Desde o Tracker que a Chevrolet não tinha um grande lançamento. A chegada da nova Montana 2023 é um passo até mais importante que o SUV de 2020, já que a marca é uma das mais conhecidas quando falamos neste segmento há décadas - mesmo que a nova Montana tenha uma proposta bem diferente de vida.
O lançamento da nova Chevrolet Montana acontece apenas em fevereiro de 2023, mas já tivemos a oportunidade de conhecer a picape, ainda apenas estática, e entender sua proposta, público e como ela quer concorrer ao mesmo tempo com Fiat Toro, Renault Oroch e Fiat Strada. Nosso primeiro contato foi com a versão Premier, a topo da gama, em pré-venda por R$ 140.490.
Marca de D20, S10 e Silverado, a Chevrolet precisava de uma picape para entrar nesse segmento de intermediárias, que ficam entre as compactas e as médias. De olho na Fiat Toro e Renault Oroch, a marca fez diversos estudos e clínicas com clientes do segmento e coletou os principais pontos de reclamação.
A Chevrolet diz que os clientes de picapes fizeram algumas reclamações principais: consumo, espaço interno e a entrada de água na caçamba, entre outras. Isso guiou o desenvolvimento da Montana, que no fim mais parece querer ser um SUV com caçamba que uma picape. Isso é bom ou ruim? Só o mercado irá dizer.
Não temos muitos detalhes técnicos sobre a Montana, mas vamos ao que está em nossas mãos. São 4,72 m de comprimento, ou 22 cm a menos que a Fiat Toro e quase a mesma coisa que a Renault Oroch, de 4,71 m. Como comparação, o Tracker tem 4,27 m de comprimento e 2,57 m de entre-eixos, sendo que a picape tem essa medida maior que o SUV, apesar de não divulgada. Esperamos algo pouco abaixo dos 3 metros.
A marca já falava durante o pré-lançamento em ter o maior espaço da categoria. De fato, a Montana tem um espaço suficiente para 4 adultos, mas não espere algo semelhante a um SUV compacto. Acomoda melhor que a Oroch, mas a Toro ainda é mais larga, por exemplo. Se os ocupantes da primeiras fileira forem mais altos, os da segunda terão problemas para se acomodar. Ao menos, há duas portas USB para recarga de smartphones.
Na caçamba, uma das reclamações de donos de picape, a Chevrolet promete a melhor vedação, praticamente um porta-malas. A capacidade de carga ainda não foi divulgada, mas deve estar na faixa dos 600 kg, e a litragem não é mistério: 874 litros, com direito a nichos nas laterais e iluminação, além de acessórios para dar modularidade ao espaço, como prateleiras e separadores. A tampa é leve e amortecida.
Em design, a Montana adota um estilo que remete aos modelos maiores, com faróis divididos em duas partes, sendo a superior luzes diurnas em LEDs, e faróis em LEDs na versão Premier. Mas percebemos que é mais suave, com linhas mais leves, mesmo sendo uma picape. É bonita e é maior por fotos que pessoalmente, o que pode ser bom no uso urbano para manobras, por exemplo. Na traseira, a tampa tem o nome Chevrolet em baixo relevo e chamativo, como as picapes tradicionais da empresa, e um parachoque que pode ser utilizado como apoio de pés.
Por dentro, percebe-se um cuidado superior no acabamento. No painel e nas portas, um tecido emborrachado melhora o aspecto geral, mas os plásticos são os mesmos dos irmão de plataforma. Deles também vieram elementos como comandos de ar-condicionado automático, alavanca de câmbio, comandos em geral e...o painel. É, nada de painel digital e nem mesmo do Tracker Premier. É a tela de duas cores do Onix Premier, simples para a proposta tecnológica da Montana.
O sistema multimídia até se integra ao painel em uma peça só, mas não tem o mesmo efeito interessante que está no Tracker RS chinês. A interface da tela de 8" é o mesmo, MyLink, com espelhamento sem fios e o OnStar, serviço de segurança e concierge da marca, ao menos nesta versão Premier.
Conhecemos a versão Premier da Montana. Na lista de equipamentos, chave presencial com partida por botão, ar-condicionado automático, 6 airbags, controles de tração e estabilidade, rodas de 17", bancos em couro, multimídia de 8" com espelhamento, alerta de ponto-cego, faróis em LEDs, carregador de smartphone sem fio, protetor de caçamba e capota marítima, entre os principais. Seu preço é de R$ 140.490.
O motor é o 1.2 turbo, de 3 cilindros, com 132 cv e 19,4 kgfm com gasolina e 133 cv e 21,4 kgfm de torque com etanol. O consumo com gasolina é de 11,1 km/litro na cidade e 13,3 km/litro na estrada. Com etanol, estes números são de 7,7 km/litro na cidade e 9,3 km/litro na estrada. Resta saber se isso tudo é real, além de mais informações, quando a nova Chevrolet Montana ser apresentada por completo.
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