Você pode ser o mais purista fã da Porsche, mas deve bastante aos SUVs Cayenne e Macan. O primeiro salvou a marca da falência nos anos 2000 e o segundo representa o volume (e dinheiro) que a empresa precisa para projetar mais e mais esportivos como a linha 718 ou o icônico 911. E isso inclusive no Brasil.
Apesar do bom ano do 911, com 614 unidades emplacadas, quem realmente deu dinheiro para a Porsche no Brasil foi o Macan, com 1.251 emplacamentos, mais do que muito modelo mais barato de outras marcas premium. Ao mesmo tempo, ao optar pelo Macan com motor 2.0 turbo, é a forma mais "barata" de ter um Porsche zero na garagem.
Em 2014, a Porsche aproveitou o sucesso do Cayenne para colocar mais um SUV em seu catálogo. O Macan é feito sobre a primeira geração da plataforma MLB, que já mudou no Audi Q5 para a Evo, por exemplo, e os efeitos disso falaremos mais adiante. Na versão de entrada, usa o motor 2.0 turbo, o EA888, em sua terceira geração com variador de abertura no escape - um motor bem parecido com o que a VW adotou no Jetta GLI a partir de 2022.
São 265 cv e 40,8 kgfm de torque distribuídos nas 4 rodas por um sistema de tração integral com câmbio PDK, de dupla embreagem, com 7 marchas. Ganhou 20 cv e 3,1 kgfm de torque nessa reestilização, que também trouxe no interior uma nova central multimídia, novo console central, novo volante e o relógio analógico, charmoso, no topo do painel. Por fora, novo parachoque dianteiro e traseiro, mais esportivos, uma leve mudança enquanto a nova geração não chega.
O Macan passou por poucas mudanças durante sua vida. Em quase 9 anos de carreira, envelheceu bem para sua idade com a ajuda de duas reestilizações pontuais como leves atualizações. Nesta, recebeu parachoques mais agressivos e por dentro se atualizou para se igualar ao Cayenne, por exemplo, sem comandos físicos no console central. A tela de 10,9" tem espelhamento Apple CarPlay e Android Auto sem fios.
Alguns pontos mostram a idade do Macan. Apesar de ser espetacular o conta-giros central, a tela lateral de informações é de baixa resolução e um pouco confusa. O velocímetro é analógico, algo que deve mudar na nova geração, e o digital abaixo do conta-giros é com visual bem antigo, mas funciona bem. O espaço interno, principalmente no banco traseiro, é limitado pela base mais antiga, ainda mais com o túnel central bem alto pro sistema de tração integral. Quer levar a família? Melhor pensar no Cayenne...
Há quem diga que o Macan com este motor não honra ser um Porsche. Não podemos dizer que um SUV com 265 cv e 40,8 kgfm de torque é sem graça, ainda mais com a assinatura da marca alemã em outros pontos, como a transmissão, suspensão e direção. Ao mesmo tempo, é a porta de entrada para ter um gostinho da empresa de Stuttgart.
Independente da versão, o Porsche Macan entrega uma sensação de esportivo ao motorista. O banco que abraça o corpo, posição baixa, volante bem alinhado e com a pegada que esperamos de um esportivo, com aletas para trocas de marchas em alumínio, além da sensação de cockpit pelo console central bem alto. Pode ser um SUV "de entrada", mas a assinatura Porsche existe desde seu primeiro contato com o carro.
Para dar a partida, apesar da chave presencial, ainda é necessário girar uma "chave" ao lado esquerdo do volante, como manda o figurino da marca - até o Taycan, apesar de ser um botão, é assim. Mesmo sem o sistema de escape esportivo, um opcional de cerca de R$ 16 mil, o ronco é interessante e sem exageros ao mesmo tempo. O 2.0 não soa como os V6 do Macan S e GTS, lógico, e para isso você terá que desembolsar até R$ 669.000, ou R$ 230 mil a mais.
No dia a dia, o Macan 2.0T é surpreendentemente dócil e confortável. Como um SUV, a altura do solo permite que valetas e alguns buracos sejam ignorados, mas ainda com certo cuidado pelas rodas - de série, com 19" e, neste caso, as opcionais de 20" - e para não danificar algum componente. Ainda estamos falando de um Porsche com partes em alumínio, então não o trate como um trator, certo?
A suspensão é de série com molas helicoidais, em sistema Duplo A na dianteira e multilink na traseira. De série também não há o seletor de modos de condução, mas custa cerca de R$ 6 mil e vale a pena com os modos Normal, Individual, Sport e Sport Plus. Mesmo não sendo um modelo cheio dos assistentes e itens que aumentam a capacidade esportiva, o Macan tem a direção bem direta, a carroceria que dobra pouco e o sistema de tração integral que distribui a força entre os eixos conforme a necessidade.
O Macan chega aos 440 cv no GTS, que usa a mesma estrutura do 2.0 turbo. Então com o 4-cilindros, é como se sobrasse carro para os 265 cv. Em nosso teste, chegou aos 100 km/h em 6 segundos com o controle de largada disponível com o pacote Sport Chrono. É um bom número, com muita ajuda da irretocável transmissão PDK, com as trocas rápidas e precisas - apesar da falta de fôlego do 2.0 turbo em altas rotações, muito melhor nas baixas e médias. Como comparação, o GTS fez o mesmo em 4,1 segundos com seus 440 cv.
Por não ter tanta potência, é mais fácil explorar os limites do Macan de entrada. Desenvolve velocidade - e se precisar, ainda faz 7,8 km/litro na cidade e 11,3 km/litro na estrada - e tem uma dinâmica de Porsche mesmo. Como já falei, falta fôlego em altas neste motor, mas irá sentir isso apenas se já conhecer as outras versões com o 2.9 biturbo V6. Se for seu primeiro Porsche, está bem servido.
Como todo Porsche, seu Macan 2.0T pode ir dos iniciais R$ 439.000 ao...quase infinito. Cores, rodas, pacotes de personalização de interior e exterior, pacotes de assistências de condução, sistema de som assinado, escapamento esportivo, fibra de carbono...tudo para você escolher e gastar.
O Macan de entrada é um bom SUV. Você paga para ter um Porsche na garagem e isso você tem. A idade pesa em alguns pontos, mas a atualização recente ajudou a segurar isso até aparecer uma próxima geração, já eletrificada. Até poderia falar para pensar em um Macan S de R$ 569.000 ou o GTS de R$ 669.000 e seu 2.9 biturbo, mas é um salto considerável até para quem está gastando essa faixa de preço. O 2.0 turbo seria um ótimo carro de uso diário, mesmo com toque de esportivos.
Porsche Macan 2.0T
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