Produzido no Brasil, o VW Nivus foi apresentado na Argentina em 2020, meses depois do mercado que o produz, com uma atualização em fevereiro deste ano. A principal novidade nessa nova linha é a versão 170 TSI, com câmbio manual, que avaliamos aqui. Vale lembrar que o Nivus foi o primeiro SUV cupê compacto vendido na Argentina e emplacou 6.665 unidades por lá de seu lançamento até janeiro de 2022, uma boa aceitação.

Apesar disso, o Nivus sempre teve um problema desde seu lançamento: as versões mais equipadas acabam entrando em uma faixa superior de impostos do mercado argentino, que o faz por valores. Para aumentar as vendas e evitar essa faixa, a Volkswagen colocou em seu catálogo essa versão, com o mesmo motor 1.0 turbo, mas com 95 cv e 16,8 kgfm de torque (apenas com gasolina) ligado ao câmbio manual de 5 marchas. Custa 3.149.743 pesos, ou cerca de R$ 151.360 em uma conversão direta.

VW Nivus 170 TSI (argentina)

Visual

Orly Cristófalo é um dos melhores fotógrafos do Motor1.com Argentina e já havia feito a avaliação Nivus na época de seu lançamento. Antes, durante e após a sessão de fotos, trocamos opiniões sobre o carro, características e outros detalhes. Uma das coisas em que concordamos foi a atratividade de seu design.

Ao tomar um pouco de cada mundo, o SUV se encaixa muito bem na silhueta do fastback e é um diferencial mais que válido quando se pensa na concorrência (e mesmo dentro da própria VW). Não muda muito em relação ao resto da gama e é esteticamente o mesmo que a versão Comfortline. Compartilha espelhos da cor da carroceria (com repetidores de setas), frisos de teto, faróis fullLEDs com DRL e pneus Pirelli Cinturato P7 205/60 e com rodas de liga leve de 16". As diferenças com a Highline são os frisos de teto, lá em prata, e os pneus 205/55 em rodas de 17".

VW Nivus 170 TSI (argentina)

Desenvolvido sobre a plataforma MQB-A0, a mesma utilizada pelo Polo, Virtus e T-Cross, mede 4.266 mm de comprimento, 1.757 mm de largura e 1.493 mm de altura, e tem uma distância ao solo de 166 mm. As proporções o tornam marcante, mas harmonioso, com um estilo que é muito mais urbano do que aventureiro.

Curiosamente, o Nivus usa a curta distância entre eixos do Polo e o longo balanço traseiro, que permite o estilo rápido, mas também influencia o interior, tanto em termos de espaço no banco traseiro quanto no espaço do porta-malas.

Por dentro

A curvatura do teto pode ser sentida a partir do lugar do motorista, que é muito confortável, ligeiramente mais alto, mas semelhante à de um Polo. A visibilidade traseira é limitada, embora ao estacionar seja compensada pela câmera de ré. O volante pode ser ajustado em altura e profundidade e o assento em altura. Os bancos são de tecido com design de duas cores e detalhes de costura azul claro. Os tapetes sobre o carpete estão disponíveis apenas na versão Highline.

VW Nivus 170 TSI (argentina)

A qualidade dos materiais é boa e está em conformidade com o segmento. O Nivus é importado do Brasil e está dentro das expectativas para a "qualidade Mercosul" do segmento ao qual ele pertence. O espaço é amplo, o porta-malas é ótimo para carregar de tudo, com uma capacidade de 415 litros que pode ser aumentada para 1.174 litros, graças ao encosto do banco traseiro dobrável (1/3 - 2/3).

Em termos de conforto, perde o apoio central de braço (talvez reservado para modelos automáticos) e a tomada USB traseira. Em termos de conectividade, oferece apenas um USB na frente e um soquete de 12v ao lado do freio de mão. Não muito, considerando, por exemplo, o transporte de várias crianças ou dispositivos que necessitam de recarga.

VW Nivus 170 TSI (argentina)

O Nivus manual vem com volante multifuncional com piloto automático, sistema multimídia de 6,5" com App Connect, 4 alto-falantes frontais e 2 traseiros, e computador de bordo. Curiosamente, os idiomas que podem ser selecionados são espanhol, português, inglês e russo, de acordo com os mercados onde é comercializado.

Momento digital e interativo. Não tem a super tela de 10" que testei no renovado Polo 2022, mas esta é perfeita, oferecendo todas as informações necessárias para a condução e controles físicos, como o botão de volume. Neste ponto, concordo plenamente com a opinião de Jaime Mayo: "As telas nos carros são uma bênção, mas também uma condenação". As vezes, menos é mais.

Segurança

O Nivus cumpre com o mínimo exigido por lei: controle de estabilidade, ABS, fixações isofix nos bancos traseiros, cintos de segurança traseiros de três pontos, cinco encostos de cabeça e airbags duplos. Acrescenta mais 4 airbags, sensores de estacionamento traseiro e câmera. A única diferença em relação à linha Comfortline são os discos de freio, já que o 170 TSI tem tambores traseiros.

VW Nivus 170 TSI (argentina)

Somente a Highline oferece características avançadas como assistência à frenagem, frenagem de emergência autônoma (AEB), controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sistema de detecção de fadiga, espelho interno com anti-ofuscante automático, faróis de neblina dianteiros com função de luz de curva, sensor de estacionamento dianteiro e indicador de pressão de pneus.

Uma desvantagem: a roda de reserva não tem o mesmo tamanho (Pirelli Cinturato P1 R15 135/65) e pode ser usada a uma velocidade máxima de 80 km/h. Há espaço para uma das mesmas dimensões das rodas padrão.

Motor e câmbio

Esta é a principal novidade e sua diferenciação em relação ao resto da linha e a outros concorrentes. Chamado de 170 TSi, o Nivus básico é alimentado pelo motor 1.0  turboalimentado de três cilindros, que fornece 95 cv e 16,8 kgfm de torque. É o mesmo motor usado no Up!, mas com um pouco menos de potência. É acoplado a uma caixa manual de cinco marchas e é a única combinação disponível: não há 170 TSI automático. A tração é dianteira.

VW Nivus 170 TSI (argentina)

É interessante (muito) que a VW continua a adicionar motores modernos à oferta do segmento mais baixo, juntando-se ao grupo "3 cilindros" do Chevrolet Tracker, Onix e Onix Plus, Audi, BMW-MINI, DS, Peugeot 208 Like e GT e outros que virão, como o novo turbo Firefly 1.0 no Fiat Pulse. Embora nem todos queiram este tipo de motor, o que é bom é ter acrescentado à oferta um produto diferencial.

Como anda?

Ele é fácil de dirigir. O motor é responsivo e tem torque suficiente para acelerar e ultrapassar. Muito bem em isolamento acústico, apenas algum "ruído" é sentido quando se acelera a pleno vapor, mas nada fora do normal. Ele se mantém firme na estrada, agarra-se nas curvas e a direção é impecável. Além disso, graças aos pneus de perfil mais alto que da Highline, não sofre com pedras de calçada ou outras imperfeições da estrada.

Com bom desempenho e capacidade de resposta, os dados do computador mostraram que cobrimos um total de 380 quilômetros, entre a cidade e a rodovia, com um consumo médio de combustível de 11,5 km/litro (a capacidade do tanque de combustível é de 52 litros). Você não terá nenhum problema ao fazer uma longa viagem. Muito bom desempenho.

Quanto à caixa de câmbio, ela se desloca facilmente e apenas no caso de o painel de instrumentos digital sugerir quando é ideal mudar de marcha. Não trabalha em excesso, embora na estrada poderia ter uma marcha a mais. A caixa de câmbio manual não está extinta e é muito interessante, pois vai contra a tendência da AT. Ainda há alguns seguidores, ou puristas, que gostam de MT ou que não foram convencidos por alguns não tão bons executando automatismos.

Conclusão

Há algumas semanas escrevi uma avaliação do Polo 2022 Highline, a versão mais cara do agora mais "acessível" modelo VW da Argentina. Na conclusão comparei seu preço com os benchmarks do segmento, mas também com o Nivus Comfortline Triptronic 200 TSI, até então a versão básica. Ambos custam praticamente o mesmo, pensando em termos de preço-produto-necessidade-utilização. A fim de manter uma linha coerente, sou obrigado a fazer o mesmo.

O Nivus é um produto esteticamente atraente, diferencial e rebelde em relação à oferta atual de modelos que oferecem uma combinação de caixa de engrenagens de pequeno motor-turbo-manual, com um preço razoável de acordo com seu equipamento e a concorrência.

VW Nivus 170 TSI (argentina)

Além disso, melhora muito quando comparado ao resto da gama e a diferença de preço que se estaria disposto a pagar por certa tecnologia, segurança e conforto (Nivus 200 TSi Comfortline, 3.360.700 pesos; Nivus 200 TSi Highline, 4.635.250 pesos; Nivus 200 TSi Highline Hero, 4.708.250 pesos). A única coisa que pode distorcer a equação é o excesso de preço exigido por vários revendedores.

Neste momento, lembro-me da discussão que tive com Orly enquanto estávamos tirando as fotos. E sobre este outro ponto em que estávamos de total acordo. Independentemente dos gostos ou necessidades, o Nivus 170 TSI manual entrega o que promete.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com