O Toyota Corolla Cross é um produto global que, como acontece na maioria das vezes, tem suas diferenças locais. No Brasil, por exemplo, tem versão híbrida desde seu lançamento em 2021. Nos Estados Unidos, a opção eletrificada chegou apenas agora, mas já bem diferente do SUV médio que temos por aqui.
Além da uma leve mudança visual, este Corolla Cross norte-americano recebeu um sistema híbrido que, diferente do Brasil, serve como opção mais potente e esportiva do catálogo. São quase 200 cv no conjunto, em um sistema de tração integral, com o motor a combustão 2.0, enquanto o brasileiro está com o 1.8 flex. Quais são as outras diferenças?
Para a versão híbrida, a Toyota deu um design exclusivo, com uma frente única com uma grade na parte inferior e um nariz mais destacado, uma forma de identificar que aquela é uma versão eletrificada. Para mim, é até mais atraente e foge do tradicionalismo das versões normais e do SUV no Brasil.
Para marcar seu estilo mais esportivo - quem diz isso é a Toyota, não eu -, o Corolla Cross Hybrid é tem rodas exclusivas, logos de detalhes externos em preto, pintura em dois tons com o teto preto e uma nova cor, este amarelo chamado Acidic Blast.
Por dentro, são menos mudanças. Na comparação com o Corolla Cross brasileiro, o norte-americano já mostrava um acabamento superior, com materiais suaves ao toque e até o freio de estacionamento elétrico. Nesta versão, os bancos recebem costuras azuis. No banco traseiro, saídas de ar-condicionado e, na versão mais cara, adiciona ar-condicionado em duas zonas e bancos com aquecimento na dianteira.
No interior, tem materiais de boa qualidade, embora faça uma mistura estranha de acabamentos e controles de com aspecto, como os metalizados na climatização e nos painéis, e botões de aspecto barato como dos aquecedores dos bancos e no volante. No porta-malas, o mesmo espaço do Corolla Cross apenas a combustão com tração integral, de 609 litros (a medição norte-americana considera até o teto), mas menor que o de tração dianteira, que não precisa abrigar os mecanismos ou a suspensão mais sofisticada, independente na traseira.
O conjunto híbrido deste Toyota Corolla Cross é bem diferente do utilizado no Brasil. Ele usa o mesmo 2.0 aspirado das demais versões com uma potência ligeiramente menor, com 152 cv e 19,2 kgfm de torque ante os 171 cv e 20,7 kgfm, e um câmbio CVT controlado eletronicamente no lugar do câmbio com a primeira marcha mecânica. Uma bateria de 4,1 kWh de íons de lítio envia energia para o motor elétrico no eixo traseiro, dando ao Corolla Cross um sistema de tração integral.
O Corolla Cross Hybrid tem 199 cv e chega aos 100 km/h na faixa dos 8 segundos, ou seja, mais rápido e potente que o a combustão. Embora pareça mais apimentado no geral, o motor ainda é barulhento, com a maior parte da culpa no CVT mantendo as rotações altas no uso urbano. Mas o verdadeiro objetivo deste novo conjunto é a economia de combustível e, neste aspecto, ele realmente impressiona.
A Toyota estima que o Corolla Cross Hybrid chega aos 19,3 km/litro na cidade, 16,1 km/litro na estrada e 17,9 km/litro no combinado, melhora considerável diante do Corolla Cross AWD 2.0. No ciclo misto ao redor de Carlsbad, California, vi facilmente 17 km/litro sem tentar dirigir de forma eficiente. Há um botão EV, mas como em outros Toyota híbridos, só pode ser ativado em baixas velocidades e não oferece um alcance realmente elétrico, durando apenas um breve período de tempo ou distância antes do motor 2.0 ligar.
Uma suspensão mais esportiva é outra mudança para este Corolla Cross híbrido. Na verdade, não seja realmente esportiva em comparação a um Corolla Cross normal, a qualidade de rodagem e conforto são melhorados - vale lembrar que o brasileiro usa eixo de torção na traseira, enquanto este usa um sistema independente. Amortecedores melhorados dão uma sensação mais suave no asfalto.
A direção é excessivamente leve, e o pedal de freio é maior com uma zona morta inicial grande, embora nenhuma dessas características deva importar para um comprador de Corolla Cross em qualquer lugar do mundo. Um seletor de modos de condução mais distinto seria uma boa melhoria.
Além do conjunto híbrido mais potente e o acabamento melhorado, com freio de estacionamento elétrico, há outros pontos que o Corolla Cross americano é melhor que o brasileiro. O sistema multimídia tem tela de 8" com bons gráficos e resolução, espelhamento Apple CarPlay e Android Auto, além de conexão 4G e spot WiFi. Há serviços como Apple Music e Amazon Music e assistente por voz da Toyota. Por outro lado, o painel com tela de 7" não é tão moderno, parece ter vindo de 2004.
Alguns desses pontos podem ser aplicados a uma reestilização do Corolla Cross no Brasil. Só não espere este conjunto do motor 2.0 com motor elétrico no eixo traseiro, pois encareceria o SUV em nosso mercado - hoje, com o 1.8, custa de R$ 201.690 a R$ 209.890. Não seria má idéia essa força extra, mas teria seu preço.
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