O Tecnomar Lamborghini 63, o iate que carrega a marca do touro nas ondas, é um projeto muito especial. Talvez até mais do que o último supercarro bolonhês, o Lamborghini SIAN. Na verdade, não poderia imaginar que depois de experimentar o SIAN eu teria embarcado no iate Tecnomar Lamborghini 63 que é inspirado nele: é um barco de luxo muito rápido nascido da colaboração entre a Lamborghini e o estaleiro "The Italian Sea Group".
Altamente exclusivo e limitado, vou falar disso adiante, já tem um comprador famoso: o lutador irlandês e campeão do UFC Conor McGregor. Mostro todos os detalhes deste monstro dos mares abaixo, mas você também pode conferir o nosso vídeo exclusivo.
Para comemorar o ano em que Ferruccio Lamborghini fundou a empresa, as duas marcas trabalharam juntas para criar uma edição limitada de 63 unidades, como sugere o número contido no nome do iate: Tecnomar Lamborghini 63. Além disso, o número também remete ao comprimento deste barco: 63 pés, ou 20 metros "no total", para usar o jargão náutico. A sua largura, por outro lado, é de 5,4 metros; enquanto o peso - denominado deslocamento - é de 24 toneladas, ou seja, 24.000 kg.
Mas 63 é também o número que a Lamborghini espera para a produção do SIAN, o superesportivo do qual nasceu o projeto deste barco com características únicas, um iate de luxo com desempenho típico de barcos mais compactos. Coloque na receita uma ligação forte e integrada com a marca automóvel de Sant’Agata Bolognese, que surge não só na definição do aspecto exterior.
A atmosfera que os 12 passageiros podem respirar a bordo, de fato, é muito mais "Lamborghini" do que se possa imaginar. As formas, os materiais - até mesmo a instrumentação na frente do "comandante" - reproduzem fielmente os componentes com os quais os carros com a marca do touro são construídos. E este "tratamento" diz respeito tanto aos ambientes externos, no convés, como ao descer por baixo do convés, podendo configurar os detalhes à vontade, através do mesmo programa Ad Personam com o qual é possível configurar os supercarros bolonheses.
E anche le prestazioni sono da "Lamborghini del mare”. Parliamo della barca più veloce all’interno della flotta Tecnomar, che raggiunge una punta di 60 nodi (ovvero 111 km/h), con una velocità di crociera di 40 nodi (75 km/h), andatura in cui l’autonomia è di 210 miglia nautiche (389 km), per un totale di 10 ore di navigazione. Con un serbatoio del carburante di 3.600 litri, in queste condizioni di utilizzo il consumo dei due motori MAN bi-turbo diesel "24 mila” di cilindrata (24.000 dm3 o 24 litri) da 4.000 CV è di 360 litri/ora.
E a performance também são as esperadas para um “Lamborghini do mar”. Estamos falando do barco mais rápido da frota da Tecnomar, que atinge um pico de 60 nós (ou 111 km/h), com uma velocidade de cruzeiro de 40 nós (75 km/h), um ritmo em que a autonomia é de 210 milhas náuticas (389 km), para um total de 10 horas de navegação. Com um tanque de combustível de 3.600 litros, nessas condições de uso o consumo dos dois motores MAN bi-turbo diesel de 24 litros com 4.000 cv é de 360 litros/hora.
Lamborghini SIAN | Iate Tecnomar Lamborghini 63 | |
Comprimento | 4,98 m | 20 m |
Largura | 2,08 m | 5,4 m |
Peso | n.d. (referência 1.575 kg Aventador) | 24.000 kg (24 toneladas) |
Motor | V12 Lamborghini aspirado | 2x V12 MAN bi-turbo diesel |
Alimentazione | gasolina | diesel |
Cilindrada | 6,5 litros | 2x 24 litros |
Potenza | 819 cv (785 cv + 34 cv elétrico) | 2x 2.000 cv @ 2.300 rpm |
Potência específica | 121 cv/litro | 83 cv/litro |
Torque | 720 Nm 6.750 rpm + 35 Nm elettrico | 2x 6.500 Nm @ 1.200 rpm |
Relação peso/potência | 1,12 kg/cv | 6 kg/cv |
Velocidade máxima | 350 km/h | 111 km/h (60 nós) |
Velocidade de cruzeiro | n.d. | 74 km/h (40 nós) |
Autonomia | 460 km | 389 km - 210 milhas - 10 horas |
Tanque de combustível | 85 litros | 3.600 litros |
Consumo | 18,5 l/100 km (5,4 km/litro) | 360 litro/hora (0,11 km/litro | 925 litros/100 km) |
Preço | a partir de 3,0 milhões de euros | a partir de 3,1 milhões de euros |
Mas a esportividade desse projeto também foi buscada em todos aqueles aspectos técnicos relativos às hélices, ou às características do casco, como as ranhuras que desviam o fluxo da água ajudando o casco a subir, gerando sustentação. Graças também aos chamados degraus, que controlam a estabilidade longitudinal do barco, além de favorecerem a elevação do iate, orientando o desprendimento do fluxo de água em alta velocidade e facilitando a entrada de ar sob o casco, melhorando assim o deslizamento e diminuindo a resistência hidrodinâmica.
Para otimizar o desempenho na fase de aplainamento, também existem flaps ajustáveis que permitem variar a atitude do barco, portanto - essencialmente - seu posicionamento em relação à água. Por outro lado, termos como "roll" ou "pitch", que muitas vezes usamos quando falamos de carros, derivam do mundo náutico, e esta é uma embarcação onde o percurso foi cuidadosamente mantido pelos técnicos, podendo atingir velocidades tão altas mesmo na fase de cruzeiro, não apenas em termos absolutos.
Levando em conta também a aerodinâmica, como no caso do formato do teto rígido, que tem dimensões maiores do que as estruturas que normalmente são utilizadas em barcos deste tipo, para se proteger do sol ou da chuva.
O preço inicial deste iate Lamborghini é de pouco mais de 3 milhões de euros, não muito longe do valor do Lamborghini SIAN que inspirou o projeto. Exclusividade em volume limitado que conquistaram o campeão mundial de UFC Conor McGregor.
E você que tem uma conta bancária recheada (nós sabemos que você tem), se puder gastar essa quantia, qual dos dois Lamborghinis você escolheria?
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