Comparativo Polo vs. Onix vs. HB20 vs. City Hatch: Qual o melhor dos completos?
A renovação do VW o colocou mais perto dos concorrentes e é hora de ver onde cada um se destaca em suas versões mais caras
"Se você não pode contra seus inimigos, junte-se a eles". Essa frase deveria estar gravada no novo VW Polo 2023, que percebeu que continuar como estava não iria o ajudar a vender mais. Como resolver isso? Pegue os seus concorrentes principais e olhe o que deu certo para eles e o que trazem para agradar seus consumidores, principalmente o preço.
Vamos entender isso? Juntamos o VW Polo Highline (apenas nas fotos externas que foi utilizado um Polo Comfortline) com as versões topo de linha dos nomes mais lembrados entre os hatches compactos: Chevrolet Onix Premier, Hyundai HB20 Platinum Plus e Honda City Touring. Em comum, pacote de equipamentos recheado e preços acima dos R$ 100 mil, com certa folga. Qual o melhor conjunto?
Espaço e praticidade
Até a chegada do City Hatch, o Chevrolet Onix era o maior dos hatches compactos. Seus 4,16 m o destacavam diante de HB20 (4,01 m) e Polo (4,07 m), mas o Honda foi apresentado com 4,34 m, uma considerável diferença. O mesmo vale para o entre-eixos, com os 2,60 m do Honda contra os 2,53 m do HB20, 2,55 m do Chevrolet e 2,56 m do Volkswagen. Mas a questão do espaço interno vai além.
Banco traseiro do Honda City Hatch
Banco traseiro do Chevrolet Onix
Banco traseiro do Hyundai HB20
Banco traseiro do VW Polo
Polo e HB20 são os menores. O Hyundai ainda tem um espaço para as pernas aceitável, mas o Polo é o mais apertado do comparativo, ainda mais quando o comparamos com City e Onix. Por outro lado, são os maiores porta-malas, com 300 litros, enquanto Chevrolet e Honda estão na faixa dos 270 litros, uma diferença que pode impactar a decisão de uma família com criança pequena, por exemplo. Polo e City oferecem a saída de ar-condicionado para o banco traseiro.
Nessa briga particular entre Onix e City, o mais novo leva a melhor. O Onix tem um amplo espaço traseiro que já o destacou no segmento quando foi apresentado, comparado aos hatches médios da geração anterior. Comparado com HB20 e Onix, a diferença está no assento, mais curto, mas que acaba abrindo espaço para a sensação de espaço, apesar de mais desconfortável.
Porta-malas do VW Polo com 300 litros
Porta-malas do Honda City Hatch com 268 litros
Porta-malas do Chevrolet Onix com 275 litros
Porta-malas do Hyundai HB20 com 300 litros
O City leva este quesito com, desculpe o trocadilho, folga. É o maior entre-eixos do comparativo, com conforto para os ocupantes e amplo espaço. Tem o menor porta-malas, porém rebate com o Magic Seat, o sistema de bancos modulares que fez muito sucesso no Fit e permite diversas configurações de uso. Da até para colocar algumas mochilas embaixo do assento traseiro se não couber no porta-malas.
Vantagem: Honda City Hatch
Acabamento e equipamentos
Como escolhemos as versões topo de linha, o nível de exigência neste quesito é bem maior que se fosse um comparativo das versões de entrada. Polo, Onix e HB20 tem suas opções com motor 1.0 aspirado e pacotes mais enxutos, e isso pode até interferir em alguns pontos quando chegamos nos mais caros do catálogo.
Nenhum deles escapa do plástico rígido em painéis, consoles e acabamentos de portas. Apesar dos valores acima dos R$ 100 mil, carregam muito das suas versões de entrada, variando por alguns apliques de cores, algum tecido nas portas e detalhes para dar um ar mais refinado, ou ao menos tentar. City e HB20 passam uma sensação boa com montagem e materiais, ficando o Polo um pouco abaixo com algumas rebarbas em alguns pontos. O Onix acaba se baseando muito na sua proposta popular, mesmo na versão Premier, com pontos desalinhados e mais rebarbas que o Polo, principalmente onde as mãos tocam, e um apoio de braço sem revestimento. Detalhes...
Como estamos tratando de versões topo, temos alguns equipamentos em comum entre eles. Ar-condicionado automático (opcional no Onix Premier), chave presencial com partida por botão (com partida remota no HB20 e City Hatch), rodas de 16", controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas, direção elétrica com regulagem de altura e profundidade e outros itens "básicos", como vidros e retrovisores elétricos, computador de bordo e bancos e volante em couro, além de câmera de ré. HB20 e City chegam com rebatimento elétrico dos retrovisores externos, mas o Honda é o único sem carregador por indução.
A briga é equilibrada. Polo e City Hatch oferecem os faróis em LEDs, mas o VW não tem as lanternas em LEDs presentes no Honda, Hyundai e Chevrolet. O VW tem o painel de instrumentos digital de 10,25", enquanto o City tem 7", o Hyundai tem uma tela de 4,3" acompanhada de dois mostradores digitais e o Onix apenas uma pequena tela que nem colorida é, um peso da idade do único que não se renovou do comparativo. Retrovisor fotocrômico é algo que apenas o Polo oferece. Onix vem, como opcional, com o sistema de estacionamento automático.
Este é um quesito bem competitivo entre os nossos hatches compactos completos. É um jogo de perde e ganha entre eles, com pouca diferença em acabamento e nos pacotes. Não tem como cravar um que leve a vantagem o suficiente para não dar um empate, mesmo com quatro concorrentes.
Vantagem: empate
Conectividade e segurança
E o empate no quesito anterior vem por conectividade e segurança computarem um ponto separado em nossos comparativos. Começando pelo básico, ao menos todos tem controle de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas. O Polo oferece 4 airbags e fica na desvantagem diante das 6 bolsas dos demais, mudança que era esperada na reestilização do Volkswagen, mas não aconteceu.
Subindo o patamar, o Polo oferece a mais apenas uma frenagem automática pós-colisão. Enquanto isso, City Hatch e HB20 se colocam com alerta de saída de faixas com assistência de centralização e frenagem automática de emergência. O Onix dá o alerta de ponto-cego, como o Hyundai, enquanto o Honda tem apenas a câmera no retrovisor direito. O Hyundai alerta em saídas de ré sobre tráfego cruzado e o City Hatch tem piloto automático adaptativo, contra o piloto automático comum dos demais. Eles estão cada vez mais modernos para suprir o "fim" dos médios e a investida dos SUVs.
Todos oferecem sistema multimídia com espelhamento Apple CarPlay e Android Auto sem fios. Telas de 8" no Onix, HB20 e City Hatch, de 10,1" do Polo. A interface mais moderna e melhor resolução é realmente do VW com a VW Play, que oferece até uma parte de aplicativos dedicados e já não tem os problemas que apresentou no começo, como travamentos. Mas a ausência de mais itens de segurança, que existem nos SUVs da marca com a mesma plataforma, impede dar a vitória neste quesito para o Polo.
Vantagem: Honda City Hatch
Ao volante
Sempre que indicamos um carro para alguém, destacamos que é importante fazer um test drive na concessionária. Dentro de um mesmo segmento, cada modelo pode ter um comportamento específico e agradar tipos diferentes de motoristas, além de outros pontos como espaço interno e equipamentos. Afinal, nada adianta comprar um carro e não gostar de dirigi-lo, certo?
O mais diferente dos quatro hatches é o Honda City Hatch. O motor 1.5 aspirado vai no caminho contrário dos 1.0 turbo, assim como o cambio CVT com simulação de 7 marchas versus os automáticos tradicionais de 6 marchas. Seus 126 cv deixam o Honda como o mais potente, já que o Polo foi "rebaixado", mas os 15,5/15,8 kgfm de torque ficam abaixo dos demais.
No geral, o Honda é o mais neutro. Tem bom desempenho no uso urbano, uma suspensão confortável e silenciosa e o comportamento geral característico dos japoneses. O CVT trabalha as baixas rotações do 1.5 com injeção direta, linear até mesmo em aceleração total. Apesar de ser o mais potente, seu 0 a 100 km/h de 11 segundos o deixam mais perto dos 116 cv do Onix e Polo que dos 120 cv do HB20. O mesmo vale para as retomadas. O consumo urbano é, ao lado do Hyundai, o melhor e quase empatado com o Polo. Na estrada, pelo menor torque para manter velocidade e pedir mais aceleração, marcou 13,3 km/litro, mais que os 13,8 km/litro do VW.
O mais rápido é o HB20, o mais potente com seus 120 cv e 17,5 kgfm de torque. O cara de Piracicaba (SP) melhorou bastante nessa geração e se destaca em diversos aspectos. Não tem o câmbio mais rápido (nem o mais lento...), mas entrega uma aceleração abaixo dos 10 segundos e retomadas na faixa dos 7 segundos que deixam todos os demais para trás com certa vantagem. Empata com o Honda no consumo urbano, mas é o pior em regime rodoviário, com 11 km/litro apenas.
O Hyundai tem a suspensão mais "meio termo" dos quatro. Aponta para o conforto, não bate seco e a rolagem da carroceria é aceitável se você vai andar mais forte em algum momento. Não é tão neutrão como o Honda e já te anima um pouco mais, apesar da transmissão conservadora, e até nos faz ter uma certa curiosidade para dirigir a versão com este motor e câmbio manual de 6 marchas.
E entre Onix e Polo, que agora tem a mesma potência quando abastecidos com etanol? Nos números o Chevrolet acelera mais rápido, com uma relação de câmbio mais curta bem perceptível no uso. A ausência da injeção direta no Onix acaba atrapalhando o uso normal, com um torque que aparece mais tarde, fazendo o próprio câmbio manter a rotação perto das 2.000 rpm para parecer sempre acordado. O Polo é mais calmo e procura a marcha mais alta possível e há momentos em que nem reduz em acelerações.
O Polo acabou sendo o mais lento do comparativo, como o City. Por outro lado, há uma diferença considerável em consumo na comparação com o Onix, que está pagando por não ter a injeção direta e foi bastante prejudicado nas novas normas de emissões, principalmente em consumo. É o que mais gasta na cidade e, na estrada, só não bebe mais que o HB20, de 120 cv.
O mais dinâmico é o Volkswagen, aliás. Enquanto o Onix tem um comportamento de maior rolagem de carroceria e algumas batidas secas e a direção que pede um pouco mais de comunicação e fica devendo diante dos demais, o Polo tem a carroceria mais estável, apesar de algumas buchas reclamarem quando passam em buracos, e o vetorizador de torque coloca o carro dentro da curva. Também é o dono da direção mais comunicativa. Ainda é um carro para quem gosta de dirigir. Empate entre ele e o HB20, este pelo desempenho.
Vantagem: VW Polo e Hyundai HB20
Compra e manutenção
Chegou a hora de pagar a conta. Aqui que a toda a vantagem do City Hatch Touring "se vai". Como consideramos as versões mais completas, a convocação não poderia ser o EXL, que não tem os faróis fullLEDs nem os assistentes de condução, estes os responsáveis pela vantagem do Honda em segurança. É o que se destaca, mas cobra R$ 130 mil por isso, enquanto os demais estão entre os R$ 110 mil e R$ 115 mil.
O Onix é o mais barato, mesmo no Premier mais completo, mas não tem os faróis fullLEDs, aletas de trocas de marchas e outros equipamentos que encontramos nos demais. O Polo vale mais a pena pelos equipamentos e a mesma faixa de preços, mas o HB20 se destaca pelo pacote de segurança mais completo por cerca de R$ 5 mil a mais e mais barato que o Honda. Na relação custo/benefício, é o mais interessante.
Chevrolet Onix 1.0T | Honda City Hatch 1.5 | Hyundai HB20 1.0T | VW Polo TSI AT | |
10.000 km/1 ano | R$ 448,00 | R$ 389,83 | R$ 363,02 | R$ 722,69 |
20.000 km/2 anos | R$ 824,00 | R$ 612,65 | R$ 665,86 | R$ 802,46 |
30.000 km/3 anos | R$ 680,00 | R$ 758,00 | R$ 670,71 | R$ 712,46 |
40.000 km/4 anos | R$ 896,00 | R$ 1.646,57 | R$ 856,32 | R$ 1.416,72 |
50.000 km/5 anos | R$ 652,00 | R$ 648,83 | R$ 636,52 | R$ 722,69 |
TOTAL | R$ 3.500 | R$ 4.055,88 | R$ 3.192,43 | R$ 4.377,02 |
Na hora da manutenção, também leva a vantagem, seguido bem de perto pelo Onix. O Honda fica no meio, enquanto o VW Polo é o mais caro para se manter em 50.000 km ou 5 anos de revisões. Além disso, o Hyundai é o único com 5 anos de garantia, ante os 3 anos dos demais hatches compactos deste comparativo.
Vantagem: Hyundai HB20
Conclusão
Temos cenários diferentes para cada um. Quer um carro com mais espaço interno? Honda City Hatch, que também é o mais confortável. O HB20 é um meio termo, pois tem um pacote de equipamentos interessante e um preço intermediário, mas não tem tanto espaço como o Honda. O Polo é o mais dinâmico, apesar de não ser o mais potente, e é um agrado a quem gosta de dirigir, mesmo com menos potência. O Onix ficou sempre no meio termo e não se destacou, já precisando se renovar urgente e não depender apenas do nome para vender como vende.
O Volkswagen Polo se encaixou bem nessa nova formula para vender mais. É clara a inspiração em seus concorrentes, mas teve que ficar bem contido em equipamentos para fazer isso, ou estaria mais perto do City que do HB20 e Onix em valores. É o melhor hatch? Depende de quem está comprando e suas prioridades. O vencedor é quem está disposto a gastar esse valor por um hatch compacto completo com boas opções.
Fotos: Mario Villaescusa (para o Motor1.com)
Fichas técnicas
Chevrolet Onix Premier | Honda City Hatchback Touring | Hyundai HB20 Platinum Plus | Volkswagen Polo Highline | |
MOTOR | dianteiro, transversal, 3 cilindros, 12 válvulas, 999 cm³, duplo comando variável, turbo, flex | dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.497 cm3, comando duplo com variador na admissão, injeção direta, flex | dianteiro, transversal, 3 cilindros, 12 válvulas, 998 cm³, comando duplo variável, turbo, injeção direta, flex | dianteiro, transversal, 3 cilindros, 12 válvulas, 999 cm³, comando duplo variável, turbo, injeção direta, flex |
POTÊNCIA E TORQUE | 116 cv a 5.500 rpm; 16,3/16,8 kgfm a 2.000 rpm | 126 cv a 6.200 rpm; 15,5/15,8 kgfm a 4.600 rpm | 120 cv a 6.000 rpm; 17,5 kgfm a 1.500 rpm | 109/116 cv a 5.000 rpm; 16,8/kgfm a 1.750 rpm |
TRANSMISSÃO | automático de 6 marchas; tração dianteira | automática tipo CVT com simulação de 7 marchas; tração dianteira | automático de 6 marchas; tração dianteira | automático de 6 marchas; tração dianteira |
SUSPENSÃO | McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira; rodas de 16" com pneus 195/55 R16 | McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira; rodas de 16" com pneus 185/55 R16 | McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira; rodas de 16" com pneus 195/55 R16 | McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira; rodas de 16" com pneus 195/55 R16 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e tambor na traseira | discos ventilados na dianteira e tambor na traseira | discos ventilados na dianteira e tambor na traseira | discos ventilados na dianteira e tambor na traseira |
PESO | 1.113 kg em ordem de marcha | 1.180 kg em ordem de marcha | 1.110 kg em ordem de marcha | 1.146 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.163 mm, largura 1.730 mm, altura 1.476 mm, entre-eixos 2.551 mm | comprimento 4.341 mm, largura 1.748 mm, altura 1.498 mm, entre-eixos 2.600 mm | comprimento 4.015 mm, largura 1.720 mm, altura 1.470 mm, entre-eixos 2.530 mm | comprimento 4.074 mm, largura 1.751 mm, altura 1.471 mm, entre-eixos 2.566 mm |
CAPACIDADES | tanque 44 litros, porta-malas 275 litros | tanque 39,5 litros, porta-malas 268 litros | tanque 50 litros, porta-malas 300 litros | tanque 52 litros, porta-malas 300 litros |
PREÇO | R$ 109.730 (como testado) | R$ 130.700 | R$ 114.390 |
R$ 109.990 |
MEDIÇÕES MOTOR1.COM BRASIL | ||||
---|---|---|---|---|
Onix 1.0T AT6 | City Hatch 1.5 CVT | HB20 1.0T AT6 | Polo 1.0T AT6 | |
Aceleração | ||||
0 a 60 km/h | 5,2 s | 5,3 s | 4,3 s | 5,0 s |
0 a 80 km/h | 7,8 s | 7,8 s | 6,7 s | 8,0 s |
0 a 100 km/h |
11,1 s |
11,0 s | 9,6 s | 11,4 s |
Retomada | ||||
40 a 100 km/h em S | 7,6 s | 8,8 s | 7,0 s | 8,2 s |
80 a 120 km/h em S | 7,1 s | 7,6 s | 6,4 s | 7,5 s |
Consumo | ||||
Ciclo cidade | 8,0 km/l | 8,9 km/l | 8,9 km/l | 8,8 km/l |
Ciclo estrada | 12,9 km/l | 13,3 km/l | 11,0 km/l | 13,8 km/l |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Toyota do Brasil fará picape rival da Fiat Toro até 2027
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Nova geração do Ford EcoSport será lançada em 2025; veja o que sabemos
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Torre Porsche Design em Miami (EUA) está literalmente afundando
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas