A linha CB 500 da Honda sempre foi o elo de ligação para os clientes que estavam saindo das monocilíndricas de entrada, mas ainda não estavam prontos para os modelos de alta cilindrada ou de 4 cilindros em linha da marca. Agora com o lançamento da linha 2023 de CB 500F e CB 500X, a dupla média da empresa ficou mais sofisticada.
Tanto a esportiva sem carenagens quanto a aventureira passaram por alterações de suspensão e nos freios. Com o novo conjunto, CB 500F e CB 500X ficam mais próximas dos equipamentos encontrados nas motos de alto padrão da Honda. No caso da nova Honda CB 500F 2023, os preços partem de R$ 39.100, enquanto a nova Honda CB 500X 2023 sai por a partir de R$ 41.600. Em ambas, ainda é preciso acrescentar os valores de frete.
Se bater o olho rapidamente, não vai enxergar as alterações empregadas na dupla da Honda. Mas como citei acima, elas mudaram onde importava. Começando pelo conjunto de faróis, o formato do bloco ainda é o mesmo, mas ambas receberam novos pontos de iluminação de LED, indo de 2 para 4 no total. Com isso, o facho de luz ficou mais forte e focado.
Especialmente para quem já pilotou CB 500F ou CB 500X, a grande alteração está na dianteira. A dupla da Honda recebeu uma nova suspensão Showa SFF-BP com garfo invertido e acabamento dourado. Ele continua tendo 120 mm de curso na esportiva e 150 mm na aventureira. Para ambas, a balança traseira está usando uma nova construção com parede mais fina e resistente à torsão. Com a mudança, a peça perdeu mais de 1 kg. A suspensão traseira ainda é feita por amortecedor único com link, tendo curso de 119 mm e 135 mm, respectivamente.
Além disso, atendendo a um pedido antigo dos clientes, as motos passam a contar com dois discos de freio na dianteira em substituição ao único que vinha de série na antiga. As pinças têm fixação radial na 500F e axial na 500X. Os discos dianteiros têm 296 mm de diâmetro, enquanto o traseiro, único, tem 240 mm.
Na CB 500F, foram mantidas as rodas de 17 polegadas. No entanto, ganharam novo formato e ficaram mais leves. São 100 gramas a menos na dianteira e 650 g a menos na traseira. Os pneus ainda têm medidas, respectivamente, 120/70 e 160/60. Com essa mudança, a distribuição de peso da esportiva está em 49,7% na roda da frente e 50,3% na de trás. A CB 500X mudou menos, mantendo o formato e perdendo 100 g na dianteira. Seu diferencial ainda é a a roda frontal de 19 polegadas com pneu 110/80, mais indicado para encarar buracos. A traseira da X tem as mesmas medidas da F.
Falando em diferenças entre as duas, vale lembrar que o chassi tipo diamante é o mesmo para as duas, com a aventureira ganhando roda maior, guidão mais alto e carenagem fixa na dianteira com para-brisa. Após as mudanças, a CB 500F tem peso a seco declarado de 174 kg (2 kg a menos), enquanto a CB 500X tem 184 kg. Respectivamente, o tanque tem capacidade para 17,1 litros e 17,7 litros.
O restante do conjunto das motos permaneceu sem alterações na linha 2023. Sendo assim, segue o propulsor bicilíndrico de 471 cm³ com arrefecimento a líquido e duplo comando de válvulas. Ele entrega 50,2 cv de potência a 8.500 rpm e 4,54 kgfm de torque a 7.000 rpm. O câmbio é mecânico de 6 marchas e a embreagem tem assistência deslizante para evitar travamentos da roda traseira em reduções muito fortes de marcha.
Além das novidades, as motos continuam a oferecer de série iluminação total por lâmpadas de LED, sinalização de frenagem de emergência, freios ABS nas duas rodas, painel de instrumentos digital, computador de bordo, indicador de marcha e shift-light programável.
Por sorte, fazia menos de 1 ano que eu tinha andado tanto com a CB 500F e a CB 500X. Apesar de simples, a dupla tinha uma boa proposta de valor e sempre estiveram no topo da lista de recomendações para amigos que estavam partindo para uma moto maior. No entanto, essa recomendação sempre vinha com uma ressalva: "boa escolha, pelo que cobram".
Agora andando na dupla renovada, o valor mais alto chegou a me preocupar no papel. As duas subiram praticamente R$ 6 mil. Nesse caso as alterações que a Honda aplicou na esportiva e na aventureira tinham muito para se justificar.
Falando primeiro dos freios, o acréscimo de mais um disco na frente não é apenas para ter mais força de frenagem. Com o sistema antigo, a força de parada era feita de um lado só da roda, o que poderia causar um efeito de torção em freadas fortes. Agora, este efeito sumiu e a alavanca da direita está respondendo mais rápido e de forma mais equilibrada.
No caso da CB 500F, os aspirantes a piloto podem começar a ficarem felizes. A nova suspensão invertida e com as funções de mola e hidráulica divorciadas entre cada bengala deixaram a condução sensivelmente mais precisa. Seja ao passar em buracos ou em mudanças rápidas de direção, a moto passa a sensação de estar mais grudada no chão e é mais difícil perturbar o chassi. No final das contas, isso passa mais segurança.
Mesmo sendo mais alta e pesada, a CB 500X acabou se beneficiando da mesma maneira, além de ter a vantagem agora de que a roda dianteira não passa a sensação de estar flutuando ou saindo do chão mesmo em sequências de imperfeições na terra, como provamos em um breve trecho de estradas sem pavimentação.
O desempenho não muda e os 4,54 kgfm de torque são mais que suficientes para manter 120 km/h a menos de 6.000 rpm sem dificuldades, mesmo que o bicilíndrico, dada sua natureza, fique mais áspero em rotações elevadas. O câmbio também é o padrão das motos de alta cilindrada da Honda: preciso e com engates fáceis.
No final das contas, mesmo mais caras e tendo mudado pouco visualmente, CB 500F e CB 500X 2023 seguem o mantra da Honda de aplicar mudanças que realmente são relevantes para a experiência de quem está atrás do guidão. Posso dizer sem dúvidas que a dupla está bem mais próxima da condução de um CB 650R, por exemplo, do que jamais esteve. E, de novo, pelo preço, ainda são um ótimo custo-benefício e suas respectivas categorias.
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