O grande esportivo da Porsche é o 911, sem discussões. Mas em 1996 nasce um esportivo compacto com motor central-traseiro como uma opção abaixo do clássico, chamado Boxster. Se tornou a porta de entrada da marca aos que não conseguiam atingir o 911 em valores sem perder a esportividade em um pacote mais compacto. Hoje, em quarta geração, é a família 718 Boxster e Cayman.

Se vale um spoiler, o 718 é um dos próximos Porsche a se tornar elétrico, depois do SUV Macan, e muito do que chegará no carro em definitivo está no conceito Mission R, mas isso é outro papo. Enquanto isso, aproveitamos o 718 Boxster GTS 4.0, o mais puro esportivo compacto com um motor boxer de 6 cilindros aspirado (!) instalado logo atrás dos bancos dianteiros para o deleite de quem aprecia um verdadeiro esportivo egoísta. 

 

Motor grande, carro compacto

O 718 Boxster tem 4,39 m de comprimento. É menor que um Chevrolet Cruze Sport6, por exemplo, além de seus 2,47 m de entre-eixos e apenas 1,26 de altura. Em um trânsito de SUVs, é curioso parar no semáforo e se limitar a ver, muitas vezes, nem a janela do carro do lado. Você não vê, mas eles sabem que você está ali.

O Boxster GTS é a versão de rua mais preparada do conversível. Depois, só a linha GT4, exclusiva para o cupê Cayman, já com uma presença ainda mais de pista. O GTS é para quem vai para a pista explorar a esportividade, mas ainda te leva ao trabalho se precisar, apesar de seu ambiente favorito ser, ao menos, uma boa rodovia aberta e com asfalto bom, muito bom. Ou acha mesmo que ele aceitará desaforos dos buracos da sua cidade?

Porsche 718 Boxster GTS 4.0 (BR)
Porsche 718 Boxster GTS 4.0 (BR)

O GTS se difere dos demais 718 abaixo dele pelo motor. Enquanto os demais usam um boxer de 4 cilindros turbo, 2.0 e 2.5, ele já se aperta um pouco mais e recebe o 4.0, um 6-cilindros contrapostos aspirado digno da tradição da marca. São 400 cv a 7.000 rpm e 43,8 kgfm de torque a 5.500 rpm, um aspirado que gosta de girar até os 7.800 rpm. Usa cárter seco para lubrificação e variador de fase e tempo de abertura de válvulas nos dois cabeçotes, além da injeção direta e desativação de cilindros. 

Essa potência e torque estão em um carro de 1.435 kg, baixo para os atuais padrões. Apesar de aspirado, o 4.0 já entrega uma boa força em baixas rotações e o câmbio PDK, o dupla embreagem da Porsche, com 7 marchas, administra isso com sabedoria. Se não preciso, as trocas são feitas logo cedo, antes das 2.000 rpm, deixando um esportivo de 400 cv dócil e calmo para o uso no trânsito, por exemplo. Não é um esportivo chato e complicado de dirigir na cidade, uma característica forte dos modelos da marca alemã. 

Porsche 718 Boxster GTS 4.0 (BR)
Porsche 718 Boxster GTS 4.0 (BR)
Porsche 718 Boxster GTS 4.0 (BR)
Porsche 718 Boxster GTS 4.0 (BR)
Porsche 718 Boxster GTS 4.0 (BR)

Não é para você se...

Enquanto não vira elétrico, o 718 Boxster é um dos Porsche mais puros para se dirigir. Enquanto o 911 992 já é um esportivo mais refinado e moderno, o irmão menor é um projeto mais antigo e longe de reclamar sobre isso. Se você é um daqueles que quer saber de multimídia com espelhamentos sem fio, painel todo digital e um carro cheio de "frescuras", recomendo esperar mais alguns anos. 

O 718 Boxster GTS, esportivo de uma geração nascida em 2016, não esconde seus sinais de idade e talvez isso que o faça ter uma fila de espera que nem é mais possível entrar. O painel de instrumentos tem velocímetro analógico, o conta-giros central analógico com apenas um velocímetro digital abaixo e um visor para computador de bordo, mapas e outros itens, pequena, no lado direito. Para dar a partida, ainda é preciso colocar a chave no lado esquerdo do painel e girar, enquanto até o 911 já foi para a presencial, apesar de ainda te dar o prazer de girar a ignição, ao menos. 

Porsche 718 Boxster GTS 4.0 (BR)

Posição de dirigir baixa, volante perfeitamente colocado (com regulagens de altura e profundidade elétricas), pedais acertados e, com um console central elevado, a sensação de cockpit é reforçada no 718. Ele te veste e em poucos minutos já somos amigos suficiente para curtir o rolê. O motor 4.0 faz questão de te avisar que está logo atrás de você, literalmente, com vibrações e ronco que, com certeza, incomodam muita gente que não entende o que isso significa. O GTS tem coxins de motor adaptativos, que também se alteram dependendo do modo de condução selecionado, assim como o sistema de escape. 

O PDK também se faz presente. É possível ouvir suas engrenagens nos engates e desengates das embreagens e alguns trancos se vocês não se entenderem. É diferente de um câmbio automático tradicional, mais rústico propositalmente, mas que suporta o que nenhum outro câmbio suporta, como reduções quase no limitador e trocas rápidas, muito rápidas. As aletas de alumínio instaladas no volante são mais educadas que muita criança por aí, respeitando seus comandos. Melhor que o 911? Quem sabe...

Menor, mas me respeita!

O motor central-traseiro dá um equilíbrio ao 718 que ainda não encontramos em qualquer carro. A suspensão do GTS é a Porsche Active Suspension Management, 20 mm mais baixa que dos outros 718 Boxster e com amortecedores adaptativos. No volante, você escolhe entre os modos Normal, Sport, Sport Plus e Individual e, além da suspensão, altera parâmetros de motor, câmbio, coxins do motor, escape e direção. O botão central, acionado, joga o máximo de potência para as rodas em situações de ultrapassagem, por exemplo. 

Porsche 718 Boxster GTS 4.0 (BR)
Porsche 718 Boxster GTS 4.0 (BR)

Se na cidade seu maior cuidado tem que ser com as rodas de 20" com pneus 235/35 e 265/35 e para não raspar a dianteira nas valetas e saídas de garagem, na estrada ou na pista a única preocupação é curtir o carro, seja com capota aberta ou fechada. Controle de largada ativo, são apenas 4 segundos para chegar aos 100 km/h com o PDK te dando porradas para lembrar que não é um carro normal de 400 cv. 

Ainda é diferente acelerar um aspirado. Ver o ponteiro do conta-giros bater nas 8.000 rpm com força é algo que pouco vemos na nova geração de esportivos. O 718 tem uma leve tendência de traseira no limite, mas há um diferencial com blocante mecânico para te ajudar a voltar ao controle. A dianteira pode até sair se você não souber como ele se comporta, mas é mais um alerta para aprender a usá-lo que de perigo. 

Porsche 718 Boxster GTS 4.0 (BR)

Os freios são compostos por discos ventilados perfurados, com pinças de 6 pistões na dianteira e 4 na traseira. Como é leve com suspensão baixa e firme, o GTS permite que você encontre o ponto de frenagem bem adiante. Um pedal preciso e fácil de modular, pena que não conseguimos fazer as medições pelas condições da pista no dia do teste. Mas está condizente com a potência do 718 GTS, com sobras. 

Como separar quem se importa e quem não? Sistema multimídia com uma tela de 7" com espelhamento Apple CarPlay com fios, sistema de som Bose, ar-condicionado de duas zonas, não há piloto automático adaptativo (mas alerta de colisão com frenagem automática), não muitos luxos. Você não poderá comprar, mas custa iniciais R$ 609.000, além de opcionais infinitos da marca. Não poderá comprar pois nem reserva ou encomenda são possíveis para o 718 este ano. 

Porsche 718 Boxster GTS 4.0 (BR)
Porsche 718 Boxster GTS 4.0 (BR)
Porsche 718 Boxster GTS 4.0 (BR)

Os puristas não ligam para a idade do 718 Boxster e esse fato acima é um indicador. O 911 é a estrela, mas o irmão menor não fica devendo, como sempre. No GTS, o prazer do motor grande aspirado, suspensão e freios especiais, câmbio PDK como sempre foi conhecido, pacote compacto e muitos comandos analógicos são um prazer que, provavelmente, não teremos no futuro elétrico esportivo. Aproveitem, amigos. Aproveitem!

Veredito

9.8 / 10

Fotos: Mario Villaescusa (para o Motor1.com)

Porsche 718 Boxster GTS 4.0

Motor central-traseiro, 6 cilindros horizontais opostos (boxer), 3.995 cm3, 24 válvulas, duplo comando com variador na admissão e escape, injeção direta, gasolina
Potência e torque 400 cv a 7.000 rpm; 43,8 kgfm a 5.500 rpm
Transmissão automatizada de dupla embreagem (PDK) com 7 marchas; tração traseira
Suspensão independente McPherson nas 4 rodas; rodas de 20" com pneus 235/35 (D) e 265/35 (T)
Comprimento e entre-eixos 4.931 mm; 2.475 mm
Largura 1.801 mm
Altura 1.262 mm
Peso 1.475 kg em ordem de marcha
Aceleração 0 a 60 km/h: 1,9 s; 0 a 80 km/h: 2,9 s; 0 a 100 km/h: 4,0 s
Retomada 40 a 100 km/h (em S): 3,1 s; 80 a 120 km/h (em S): 2,5 s
Consumo de combustível cidade: 7,9 km/litro; estrada: 14,1 km/litro (gasolina)
Envie seu flagra! flagra@motor1.com