Quando nos perguntam qual carro comprar, uma dúvida é bem comum: um modelo maior na versão de entrada ou um menor mais completo? Afinal, em diversos casos eles se cruzam quando o assunto é bolso e um bom exemplo está aqui. Jeep Compass Sport e Renault Captur Iconic estão separados por R$ 8.500, sem considerar opcionais, e trouxeram melhorias recentes.
Ambos foram reestilizados, ganharam equipamentos e trocaram motores 2.0 aspirados por modernos 1.3 turbo com boa potência e mais eficientes. Enquanto o Jeep mudou para se manter na liderança pelos novos concorrentes, o Captur quer recuperar alguns clientes perdidos nos últimos anos e agora se posiciona no topo da gama da marca com alguns mimos e tecnologias. Mas qual a melhor opção para levar seu dinheiro?
Apesar de considerado um SUV compacto, o Renault Captur flutua em uma faixa de porte e tamanho que se aproxima bastante dos médios. Basta comparar as fichas técnicas do Compass e do Renault e ver uma diferença de apenas 28 mm no comprimento. No entre-eixos, o Captur é até um pouco maior que o Jeep, com 37 mm a mais. Altura e principalmente largura são bem próximos.
Isso significa que temos uma acomodação de ocupantes parecida? Em partes. Com a reestilização, o Jeep ganhou um console central elevado, que querendo ou não tirou um pouco do espaço para as pernas dos ocupantes da frente. O Captur tem bancos grandes e a posição de dirigir bem alta, o que pode até agradar quem busca isso em um SUV. O Compass é mais confortável, com um banco mais baixo e com melhor densidade de espuma, principalmente no assento.
Aos ocupantes traseiros, o Captur até poderia passar a sensação de mais espaço, porém a distância para as pernas é menor que o esperado justamente pelos bancos grandes. O Compass Tem assento menor, porém mais confortável e mais espaço para os joelhos e um túnel central mais baixo. Enquanto o Jeep oferece 2 saídas de ar-condicionado, porta USB e uma tomada 117V, o Captur tem apenas 2 portas USB.
No porta-malas, o Jeep tem 476 litros versus os 437 litros do Captur. O Renault passa a impressão de mais espaço por não ter as caixas de rodas invadindo o habitáculo, o que facilita na hora de planejar o que levar ali, principalmente grandes volumes. Entre os compactos, o Captur é um dos com maiores porta-malas, enquanto o Compass perde em seu segmento para o VW Taos, por exemplo. No geral, o quesito fica para o Jeep Compass.
Vantagem: Jeep Compass
O Compass Sport já foi uma versão bem mais simples, com maçanetas sem pintura e ar-condicionado manual. Hoje, perde pouco na comparação com as demais versões do Compass e, visualmente, será reconhecida praticamente apenas pelas rodas menores, com 17". Nem mesmo os faróis full-LED ficaram fora do pacote da versão de entrada depois da reestilização. E foi justamente na lista de equipamentos que a versão se tornou um bom negócio.
O Captur oferece alguns itens a mais, como o alerta de ponto-cego, sistemas de 4 câmeras e, como opcional, sistema de som assinado pela Bose. No Compass, o opcional é o revestimento em couro dos bancos. Mesmo como uma versão de entrada, o Jeep tem chave presencial com partida por botão, ar-condicionado de 2 zonas com saída para o banco traseiro, freio de estacionamento eletrônico e autohold e piloto automático. O Captur tem ar-condicionado automático com uma zona e a chave presencial, rebatimento dos retrovisores elétrico e também os faróis full-LED, partida por botão e rodas de 17".
Quando chegamos ao acabamento, é onde a diferença realmente vai pesar a favor do Compass. O Sport troca alguns itens, como na parte central do painel, em soft touch nas demais versões, por uma peça em plástico. Ainda assim, faz a boa mistura de materiais que conhecemos na reestilização. A simplificação aparece no painel de instrumentos, a única versão que manteve a tela de 3,5", e no sistema multimídia, que troca as 10,1" por 8,4". Mesmo sendo a versão de entrada, não é algo que o prejudique.
Já o Captur Iconic aposta no marrom para dar um ar de luxo. O painel tem material suave em marrom em boa parte da peça, mas as portas, por exemplo, ainda exibem um plástico semelhante aos dos modelos mais baratos da marca, como o Sandero. O painel de instrumentos, mesmo na versão mais completa, é bem simples, com um computador de bordo com poucas informações em uma matriz antiga que lembra os antigos Mégane. O comando do ar-condicionado, por exemplo, é o mesmo do Sandero. São simplificações que não esperamos nesta faixa de preços. Pior ainda é nenhum dos dois ter retrovisor fotocrômico por este preço...
Vantagem: Jeep Compass
Esperamos mais do carro com a versão mais completa, certo? Então, o Renault Captur Iconic até demonstra interesse, com alerta de ponto-cego e as 4 câmeras para estacionamento. Controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas aparece em ambos, mas o Jeep Compass Sport corrigiu um erro do passado: são 6 airbags de série, ante os 4 do Captur Iconic.
Em conectividade, mais uma vantagem do Jeep e seu bem resolvido pacote pós-reestilização. O sistema multimídia tem o espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto e porta USB e USB-C para conectividade, além das já citadas para o banco traseiro. O Captur mantém os fios em sua tela de 8", e ambos tem um software bem fácil e intuitivo de usar, com layout moderno. O Compass Sport não tem a conectividade com smartphone das versões mais caras, o Adventure Inteligence.
Vantagem: Jeep Compass
Aqui tanto Captur quanto Compass brigam parecido. Ambos estrearem motores 1.3 turbo este ano, cada um de sua família. Enquanto o Renault veio com o motor projetado em parceria com a Mercedes-Benz, o Jeep está com uma das estrelas de 2021, o 1.3 turbo T270, o mais moderno produzido localmente, com sistema de admissão MultiAir.
Eles se diferem na potência, sendo pico de 185 cv no Jeep e 170 cv no Renault, mas com o mesmo torque: 27,5 kgfm. Um número de respeito pela litragem dos motores, um "milagre" oferecido pelo turbo e injeção direta de combustível. A transmissão é diferente, com o automático de 6 marchas no Compass e o CVT com simulação de 8 marchas no Renault.
Mas as semelhanças param por aqui. O Captur nunca escondeu que sua plataforma é a mesma do Duster, nascida como um projeto de baixo custo da Dacia. Vemos isso principalmente no uso do eixo de torção e freios a tambor na traseira. Já o Compass vem com uma plataforma que inclusive serve a modelos maiores, como o Commander, e de uso global, sem simplificações - na verdade, uma das versáteis da Stellantis, que vai desde a picape Toro até modelos híbridos.
Isso cria cenários diferentes para cada um. O Captur ganhou muito ao receber o motor 1.3 turbo, principalmente um funcionamento silencioso (até mais que o Compass) e uma boa entrega de força em baixas rotações mesmo no modo Eco de condução. O CVT colabora pra isso e tem boa calibração, funcionando suave e praticamente sem falhas ou trancos - sim, há CVT que dá tranco. Porém, parece ser muito motor para sua plataforma.
No uso normal, o Captur tem suspensão mais firme que o do Compass e a direção, que finalmente se tornou elétrica na reestilização, tem boa calibração, mas a base de baixo custo não tem um rodar tão refinado como a da Jeep e parece não entregar uma boa conversa com o novo conjunto mecânico. Se a Renault tivesse limitado esse motor a algo na faixa dos 150 a 160 cv, talvez conversasse melhor com a plataforma. Isso é bastante perceptível na estrada, que a frente flutua bastante, e em curva, onde a carroceria dobra bastante.
Já o Compass precisava de um motor mais potente e com melhores respostas no passado. O 1.3 turbo encaixou certo com a plataforma e entrega a força que antes esperávamos do 2.0 aspirado pela boa suspensão e direção que ele oferece. Independente nas 4 rodas, tem uma dinâmica bem mais refinada, assim como o conforto aos ocupantes. O T270 só poderia ser mais silencioso, como o 1.3 da Renault. De resto, o Compass oferece bem mais que o Renault Captur ao motorista e ocupantes na parte mecânica, de suspensão e direção, bem mais equilibrado e condizente com sua potência.
Aos interessados nos números, Captur e Compass andaram lado a lado nos testes. Apesar de 138 kg mais leve, o Renault tem menos potência, mas não ficou devendo ao Jeep pelo ajuste do CVT com a simulação de 8 marchas e praticamente empatou em todas as provas de aceleração. Na retomada, aliás, o CVT ajudou mais uma vez e o Captur foi mais rápido.
O consumo na cidade ficou o mesmo, porém o Captur precisou do modo Eco para chegar a este número, enquanto o Jeep, mais pesado, tem um modo Sport: foram 8,0 km/litro com etanol. Na estrada, o Jeep deu o troco e, com uma relação longa de sexta marcha, fica com a rotação baixa e chega aos 9,1 km/litro, enquanto o Renault fica oscilando o CVT e marcou 8,8 km/litro.
Vantagem: Jeep Compass
A diferença de preço entre eles era menor quando começamos a planejar esta pauta. Hoje, R$ 8.500 separam Jeep Compass Sport e Renault Captur Iconic por um aumento recente do Jeep. Dentro do preço deles, essa diferença é de menos de 10%, o que ainda justifica a dúvida do comprador que irá assinar o cheque. E o Captur ainda consegue reduzir essa diferença com o sistema de som Bose, opcional.
Olhando apenas a etiqueta, o Captur Iconic é mais vantajoso. Tem alguns equipamentos exclusivos cobrando menos, além de ter as revisões mais em conta - ambos tem 3 anos de garantia de fábrica. O Jeep tem revisões a cada 1 ano ou 12.000 km, enquanto o Renault é o tradicional 1 ano ou 10.000 km.
Jeep Compass Sport | Renault Captur Iconic | |
1ª revisão | R$ 400,00 | R$ 498,48 |
2ª revisão | R$ 688,00 | R$ 552,73 |
3ª revisão | R$ 705,00 | R$ 552,73 |
4ª revisão | R$ 709,00 | R$ 1.216,38 |
5ª revisão | R$ 1.193,00 | R$ 606,98 |
TOTAL | R$ 3.695,00 | R$ 3.427,30 |
Vantagem: Renault Captur
Recentemente, testamos a versão intermediária do Captur, Intense. Lá, ela se mostrou um bom negócio ao ter mais motor que os concorrentes compactos 1.0 turbo, além de porte maior. Mas colocar a Iconic na faixa do Compass Sport realmente não ajudou o SUV completo nesta briga. Mas não é culpa exclusivamente da Renault, como também mérito da Jeep por ter conseguido fazer uma versão de entrada com um bom pacote de equipamentos, o que não acontecia no passado.
Se você consegue conviver sem os mimos do Captur, como as 4 câmeras, alerta de ponto-cego ou sistema de som Bose, o Compass Sport vai te atender bem melhor. A não ser que você consiga aumentar a diferença de preço entre eles conseguindo um bom desconto no Renault, que melhorou bastante com este 1.3 turbo, apesar de merecer mais por sua importância dentro da linha. Não é sempre, mas neste caso, melhor comprar o maior de entrada que o menor topo.
Fotos: Mario Villaescusa (para o Motor1.com)
Jeep Compass 1.3T | Renault Captur 1.3T | |
MOTOR | dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.332 cm3, comando simples com variador no escape e MultiAir na admissão, injeção direta, turbo, flex |
dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.330 cm3, comando duplo variável, injeção direta, turbo, flex
|
POTÊNCIA/TORQUE |
180/185 cv @ 5.750 rpm; 27,5 kgfm @ 1.750 rpm |
162/170 cv @ 5.500 a 6.000 rpm; 27,5 kgfm @ 1.600 a 3.750 rpm
|
TRANSMISSÃO | automática com 6 marchas, tração dianteira |
automática CVT com simulação de 8 marchas; tração dianteira
|
SUSPENSÃO | McPherson na dianteira e traseira | McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | liga leve aro 17" com pneus 225/60 R17 | liga-leve aro 17" com pneus 215/65 R17 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e sólidos traseira | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira |
PESO | 1.504 kg em ordem de marcha |
1.366 kg em ordem de marcha
|
DIMENSÕES | comprimento 4.404 mm, largura 1.819 mm, altura 1.632 mm, entre-eixos 2.636 mm; | comprimento 4.376 mm, largura 1.813 mm, altura 1.619 mm, entre-eixos 2.673 mm |
CAPACIDADES | tanque 60 litros; porta-malas 476 litros | tanque 50 litros; porta-malas 437 litros |
PREÇO | R$ 146.990 (R$ 149.490 como testado) | R$ 138.490 |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR (etanol) | ||
---|---|---|
Jeep Compass 1.3T | Renault Captur 1.3T | |
Aceleração | ||
0 a 60 km/h |
4,1 s |
4,1 s |
0 a 80 km/h | 6,2 s |
6,3 s |
0 a 100 km/h | 9,1 s | 9,2 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h em S | 6,9 s | 6,5 s |
80 a 120 km/h em S | 6,6 s | 6,2 s |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 41,8 m | 41,0 m |
80 km/h a 0 | 26,5 m | 24,7 m |
60 km/h a 0 |
14,8 m |
13,7 m |
Consumo | ||
Ciclo cidade | 8,0 km/l | 8,0 km/l |
Ciclo estrada | 9,1 km/l |
8,8 km/l |
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