Primeiras impressões Caoa Chery Arrizo 6 Pro: apelo tecnológico
Sedã ganha versão com visual renovado, interior mais refinado e tecnologias para encarar os japoneses
Quando falamos de sedã médio, não tem jeito, Toyota Corolla e Honda Civic são as referências. Tem ainda o avanço dos SUVs abocanhando boa parte do segmento. A Caoa Chery sabe bem disso e segue apostando nos sedãs. O novo Arrizo 6 Pro chega trazendo novo visual e mais equipamentos por R$ 134.990 na condição especial de lançamento e depois subirá para R$ 139.990. Mas será que vale a pena?
O que é?
Na prática, o novo Arrizo 6 Pro é a versão atualizada em estilo e acabamento do atual Arrizo 6. A Caoa Chery explica que todas as versões Pro terão o mais elevado nível de itens de série, passando a ser a opção topo de gama. Assim, as duas versões conviverão nas lojas, sendo que a novidade traz uma lista de equipamentos mais recheada, embora o conjunto mecânico seja o mesmo. Estamos falando do motor o motor 1.5 turbo que entrega até 150 cv com etanol (147 cv na gasolina) e torque de 21,4 kgfm com qualquer combustível. A transmissão é a CVT que simula 9 marchas, e nele, traz nova configuração que melhorou o consumo de combustível.
Falando de visual, o Arrizo 6 Pro tem uma proposta mais esportiva. Traz uma nova grade dianteira com filetes horizontais, faróis em LED, novo acabamento cromado nos faróis de neblina, nova rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento interno preto e face diamantada. Na traseira, as lanternas ganham uma ligação entre elas e uma nova disposição dos elementos internos em LED, que ao vivo, remete a modelos da Lexus. O nome da nova versão Pro está sempre destacada na carroceria com um aplique vermelho.
Não traz alteração nas dimensões. O comprimento de 4.675 mm e largura de 1.814 mm são ligeiramente maiores do que os rivais japoneses, e isso se reflete no porte mais avantajado. Por outro lado, perde no entre-eixos de 2.650 mm, mas compensa ao entregar o maior porta-malas do segmento com 570 litros. Ainda assim o espaço é bom para os joelhos nos bancos traseiros.
Para o motorista, a novidade é o ajuste elétrico dos bancos. Os revestimentos são de boa qualidade, notadamente ao se tocar o couro. A impressão é de um cuidado extra e mais refinamento. O console central elevado também muda um pouco, trazendo porta-copos e os comandos do freio de estacionamento eletrônico e até o comando do sistema multimídia.
Como anda?
É nítida a evolução de qualidade que a Caoa Chery vem oferecendo em seus carros, mas ainda existem alguns deslizes. Embora o motorista tenha o conforto do ajuste elétrico do banco, fica sem o ajuste de profundidade do volante.
Por outro lado, toda a cabine é bem mais sofisticada do que o Corolla. Grande tela de 10,25" da central multimídia impressiona, principalmente pela continuidade nas linhas do painel. O quadro de instrumentos, também digital com 10,25", é personalizável e também agrada. Empunhadura e comandos dos volantes estão na medida certa. Retrovisor interno não ser eletrocrômico, nessa faixa de preço, é mais deslize.
Tivemos um breve contato rodando pouco mais de 100 quilômetros entre cidade e estrada. A primeira impressão é a de um carro bem silencioso e com bom trabalho do motor e câmbio. As respostas ao acelerador agradam, ganha velocidade sem esgoelar o motor, diferente de alguns CVTs.
A direção elétrica é leve, o que é bom na cidade, mas poderia ter mais peso na estrada. Mesmo com a novidade dos modos de condução Eco e Sport, o peso da direção permanece sem alterações. Isso significa que em velocidades mais elevadas você terá a mesma sensação de carro de leve, mas não chega a comprometer. A suspensão, aprimorada pela engenharia no Brasil, privilegia o conforto e absorve bem os impactos. No entanto, mostra suas limitações ao entrar mais forte em curvas, por conta do uso de eixo de torção na traseira, inclinando mais a carroceria do que os rivais japoneses, e consequentemente, tirando a vontade de "abusar" mais.
Ponto positivo, e que vamos explorar em nosso teste completo, é a melhoria no consumo de combustível. Abastecido com gasolina e mesclando o trânsito urbano e rodoviário, apuramos média na casa dos 14 km/litro. A Caoa Chery não divulgou dados de desempenho, fato que teremos que apurar em breve.
Quanto custa?
O preço promocional de lançamento é R$ 134.990, mas depois de um tempo (não divulgado) passará a custar R$ 139.990. O Arrizo 6 Pro é versão única, sem opcionais. Além dos equipamentos já citados, ele ainda traz monitor de ponto cego, câmera 360° em alta definição, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, teto solar elétrico, iluminação ambiente em LED com cores personalizáveis, acionamento do motor por botão, comando de climatização à distância (CCD), freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, destravamento das
portas por aproximação, rebatimento elétrico dos retrovisores e desembaçador elétrico.
No fim das contas, o Arrizo 6 Pro traz uma boa lista de equipamentos, mas seu preço está na mesma faixa dos rivais japoneses. Além disso, ainda existem os SUVs que estão no mesmo showroom. Ainda assim, é um bom produto com clara evolução no acabamento, na montagem, no recheio e na tecnologia.
Ficha técnica: Caoa Chery Arrizo 6 Pro
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.499 cm3, turbo, injeção multiponto flex |
POTÊNCIA/TORQUE | 147/150 cv a 5.500; 21,4 kgfm a 4.000 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio CVT com simulação de 9 marchas, tração dianteira |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | liga leve aro 17" com pneus 205/50 R17 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e ESP |
PESO | 1.364 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.675 mm, largura 1.814 mm, altura 1.493 mm, entre-eixos 2.650 mm |
CAPACIDADES | tanque 48 litros; porta-malas 570 litros |
PREÇO | R$ 139.990 (Promoção de lançamento R$ 134.990) |
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