O Brasil tem um grande apego com alguns modelos históricos. A VW Kombi é um dos maiores, com produção de 1950 a 2013 e serviços sendo prestado por unidades até hoje. Há também as peças de coleção extremamente valorizadas inclusive no mercado internacional, com diversas exportadas nos últimos anos.
A ID. Buzz não poderia ficar longe do Brasil por diversos motivos. Ainda em estudos de engenharia e de viabilidade em nosso mercado, tivemos um primeiro contato e demos uma volta com a Kombi elétrica, como é chamada até mesmo dentro da Volkswagen. Essa é uma das duas unidades que chegaram ao Brasil e está em sua versão mais completa, com diversos assistentes de condução, rodas de 20" e faróis LEDs Matrix, por exemplo.
A Kombi foi a inspiração para a ID.Buzz em diversos pontos. Além do formato da carroceria, como uma van, a pintura em duas cores, o grande logo da Volkswagen na dianteira e as aletas na coluna C remetem diretamente a Kombi. As portas laterais corrediças ganham um toque de futuro com a abertura e fechamento elétricos.
Por dentro, tem fitas nas colunas para ajudar a subir na ID.Buzz, como a Kombi. Feita sobre a plataforma MEB, 100% dedicada aos elétricos, tem piso totalmente plano. Entre os bancos dianteiros, um porta-objetos removível e, na fileira traseira, bastante espaço, com a possibilidade de instalar a terceira fileira no porta-malas, com diversas portas USB e easter eggs espalhados.
O motorista tem uma pequena tela sobre a coluna de direção com informações básicas e importantes. Os principais comandos e informações mais completas e complexas aparecem na tela do sistema multimídia, inclusive ar-condicionado de duas zonas, assistentes de condução com piloto automático adaptativo, assistente de faixas e alerta de colisão com frenagem automática. Quem diria que algo que se inspirou na Kombi ficasse tão moderno...
A ID.Buzz é feita sobre a plataforma MEB, que está nos demais modelos ID da Volkswagen. O motor é traseiro, com 204 cv e 31,6 kgfm de torque, o mesmo que está no ID.4. São 4,71 m de comprimento, que não é pouco, mas isso reflete também no espaço interno bastante generoso. A bateria é de 77 kWh com capacidade de recarga máxima de 170 kW.
A posição de dirigir é a coisa mais diferente da ID.Buzz. Mistura a sensação de uma minivan, com a frente curta, mas a ergonomia e conforto dos carros modernos. A grande área envidraçada ajuda a conduzir e manobrar, também com um ângulo de esterço bem generoso, bom para espaços apertados.
Nossa volta foi dentro da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP). Mesmo curto, deu para perceber um bom nível de conforto da ID.Buzz, apesar das rodas de 20", e um bom desempenho com seus 204 cv. É bem diferente da clássica Kombi, mas teria um espaço no mercado brasileiro principalmente com colecionadores e saudosistas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Novo Volkswagen Taos 2025 manterá motor 1.4 TSI em alguns mercados