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Teste: Jeep Gladiator Rubicon é picape para uma vida dupla diferente

Picape foge do tradicional com soluções do Wrangler, motor V6 aspirado e alto poder fora-de-estrada

Jeep Gladiator Rubicon (BR)

As picapes tem diversos tipos de clientes. Há os que se preocupam com o quanto leva na caçamba em peso ou volume e também o quanto reboca. E há quem só queira o “estilo de vida” que elas oferecem. Vimos na década de 1990 e 2000 diversas VW Saveiro e Chevrolet Montana em versões para atrair quem não estava nem aí para a caçamba.

Este é o caminho da Jeep Gladiator. É a junção de quem quer um Jeep Wrangler mas gosta do estilo de uma picape, além de alguma versatilidade da caçamba como um extra para o uso fora-de-estrada, por exemplo. Aliás, você esquecerá que tem uma caçamba, como aconteceu comigo algumas vezes no período em que fiquei com esta Jeep Gladiator. E vou dizer: provavelmente seria a minha picape.

Jeep Gladiator Rubicon (BR)

Picape menos picape que há

Não entendam como uma ofensa o que direi aqui, mas o melhor da Jeep Gladiator é que pouco me lembrou uma picape. Se você já não curtiu isso, melhor atravessar o showroom e pensar em uma Ram 1500, por exemplo, ou Ford F-150 se quiser outra marca norte-americana. E lembrei quando, no lançamento da Gladiator no Brasil, os executivos disseram que não havia perigo da Jeep roubar um cliente da Ram. Faz sentido.

Para começar, seu estilo é único. Junta o aspecto do Wrangler, com os dois faróis redondos acompanhados da grade em 7 barras tão clássico da marca, os para-lamas destacados e as portas que podem ser removidas, assim como o teto em fibra, com uma caçamba. Não tem como ficar invisível no trânsito com essa mistura do passado com o moderno, dado pelos faróis e lanternas em LEDs.

Jeep Gladiator Rubicon (BR)

Dá para usar a Gladiator assim, só falta saber onde...

Apesar de não chegar a ter o tamanho das Ram 1500, a Gladiator é maior que as picapes médias tradicionais. São 5.591 mm de comprimento com 3.488 mm de entre-eixos. Uma S10, por exemplo, tem 5.361 mm e 3.096 mm, respectivamente. Apesar disso, não chega a ser incômoda de usar na cidade, por exemplo, com seus 1.894 mm de largura e 1.905 mm de altura. É bem mais sociável que as Ram, com os problemas em comum com as médias. 

Na caçamba, capacidade para 1.000 litros e 674 kg. Já estamos nos acostumando com essa característica das picapes importadas, que em troca oferecem uma capacidade de reboque alta. No caso da Gladiator, são 3.138 kg de reboque. Na unidade que testei, por exemplo, tinha uma dupla de carrinhos para carga, como se fosse um armário. Na linha 2023, recebe pintura de alta resistência como item de série, ainda ausente nessa unidade.

Jeep Gladiator Rubicon (BR)

Pronta para a vida dupla

Ao não ser tão grande como uma Ram, a Jeep Gladiator consegue ter uma vida quase normal nos grandes centros. Lógico que tive alguns problemas na hora de achar vagas onde ela cabia em locais como shoppings ou estacionamentos privados, mas nada que já não tenha acontecido com picapes médias. Seu maior diferencial foi ter nascido do Wrangler. 

Como assim? Sim, a Gladiator tem características que a tornam única como picape. A suspensão foi feita para o fora-de-estrada, com direito a amortecedores Fox com reservatório externo, equipamento bastante utilizado no aftermarket, além dos diferenciais Dana 44 no eixo dianteiro e traseiro e a barra estabilizadora que pode ser desconectada para aumentar o curso do conjunto. 

Jeep Gladiator Rubicon (BR)

O sistema de tração 4x4 é acionado por uma alavanca no console central, de forma mecânica. Tem as funções 4x2, 4x4 auto (que distribui a força de forma automática entre os eixos), 4x4H e o 4x4L, a caixa reduzida em uma relação de 4:1. O câmbio é automático de 8 marchas para completar este conjunto tocado pelo motor V6 Pentastar, um 3.6 aspirado de 284 cv e 35,4 kgfm de torque. 

Ou seja, é o Wrangler com caçamba e motor V6. Minha experiência fora-de-estrada com ela foi em uma viagem durante seu lançamento, com alguns pontos que seriam de maior dificuldade para uma picape média normal, mas que ela passou sem dificuldades. No painel, um botão pode desconectar a barra estabilizadora, bloquear os diferenciais (apenas o traseiro ou ambos) e ativar o Off Road+, que calibra acelerador e câmbio para um dos modos selecionados, dependendo do piso. Porém isso só será necessário em algo muito mais extremo, onde até pneus especiais serão necessários para aproveitar tudo. 

Mais show que o necessário?

A Jeep Gladiator pode ir para lugares onde poucos vão chegar, rodas sem as portas e teto e ser lavada por dentro com seus tapetes e locais para escoamento de água. Mas ainda é um carro que precisa ser utilizado. E nisso a Gladiator não tem muito o que pontuar como um problema. Pelo contrário.

Jeep Gladiator Rubicon (BR)

Na cidade, apesar do tamanho, ajuda o ângulo de esterço e cursos de suspensões. Passa por valetas e buracos como se fossem qualquer coisa, melhor até que picapes tradicionais. A direção não é tão direta e tem assistência hidráulica, mas o peso não chega a ser um problema para manobrar - que, aliás, é até melhor que uma Fiat Toro para colocar em vagas apertadas pelo ângulo de esterço. Tem câmera de ré e uma câmera dianteira com lavador para ajudar. 

O motor V6 aspirado não é o mais moderno, mas entrega boa parte do torque em baixas rotações e, quando realmente aceleramos, o ronco invade a cabine e empurra a picape com um câmbio de trocas suaves e praticamente imperceptíveis. É linear e confortável como o 2.0 turbo do Wrangler ainda não consegue ser. No nosso teste, chegou aos 100 km/h em 9,3 segundos, um número ok para esse porte e peso da picape. 

Confesso que achei que o consumo seria pior na cidade, mas cheguei aos 6,1 km/litro com gasolina. Longe de ser econômica, mas não existem milagres aqui, assim como os 8,6 km/litro na estrada. A aerodinâmica e os pneus de uso misto não colaboram na missão, além dos 2.261 kg de peso. 

A Gladiator tem ainda piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, sistema multimídia com tela de 8,4" com espelhamento e um bom sistema de som assinado pela Alpine com uma caixa que pode ser removida e levada com você para curtir um som bluetooth com os amigos. Apesar do visual rústico, entrega conforto e tecnologias o suficiente para animar ser um carro legal para o uso diário. 

Isso tem um preço: R$ 499.990. É uma das picapes mais caras do Brasil, só perdendo para as Ford F-150 e as suas primas da Ram, 1500 Limited, 2500 e 3500. Mas é para um comprador que quer um estilo de vida mais relacionado a um Wrangler, mas tem uso para a caçamba. Para quem quer se diferenciar nesta vastidão de picapes, é um prato cheio.

Jeep Gladiator V6

Motor dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em "V", 24 válvulas, 3.604 cm3, comando de válvulas no cabeçote (duplo em cada bancada), com variador na admissão, gasolina
Potência e torque 284 cv a 6.400 rpm / 35,4 kgfm @ 4.100 rpm
Transmissão automática de 8 marchas; tração 4x4 com reduzida e bloqueio de diferencial traseiro e central
Suspensão independente com braços sobrepostos na dianteira e eixo rígido na traseira; rodas de 17" com pneus 245/75
Comprimento e entre-eixos 5.591 mm; 3.488 mm
Largura 1.894 mm
Altura 1.905 mm
Peso 2.261 kg em ordem de marcha
Ângulo de entrada 43º
Ângulo de saída 26º
Altura do solo 268 mm
Capacidade de carga 674 kg
Reboque 3.138 kg
Capacidades 1.000 litros na caçamba; tanque: 83 litros
Preço como testado R$ 499.990
Aceleração 0 a 60 km/h: 4,1 s; 0 a 80 km/h: 6,3 s; 0 a 100 km/h: 9,3 s
Retomada 40 a 100 km/h (em D): 6,9 s; 80 a 120 km/h (em D): 6,6 s
Consumo de combustível cidade: 6,1 km/l; estrada: 8,6 km/l (gasolina)
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