Não existe moto perfeita, mas existem aquelas que podem ser perfeitas para você e suas necessidades. Só que uma moto "canivete-suíço", que faz tudo bem, não existe. Feita para ser o modelo mais barato da Royal Enfield, a Hunter 350 surpreendeu pelo que entrega no uso urbano, ainda mais considerando sua proposta acessível.
A Royal Enfield nos levou a Bangkok, Tailândia, para testar a nova Hunter 350. É uma cidade com clima úmido e quente. Abriga quase 11 milhões de habitantes e seu trânsito beira o caótico - condições estas que são muito similares às encontradas no Brasil. Agora vamos mostrar como a moto que tem preços partindo do equivalente a R$ 11.146 na Índia anda, lembrando que a novidade pode desembarcar no Brasil já em 2023.
A Royal Enfield Hunter 350 é a terceira da família a usar o motor monocilíndrico de 349 cm³, vindo após da Classic 350 e da Meteor 350. Ele produz 20,2 cv de potência a 6.100 rpm e 2,7 kgfm de torque a 4.000 rpm. Assim como nas demais 350 da marca, a transmissão é mecânica com 5 velocidades.
Como já foi notado em outras avaliações das motos 350 da Royal, o eixo contrabalanceiro usado neste monocilíndrico faz com que ele emita muito menos vibração do que o esperado para esse tipo de propulsor. A Royal Enfield afirma que faz muito tempo que a empresa queria que as motos mantivessem apenas o suficiente desse caráter de monocilíndrico para ser atrativo, mas não o suficiente para fazer com que as vibrações incomodassem ao rodar.
Embora o motor seja familiar, a estrutura é totalmente nova e projetada com foco em agilidade e estabilidade. Ao criar o Hunter 350, todos na Enfield - do principal executivo Siddhartha Lal até a equipe de design - disseram que queriam fazer uma moto que fosse fácil e que inspirasse confiança, tanto para condutores experientes quanto para aqueles que estão apenas começando no motociclismo.
Assim, a moto é estreita, mas com linhas fortes. O assento original é confortável, mesmo em situações de trânsito pesado. Uma forte ênfase foi colocada na centralização de massa, assim como uma distância entre eixos mais compacta de 1.370 mm - 20 mm mais curta do que a da Classic 350. O escapamento é compacto e montado em posição mais baixa.
A suspensão consiste em um garfo dianteiro com um curso de 130 mm. Na traseira, são dois amortecedores com ajuste de pré-carga e 102 mm de curso. As rodas da Hunter 350 são de liga leve com 17 polegadas. Para os freios, a Royal Enfield lançou mão de um disco de 300 mm na frente e um de 270 mm atrás. O ABS é de série e a moto ainda tem linhas de freio de aço inoxidável flexível.
Para um condutor experiente, tudo na Hunter 350 parece sólido e intuitivo. Não há surpresas no uso ou no acionamento dos comandos. As alavancas de embreagem e de freio dianteiro, em particular, funcionam extremamente bem no uso urbano. A sensação é sólida, mas não pesada. A embreagem poderia ser mais leve? É uma questão de preferência, mas definitivamente não é super pesada da fábrica.
O entra e sai do trânsito pesado é onde a nova Royal Enfield Hunter 350 brilha. É extremamente fácil de manusear e faz você se sentir bastante confiante. Ela também perdoa erros. Engatou a marcha errado, ou esqueceu de reduzir? O torque do motor é suficiente para sobrepor esse problema.
É uma moto sólida e ágil e parece atender ao que a marca queria. Se você consegue se virar no trânsito de Bangkok, você pode fazer isso em praticamente qualquer lugar. Se o trânsito faz você se sentir como um animal sendo caçado, talvez a Hunter (caçador em inglês) 350 seja exatamente o que você precisa.
A moto pesa 181 kg, mas esta é apenas parte da história. Neste ponto, a centralização da massa realmente faz a diferença, porque manter o peso baixo pode impedir que você se sinta como se estivesse pilotando uma moto grande. Para comparação, o peso da Classic 350 é de 195 kg.
Nem toda moto precisa ser uma esportiva e a Hunter 350 nem tem essa pretensão. Em países onde as motos pequenas são praticamente veículos familiares, a Hunter 350 pode brilhar oferecendo um pouco mais de potência para se livrar de perigos no trânsito, mas sem perder os aspectos de leveza e agilidade.
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