Há décadas, a Honda domina o mercado de motos pequenas nos EUA. No final de 2021, modelos como a Mokey, a Grom e a Super Cub, todas 125, venderam muito bem em todos os tipos de mercados. Além do trio, a curiosa scooter Honda Ruckus também faz sucesso e estão criando até um nicho de personalização de motos de pequeno porte, que nunca foram o forte por lá.
O segredo da Honda é o mesmo há muito tempo: dar ao maior número possível de motociclistas o que eles querem. Se você quer atrair motociclistas novatos, você tem que encontrá-los onde eles estão. Esse é exatamente o objetivo da Honda Navi 2022. Para aqueles que seguem motociclismo internacional, a Navi tem sido vendida na Índia, Nepal, Peru e em outros lugares por vários anos, mas 2022 marca seu ano de estreia no mercado norte-americano.
O propósito da Navi é praticidade, diversão, e, acima de tudo, acessibilidade. Embora você possa apreciar as quatro cores oferecidas pela empresa para o ano/modelo 2022, ela também está amplamente aberta à personalização. Pinturas e gráficos são legais, assim como todos os demais tipos de modificações envolvidas. Se você quiser customizar, a Navi é uma tela em branco.
Vamos começar com o óbvio. A Honda Navi 2022 é minúscula, com uma distância entre-eixos de 1,28 metro e um assento com 764 mm de altura. A posição de pilotagem é ereta e descontraída, com pedaleiras que te mantém bem relaxado e fácil de conviver atrás do guidão. Os controles são de fácil alcance, mesmo para quem tem mãos pequenas. Os níveis de conforto podem variar de acordo com as dimensões do piloto. Mas achei a Navi 2022 muito fácil de pilotar confortavelmente, mas pessoas mais altas podem cansar mais rápido dadas as pequenas dimensões da moto
A Honda Navi 2022 tem um peso 107 kg, o que deixa a moto muito fácil de conduzir e manobrar. Se você não estiver seguro de sua capacidade de pilotagem, a Navi vai te ajudar a criar confiança. Até mesmo em pistas de cascalho ela passa segurança exatamente por ser tão leve e manobrável. Com banco baixo, também é simples apoiar os pés nos chão, mesmo para quem tem as pernas mais curtas.
O motor é um monocilíndrico de 109 cm³ resfriado a ar, quatro tempos, carburado e com comando simples no cabeçote. Ele é acoplado a uma transmissão automática CVT. Isso mesmo, é um conjunto de scooter. Na verdade, é o mesmo trem de força da scooter da Honda Activa asiática.
Isso significa que, entre outras coisas, não há embreagem - basta acelerar e frear. No entanto, ao contrário da maioria das scooters modernas, não há o manete para o freio traseiro na mão esquerda, mas um pedal convencional. No lugar, há um freio de estacionamento. O tanque de combustível é minúsculo, com capacidade para somente 3,5 litros, mas a Honda afirma que a moto faz até 46,7 km/l.
A nova suspensão da Navi consiste em um garfo dianteiro telescópico invertido com 89 mm de curso e um mono-choque traseiro oferecendo 70 mm de curso. Tanto a roda dianteira como a traseira, com 12 e 10 polegadas, respectivamente, recebem freios a tambor.
Então, como são os freios da Navi? Bem, eles definitivamente não vão parar você rapidamente. Entretanto, pelo menos nessa primeira impressão, eles são certamente aceitáveis. Nesse breve contato, pareceram adequados à tarefa de parar uma moto pequena e leve. Para novos motociclistas, eu imagino que eles não assustem em uma parada de emergência, nem travem com facilidade.
Um dos maiores pontos de venda das scooters não é apenas sua economia de combustível, conforto e facilidade de uso. É também seu espaço de armazenamento sob o assento. Como é que a Navi se sai aqui? Há uma caixa de armazenamento com fechadura localizada no quadrante inferior esquerdo. Não é grande o suficiente para um capacete fechado, mas pode conter confortavelmente itens menores como uma garrafa de água, lanches, ou seu Nintendo Switch quando a próxima atualização do Animal Crossing chegar e você precisar parar para jogar.
A Honda sugere que o compartimento acomoda um casaco ou alguns livros. A marca também disse que esse curioso porta-trecos é resistente à água, não à prova d'água, então é bom ficar esperto com seu uso.
Curiosamente, além de ser carburada e ter tambores de freio em pleno 2022, a Honda Navi 2022 também vem com um pedal de partida além de sua partida elétrica. Uma vez que a Honda está visando esta motocicleta diretamente a estudantes universitários e aos pilotos mais jovens, que podem não saber o que fazer com o pedal de partida, não está claro o quanto isso será útil.
A Honda Navi 2022 é um veículo pequeno, divertido, ágil, descomplicado, despojado e adorável. É adequado tanto para pilotos novos, quanto aqueles que estão voltando às duas rodas. O preço público sugerido nos EUA é de US$ 1.807 (R$ 9.324), fazendo dela a moto mais barata da Honda nos EUA. Desde que suas expectativas estejam de acordo com o que a Navi oferece - e você não acha que vai competir com uma Honda Fireblade na pista - há muita diversão escondida nessa pequena moto.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda lança a nova PCX 160 2025; veja os preços e o que muda
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Honda CG 160 2025 chega em outubro com LED e ABS; veja o que sabemos