuras vermelhas, que combinam com os bancos esportivos, que sim, são diferentes da demais versões do Polo. O painel de instrumentos recebe um grafismo com detalhes em vermelho, acompanhado do sistema multimídia VW Play com espelhamento sem fios e um carregador por indução. 

VW Polo GTS 250TSI 2024

O hatch compacto mais potente

Entre os hatches compactos, o Polo é o único a ter uma versão além dos 1.0 turbo. Com isso, o Polo GTS é o mais potente dessa categoria, mesmo que seu preço vá bem além de qualquer um dos demais. A Fiat preferiu ter o Pulse Abarth, chamado de SUV, com 185 cv, e não um Argo, por exemplo. Para quem busca esta carroceria mais compacta, terá que ir direto ao concessionário VW e negociar um GTS.

Mas não foi simplesmente colocar o conjunto que está no T-Cross Highline, por exemplo. O câmbio teve o software recalibrado, para as trocas mais rápidas, assim como o do motor tem respostas mais rápidas ao acelerador e em como ele entrega força, já que a proposta do Polo é diferente do T-Cross. A suspensão recebeu molas e amortecedores mais firmes, assim como barra estabilizadora mais grossa e um eixo traseiro exclusivo para compor o conjunto. Os freios são os mesmos dos 200TSI (que não existe mais no Polo, aliás), com disco nas 4 rodas, ventilados na dianteira.

VW Polo GTS 250TSI 2024

Ou seja, a engenharia fez o Polo GTS como um conjunto equilibrado de carro de uso diário com algo de esportivo. No dia a dia, o seletor de modos de condução Eco e Normal fazem a dupla de motor e câmbio trabalharem para a eficiência e para o conforto nas trocas de marchas e em como o motor responde aos comandos do acelerador. Funciona bem e rodar no Polo GTS exige mais cuidado com as rodas de 18" para não danificar os baixos pneus 205/45, já que a suspensão ainda mantém uma boa absorção dos impactos.

O 1.4 turbo disponibiliza uma boa dose de torque já a 1.500 rpm, algo bom nas arrancadas e que permite ao câmbio fazer as trocas logo cedo. O motor 4-cilindros trabalha quieto e com pouca vibração, assim como as trocas de marchas são suaves. Em consumo, os 8,4 km/litro (com etanol) e 11 km/litro na estrada não ficam muito longe do que encontramos em um hatch 1.0 turbo, por exemplo, considerando a potência e torque extras. 

VW Polo GTS 250TSI 2024

Melhor que um SUV, mas pega no bolso

A Volkswagen soube fazer um bom Polo. A plataforma MQB-A0 é boa parte responsável por criar um hatch com boa dinâmica e bom trabalho de suspensão. O conjunto mais firme do GTS não prejudica o conforto, mas dá uma estabilidade e melhores respostas aos comandos no volante que as demais versões. O motor 1.4 turbo sobra neste pacote, mesmo quando selecionamos o modo Sport.

Não é um canhão, chegando aos 100 km/h em 8,5 segundos, mas se esforça. Quando no modo Sport, o câmbio faz as trocas um pouco mais rápido e um emulador de ronco faz o parabrisas vibrar numa frequencia que parece ser um ronco mais grosso no escape - que bem que a VW poderia fazer um sistema no próprio escape, já que estamos falando de uma versão esportiva. Não é difícil aproveitar bastante do GTS em curvas, com um vetorizador de torque disponível para ajudar no contorno das mais fechadas, além de um bom conjunto de freios e uma direção bem calibrada. 

VW Polo GTS 250TSI 2024
VW Polo GTS 250TSI 2024

Até se você quiser algo a mais no uso diário, ele vai além dos 1.0 turbo. Aquela mudança de faixa ou ultrapassagem é bem mais tranquila com mais força e maior estabilidade, principalmente quem irá o utilizar mais em estradas, por exemplo. A potência e o torque a mais proporcionam isso sem tirar o conforto e a usabilidade de um hatch normal ao não se colocar como um esportivo mais extremo. É um esportivo de entrada, por assim dizer.

Mas existe uma questão sobre sua oferta de equipamentos. Ele deve itens como piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática e até mesmo 6 airbags no lugar das 4 bolsas. São itens que um Virtus Exclusive, de R$ 150.990, oferece e pode roubar o cliente do irmão. É como pagar R$ 32 mil a mais que um Polo Highline 170TSI para levar a potência extra e os ajustes específicos, além do visual diferente e os faróis especiais. Faria isso?

Como toda versão esportiva, não é a escolha racional. Cobra alto por um pacote que não se difere tanto do Polo Highline, e fica devendo itens até diante de concorrentes de outros segmentos nesta faixa de preço, mas é aquele carro feito para agradar um nicho de clientes que são mais emocionais, mas não chegam ao bolso de ter um esportivo de marcas premium e abrem mão de alguns aspectos para levar outros. 

Ps: e depois te conto como ele se sai diante do Fiat Pulse Abarth. Fique ligado!

Fotos: Mario Villaescusa (para o Motor1.com)

VW Polo GTS 250TSI

Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.395 cm3, duplo comando de válvulas com variador na admissão e escape, injeção direta, turbo, flex
Potência e torque 150 cv de 4.500 a 5.000 rpm (E)/ 5.000 a 5.250 rpm (G); 25,5 kgfm de 1.500 a 4.000 rpm (E)/ 1.500 a 3.800 rpm (G)
Transmissão automático de 6 marchas, tração dianteira
Suspensão McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira; rodas de 18" com pneus 205/45 R18
Comprimento e entre-eixos 4.074 mm; 2.566 mm
Largura 1.751 mm
Altura 1.481 mm
Peso 1.220 kg em ordem de marcha
Capacidades tanque 49 litros, porta-malas 300 litros
Preço de entrada R$ 149.990
Aceleração 0 a 60 km/h: 3,8 s; 0 a 80 km/h: 5,7 s; 0 a 100 km/h: 8,5 s
Retomada 40 a 100 km/h (em S): 6,0 s; 80 a 120 km/h (em S): 5,6 s
Consumo de combustível cidade: 8,4 km/litro ; estrada: 11,0 km/litro (etanol)
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