Modelos mais caros, que revertem maior lucro para as montadoras por unidade vendida, estão ganhando cada vez mais espaço em nosso mercado. Modelos de porte médio em diversos segmentos aparecem entre os mais procurados pelos consumidores que possuem o dinheiro para a compra.
Observando o mercado de picapes (ou picape, já que apenas a Fiat Toro é vendida nesta faixa), sedãs e SUVs, falar em R$ 160 mil é algo já comum. Mais uma vez, colocamos picape, sedã e SUV para um comparativo, mostrando os pontos positivos e negativos de cada um, cabendo ao consumidor ver qual se enquadra melhor em seu uso, proposta ou, simplesmente, gosto. E temos uma surpresa ao final, praticamente esquecido no mundo...
O último do trio de SUVs médios a ser lançado, o VW Taos coloca a tradicional marca numa briga importante. Afinal, o Jeep Compass segue dominante, mas vê um Corolla Cross aproveitando seu nome de marca para crescer, mas sem o ameaçar. Importado da Argentina, o Taos Comfortline tem o maior espaço interno do trio, além do já conhecido motor 1.4 TSI.
Compre se...
...procura espaço interno
Quem procura um SUV médio já está um passo além do consumidor dos compactos. Na maioria, tem uma família e precisa do espaço interno para uso diário ou viagens. Nisso, o Taos se destaca não apenas neste comparativo, mas diante de seus concorrentes. Não é o maior em dimensões, mas é o que oferece melhor acomodação e no porta-malas, 498 litros com a possibilidade de levar objetos mais altos. Além disso, é mais prático por ser mais alto para entrar e sair, por exemplo.
...quer a altura elevada do solo
O VW Taos não é um off-roader, mas pro uso urbano, tem boa altura do solo. Não raspa em valetas ou lombadas, tem bom curso de suspensão e pneus de perfil alto, apesar das rodas de 18". Mesmo com o acerto de suspensão mais firme, um DNA da VW, é o mais confortável do comparativo e mais fácil de usar sem se preocupar com onde o parachoque irá ficar.
...quer anda na moda
Não adianta, os SUVs ainda é o segmento mais procurado e desejado do mercado mundial. As picapes estão aparecendo, mas o foco ainda está nos utilitários esportivos. Diversas marcas buscam mais e mais opções, de diversos tamanho, para atender o segmento em diversas faixas de preços. E no dia a dia, o Taos foi o que mais gerou perguntas dos curiosos pelas ruas.
Não compre se...
...quer o mais completo
Enquanto os demais modelos do comparativo vieram em suas versões mais completas, o Taos sobrou com a de entrada, a Comfortline. Não deve muitos equipamentos, mas não tem itens de série como alerta de colisão com frenagem automática e piloto automático adaptativo, opcionais. Nem mesmo os bancos em couro são de série, pacote opcional junto com o banco do motorista com regulagem elétrica e aquecimento, que eleva o preço aos R$ 174.380.
...valoriza um acabamento premium
Até mesmo diante da Fiat Toro, uma picape, o acabamento do Taos é o mais simples. Enquanto as portas tem material suave ao toque, o painel vem com o plástico rígido que, nesta faixa de preços, começa a ser questionável. Não é algo que desabona, mas diante dos rivais do mercado em geral, pode tirar a atenção do consumidor nas lojas.
Sim, sabemos que o Honda Civic não tem vida longa em nosso mercado, ao menos na versão produzida no Brasil. Mas a Toyota não dispunha do Corolla em sua frota, além do Civic Touring ter o motor 1.5 turbo e bons equipamentos pelos R$ 160.000 que colocamos como média para este comparativo. Sim, é uma despedida, mas o sedã japonês ainda merece a sua atenção.
Compre se...
...procura a melhor dirigibilidade
Mesmo evoluindo, os SUVs não tem a dirigibilidade de um sedã. Quando especificamos o Civic, fica ainda mais gritante a diferença até mesmo diante de concorrentes diretos. Suspensão independente nas 4 rodas, caixa de direção com relação variável e a ajuda do motor 1.5 turbo de 173 cv ainda colocam um sorriso no rosto do motorista.
...quer pagar menos por "mais"
O Honda Civic Touring, mesmo sendo a versão topo de linha do sedã, é mais barato que o VW Taos Comfortline e que a Fiat Toro Volcano com os opcionais. Não tem a lista de equipamentos mais recheada, mas já conta com teto-solar, sistema multimídia com tela de 7" e sistema de som premium, faróis fullLED e chave presencial. Mas ainda deve alguns itens...
...quer o melhor desempenho
O motor 1.5 turbo tem 173 cv e 22,4 kgfm de torque. Apesar de ser menos que os 185 cv da Fiat Toro em seu 1.3 turbo, o Civic Touring é quase 400 kg mais leve. Mesmo que o câmbio CVT não dê a sensação de esportividade, é o mais rápido da turma, abrindo quase 2 segundos do VW Taos e seus 150 cv. Mas só aceita ser abastecido com gasolina.
Não compre se...
...quer tecnologias
O Honda Civic Touring, mesmo como versão topo, sente algumas ausências. Não há qualquer sistema de segurança ativa, como frenagem automática de emergência ou alerta de saída de faixa, ou o piloto automático adaptativo. Até seu sistema multimídia sente o peso da idade, com tela de apenas 7" e sem espelhamento sem fios. Sinal da idade...
...não quer se preocupar com buracos
O Honda Civic te dá a melhor dirigibilidade, mas vai precisar de cuidados. Na comparação com SUV ou picape, o sedã tem rodar mais baixo, exigindo maior atenção na hora de passar por valetas e lombadas para não ralar alguma parte do carro. Não é desconfortável, mas não tem o mesmo curso de suspensão dos demais.
...procura modularidade
O Civic tem a carroceria baixa e não tem como colocar objetos mais altos no porta-malas. Se você tem alguma dificuldade de locomoção ou usa o porta-malas com algo maior com certa frequencia, é melhor não olhar pro sedã...pena que as peruas acabaram bem antes disso tudo.
A Fiat Toro é um caso de sucesso que será estudado por anos. Não há concorrentes diretos no Brasil e no exterior começam a aparecer modelos como a Ford Maverick inspirada no que a Toro fez por aqui. A mistura de SUV com picape funcionou muito bem e a receita renovada neste ano ampliou esta liderança. Novo motor 1.3 turbo, novos equipamentos de segurança e conectividade e muito mais destacam a Toro. Aqui, a versão topo com o motor flex, a Volcano.
Compre se...
...irá usar a caçamba
Apesar das picapes estarem na moda, alguns compradores ainda estão em busca da modularidade da caçamba. Objetos maiores ou que irão sujar se encaixam bem naquele habitáculo isolado da cabine. Na Toro, são 670 kg de capacidade, ou 937 litros se não ultrapassar as bordas. A tampa em duas partes facilitam o uso diário, assim como um LED de iluminação, capota marítima e protetor de série.
...procura conectividade
A Fiat Toro Volcano tem o ConnectMe, sistema que integra o carro com o smartphone e outros dispositivos, como a Alexa. De série, a tela é de 8", mas um pacote opcional de R$ 5.500 a troca pela tela vertical de 10", bem estilo Ram, e mantém o espelhamento sem fio por Apple CarPlay e Android Auto. Adiciona também a frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa e farol-alto automático.
...suspensão elevada, sem ser um SUV
A mistura de SUV com picape tem outra vantagem. A altura elevada do solo é boa para uso urbano e encara aquela estrada de terra leve no final-de-semana. A Toro tem o TC+, sistema que atua nos controles de tração e estabilidade também em terrenos de baixa aderência, quase um bloqueio de diferencial. A boa dirigibilidade vem com a suspensão independente nas 4 rodas e boa calibração da direção elétrica.
Não compre se...
...precisa do espaço interno
Apesar dos 4,95 m de comprimento, o espaço interno não é o forte da Toro. Para os ocupantes dianteiros, tudo bem, mas os passageiros do banco traseiro não tem tanto espaço para as pernas quanto em um SUV ou sedã, além de conviver com um encosto mais reto. Tudo isso é resultado de uma certa prioridade para a caçamba.
...quer o melhor consumo
A Toro trouxe o 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque ao mundo. Moderno, não chega a ser beberrão como o antigo 1.8 aspirado. A diferença é que fez 7,2 km/litro em nossos testes (com etanol) e 9,3 km/litro na estrada. São os piores números deste comparativo, apesar de não serem ruins pela potência e o peso da picape, com 1.700 kg.
...sua vaga é apertada
Quase 5 metros de comprimento já é um fator na hora de manobrar a Toro nas apertadas vagas do centro urbano. A direção é leve, mas o ângulo de esterço é bem limitado e faz com que você tenha que repetir a manobra algumas vezes mesmo quando a vaga não é tão apertada. Detalhes, mas que podem fazer a diferença para alguns...
Um hatch médio? Um hatch médio sobrevivente. Além dos premium, o Cruze Sport6 é o único representante deste segmento. O colocamos neste comparativo pois vai que você acha interessante ter um carro que poucos possuem, na mesma faixa de preço e bom pacote de equipamentos e motor 1.4 turbo. Outros modelos do comparativo, veja quem vocês mataram...
Compre se...
...quer boa dirigibilidade
O Cruze não tem a mesma dirigibilidade do Civic, por exemplo, já que sua plataforma não é tão moderna e a suspensão traseira é de eixo de torção, não independente. Mas não deve muito a ele, respondendo bem com uma calibração um pouco mais dinâmica que o Cruze sedã. É bom de dirigir sem ser desconfortável, ajudado pelas boas respostas do motor 1.4 turbo de 153 cv e 24,5 kgfm. O câmbio fica devendo, lento nas trocas, mas vai...
...se diferenciar nas ruas
É raro ver um Cruze Sport6 nas ruas. Ele ainda chama a atenção, não apenas por ser uma peça rara, mas pelo seu design. Tem mais personalidade que o Onix, por exemplo, que é mais novo, e envelheceu bem.
...procura bom pacote de equipamentos
A versão Premier vem bastante completa. Tem sistema multimídia com tela de 8", alerta de colisão com frenagem automática, alerta de saída de faixas, sistema de estacionamento automático, ar-condicionado de 2 zonas, chave presencial com partida remota e teto-solar. De todos os testados, como estão, é o mais barato.
Não compre se...
...precisa de porta-malas
É, um hatch. Seu porta-malas tem apenas 290 litros, menos que muitos hatches compactos. O espaço interno é similar ao do sedã, com boa acomodação no banco traseiro, mas as bagagens precisam ser limitadas. Se você tem família, é bom realmente olhar outro segmento.
...se preocupa com o depois
Não se sabe até quando o Cruze Sport6 viverá entre nós. A versão RS vem aí, com um visual mais esportivo, mas não podemos garantir que ele será vendido por quanto tempo. É antigo o boato sobre seu fim, já que é produzido apenas na Argentina e para poucos mercado e poucas unidades. SUV, sedãs, picapes...olha quem vocês terão que substituir de vez.
Fotos: Mario Villaescusa (para o Motor1.com)
Agradecimento: Morumbi Shopping e Renato Maia (Falando de Carro)
Chevrolet Cruze Sport6 Premier 1.4T | Fiat Toro Volcano 1.3T | Honda Civic Touring 1.5T | Volkswagen Taos Comfortline 1.4T | |
MOTOR | dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.395 cm³, duplo comando variável, turbo e injeção direta, flex | dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.332 cm3, comando simples com variador no escape e MultiAir na admissão, injeção direta, turbo, flex | dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, 1.498 cm3, turbo, injeção direta, comando duplo variável, gasolina | dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.395 cm3, duplo comando de válvulas com variador, injeção direta, turbo, flex |
POTÊNCA/TORQUE | 150/153 cv a 5.600/5.200 rpm; 24/24,5 kgfm a 2.100/2.000 rpm | 180/185 cv a 5.750 rpm; 27,5 kgfm a 1.750 rpm | 173 cv a 5.500 rpm; 22,4 kgfm de 1.700 a 5.500 rpm | 150 cv a 5.000 rpm; 25,5 kgfm a 1.500 rpm |
TRANSMISSÃO | automática de 6 marchas, tração dianteira | automática de 6 marchas, tração dianteira | Automática CVT com simulação de 7 marchas, tração dianteira | automática de 6 marchas, tração dianteira |
SUSPENSÃO | McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira | McPherson na dianteira e multilink na traseira | McPherson na dianteira e multilink na traseira | McPherson na dianteira e multilink na traseira |
RODAS E PNEUS | aro 17" com pneus 215/50 R17 | aro 18" com pneus 225/60 R18 | aro 17" com pneus 215/50 R17 | aro 18" com pneus 215/55 R18 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira | discos ventilados na dianteira e tambores traseira | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira |
PESO | 1.331 kg em ordem de marcha | 1.707 kg em ordem de marcha | 1.326 kg em ordem de marcha | 1.420 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.448 mm, largura 1.807 mm, altura 1.484 mm, entre-eixos 2.700 mm | comprimento 4.945 mm, largura 1.845 mm, altura 1.739 mm, entre-eixos 2.990 mm; | comprimento 4.637 mm, largura 1.800 mm, altura 1.433 mm, entre-eixos 2.700 mm | comprimento 4.461 mm, largura 1.841 mm, altura 1.626 mm, entre-eixos 2.680 mm |
CAPACIDADES | tanque 52 litros; porta-malas 290 litros | tanque 55 litros; capacidade de carga: 670 kg; volume da caçamba 937 litros | porta-malas 519 litros; tanque 56 litros | tanque 51 litros, porta-malas 498 litros |
PREÇO | R$ 157.130 | R$ 158.290 (R$163.790 como testado) | R$ 160.600 | R$ 168.490 (R$ 174.380 como testado) |
MEDIÇÕES MOTOR1.COM BRASIL | ||||
---|---|---|---|---|
Cruze Sport6 (E) | Toro (E) | Civic (G) | Taos (E) | |
Aceleração | ||||
0 a 60 km/h | 4,0 s | 4,3 s | 3,7 s | 4,3 s |
0 a 80 km/h | 6,2 s | 6,6 s | 5,4 s | 6,5 s |
0 a 100 km/h |
8,7 s |
9,6 s | 7,6 s | 9,3 s |
Retomada | ||||
40 a 100 km/h em S | 6,3 s | 7,1 s | 5,5 s | 7,1 s |
80 a 120 km/h em S | 6,0 s | 6,9 s | 5,1 s | 6,9 s |
Frenagem | ||||
100 km/h a 0 |
38,4 m |
40,2 m | 40,2 m | 37,9 m |
80 km/h a 0 | 24,5 m | 25,2 m | 25,6 m | 24,1 m |
60 km/h a 0 | 13,9 m | 14,2 m | 14,2 m | 13,5 m |
Consumo | ||||
Ciclo cidade | 8,0 km/l | 7,2 km/l | 12,6 km/l | 8,0 km/l |
Ciclo estrada | 11,4 km/l | 9,3 km/l | 16,8 km/l | 9,6 km/l |
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