A Nissan adotou uma estratégia interessante para a Frontier reestilizada. No topo da gama, a marca japonesa colocou duas versões, com propostas distintas. A Frontier Platinum tem estilo mais urbano, com detalhes cromados e rodas maiores, de olho em um cliente que procura luxo. Com o mesmo preço, a Frontier PRO-4X tem estilo mais esportivo e itens mais focados no fora-de-estrada.
Já testamos a Frontier Platinum. Dessa vez, a Nissan Frontier PRO-4X 2023 foi a escolhida, pelos mesmos R$ 323.890 na tabela atualizada, com lista de equipamentos semelhantes e algumas adições para o uso mais pesado no fora-de-estrada, além do visual mais descolado e chamativo. Vale a pena? Para quem?
A versão PRO-4X foi uma das principais novidades da Frontier reestilizada. Como todas as demais, chegou com o novo visual da picape média, que ficou bem mais atraente e com uma identidade mais forte. Na dianteira, a grade é grande e, na PRO-4X, recebe acabamento preto, assim como as capas de retrovisores, logos e outros detalhes. Os faróis são em LEDs em 4 pequenos pontos, algo marcante na picape. Na traseira, novas lanternas com assinatura em LEDs e tampa traseira renovada, assim como um parachoque com degrau.
No lugar das rodas de 18" com pneus mais urbanos da Frontier Platinum, a PRO-4X recebe rodas de 17" e pneus de uso misto, 255/65, atendendo a proposta de um uso mais pesado na terra. Por dentro, bancos em couro com o identificação da versão e o volante com o logo da Nissan em preto e vermelho. Bloqueio do diferencial traseiro é exclusivo da PRO-4X na linha.
O motor é o mesmo. O 2.3 biturbo diesel tem 190 cv e 45,9 kgfm de torque, ligado ao câmbio automático de 7 marchas com sistema de tração 4x4 e reduzida. Recebeu a injeção de Arla32 para atender as normas de emissão do Proconve L7, além da reprogramação do motor, que não mudou os números de potência e torque. Na caçamba, capacidade de 1.030 kg ou 1.054 litros, mas não há capota marítima ou protetor como itens de série.
Apesar da renovação visual e dos detalhes que a PRO-4X tem, a Nissan Frontier é praticamente a mesma que conhecemos há um tempo. A picape média recebeu mudanças na dianteira e traseira, mas o interior é praticamente o mesmo. Isso é bom? Mais ou menos, para ser bem sincero.
De positivo, o painel de instrumentos recebeu uma tela de alta definição com 7", que deu um ar tecnológico. O novo volante, inspirado no Kicks e com base reta, também foi uma boa jogada, tanto para o visual quanto para a ergonomia - pena que a coluna só se ajuste em altura. O sistema multimídia com tela de 8" tem espelhamento (Apple CarPlay e Android Auto) com fios e a interface é um pouco confusa em alguns momentos, um reflexo de algo já mais antigo na comparação com a concorrência.
A Frontier também recebeu algumas mudanças no console central, mas o restante é a mesma base. O painel no geral tem plástico rígido e aplicações de preto brilhante, mas é fato que já está datado, principalmente pela aparência do plástico. Toyota Hilux e Mitsubishi L200 Triton Sport passam uma melhor sensação. O espaço no banco traseiro é bom, com duas saídas de ar-condicionado e uma porta USB para recarga de aparelhos.
Entre todas as picapes médias que já dirigi, a Nissan Frontier sempre foi uma das minhas favoritas. Nunca foi a mais potente, mas outros aspectos me agradam no uso, principalmente urbano e rodoviário. Na reestilização, a Frontier recebeu reforços no chassi para ficar mais rígida e com melhores respostas de suspensão, além dos freios a disco no eixo traseiro, que mantém a suspensão com molas helicoidais no lugar do clássico feixe.
Justamente essa base de chassi e suspensão que mais me agradam. No uso urbano, é bem mais suave principalmente quando encontramos aquelas ruas que mais parecem campos de batalha de tanto buraco. Não chega a ter as respostas de um carro de passeio, mas se aproxima bastante, com as limitações impostas por uma arquitetura de chassi-carroceria, que recebeu coxins melhores nos pontos de fixação, além do próprio eixo rígido e atender a capacidade de carga e fora-de-estrada.
A direção ainda é hidráulica, algo que as picapes não abandonaram por completo ainda. A reclamação vai mais pela falta de regulagem de profundidade da coluna que pelo peso do conjunto. Para uma picape, a Frontier reponde bem aos comandos e a própria suspensão acha um ponto de equilíbrio entre rolagem e conforto, muito pelo sistema multilink no eixo traseiro. Em velocidades mais altas, é uma das que melhor se comunica com o motorista e passa boa segurança, mesmo na PRO-4X e seus pneus de uso misto.
Um fator importante se você já conhece a Frontier. O 2.3 turbodiesel manteve a potência e torque, mas é perceptível que a picape perdeu um pouco com a recalibração. O câmbio de 7 marchas ainda faz as trocas de forma suave e se esforça para jogar a força no chão, mas a Frontier está mais mansa, com resposta mais lentas principalmente nas retomadas e em velocidades mais altas, onde ela brilhava bastante apesar da potência menor que a maioria das concorrentes. O 0 a 100 km/h foi de 10,7 segundos para 11,8 segundos em nossos testes, para exemplificar.
O pacote de equipamentos da Frontier PRO-4X é bom. Como uma versão topo, tem chave presencial com partida por botão, ar-condicionado automático de 2 zonas, faróis em LEDs, acendimento automático dos faróis, banco do motorista com ajustes elétricos, seletor de modos de condução (Standard, Sport, Off Road e Tow), retrovisor interno fotocrômico, teto-solar, citando os principais.
Na parte de segurança, a Frontier tem 6 airbags, controles de tração e estabilidade com assistente de subida e descida, alerta de colisão frontal com assistente de frenagem, alerta de atenção do motorista, alerta de tráfego cruzado na traseira, alerta de ponto-cego, farol-alto automático e câmeras 360 graus com detector de objetos em movimento. Isso tudo custa R$ 323.890, e você ainda terá que colocar a capota marítima e protetor de caçamba a parte.
Não é a mais barata nem a mais cara entre as topo de linha das picapes médias. É confortável, tem bom pacote de equipamentos e desempenho bom. A Nissan trabalha para aumentar a rede, um ponto importante para o consumidor deste segmento, principalmente fora das grandes capitais e que acaba prejudicando as vendas da Frontier. Não é a melhor picape do segmento, mas tem boas qualidades bem específicas, apesar de já sentir a idade do projeto enquanto concorrentes já se mostram em novas gerações.
Nissan Frontier PRO-4X
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Será uma picape emocionante", diz Nissan sobre nova Frontier
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Nissan Frontier terá produção suspensa na Argentina por três semanas
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Nissan Frontier 2025 tem R$ 39,6 mil de redução de preço em promoção
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Nissan Frontier 2025 amplia robustez e ganha nova multimídia nos EUA