Conhecemos o novo Bronco Sport Wildtrak, versão única e recheada de equipamentos, que marca o início de uma nova era para a Ford no Brasil. Com visual parrudo e itens de série pensados para quem gosta de usar "de verdade" um SUV, chega equipada com motor 2.0 turbo Ecoboost e capacidade para utilização off-road acima dos rivais.
Nosso primeiro contato com o Bronco Sport foi de forma estática e com apenas algumas informações divulgadas pela Ford. Ao vivo impressiona pelo porte, que embora tenha dimensões semelhantes às do Jeep Compass, parece ser maior.
Novo SUV da Ford, o Bronco Sport chega para fazer jus ao termo utilitário esportivo. Desembarca importado do México inicialmente em versão única, a Wildtrak, equipada com motor 2.0 Ecoboost turbo com injeção direta que gera 248 cv de potência e 38 kgfm de torque. A transmissão é a automática de oito marchas e trabalha com um sistema avançado de tração 4x4.
Ao encarar o novo Bronco Sport ao vivo, chama a atenção o visual mais robusto. É quase a mesma sensação de quando conhecemos o Jeep Renegade, com linhas que sugerem logo de cara a sua pegada fora de estrada. O seu comprimento é de 4.386 mm, a largura tem 1.813 mm enquanto a altura é de 1.813 mm. Já o entre-eixos tem 2.670 mm.
O acabamento interno é um dos pontos de destaque do novo Bronco. Tudo remete à robustez, seja nos comandos do ar-condicionado ou no botão giratório para troca de marchas, ambos com material emborrachado. O painel é praticamente todo feito com material macio ao toque de boa qualidade. As saídas de ar tem aspecto mais robusto enquanto porta-objetos trazem uma borracha de proteção.
O painel de instrumentos também é bacana. Combina mostrados analógicos com uma bela tela colorida ao centro, que recebe o motorista com uma imagem em alta qualidade assim que se abre a porta. O sistema de entretenimento é o Sync3 e traz uma tela de 8 polegadas, posicionada bem na vertical, que além dos aplicativos nativos, também tem espelhamento com Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de som é de alta qualidade fornecido pela Bang&Olufsen.
Nesta unidade do Bronco Sport Wildtrak, os bancos combinam acabamento com três tipos de couro, sendo um tom mais claro nas extremidades, outro mais escuro e perfurado nos assentos e um do tipo Alcantara na parte superior com o emblema cavalo. Por falar nele, também está presente no volante.
Embora tenha tapetes em carpete, o revestimento geral do Bronco Sport Wildtrak é todo emborrachado. Parte dianteira, para os passageiros traseiros e até o porta-malas inteiro é com acabamento deste tipo, o que facilita muito a limpeza para quem vai realmente utilizá-lo na lama, terra ou areia.
Embora o entre-eixos seja ligeiramente menor que o do Compass, o espaço para os passageiros traseiros é bom. Para eles há também a saída de ar traseira, uma tomada de 110v, descansa-braço com porta-copos e uma bolsa com zíper no encostos dos bancos dianteiros.
Um ponto que o Bronco Sport se destaca em relação aos concorrentes é pelo sistema sistema de tração 4x4 avançado. Ele utiliza um diferencial de dupla embreagem para a tração traseira e um diferencial traseiro blocante com refrigeração líquida. Assim ele pode dividir o torque em 50% para cada eixo e ainda transferir 100% do torque do eixo traseiro lateralmente, ou seja, para cada uma das rodas.
Também conta com o sistema G.O.A.T., sigla para Goes Over Any type of Terrain ("Vai para cima de qualquer terreno"), que otimiza motor, transmissão, aceleração, direção e os controles de tração e estabilidade com base no terreno à frente. O sistema conta com sete modos de direção – Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Lama e Rock Crawl (Rocha) e são selecionados por meio de um botão no painel. A suspensão dianteira é do tipo McPherson na dianteira e multilink na traseira, enquanto os freios são a disco na quatro rodas.
Ainda sem a lista de itens de série completa revelada, a Ford confirmou que o Bronco Sport Wildtrak virá com tecnologias de assistência ao motorista que incluem piloto automático com Stop and Go e alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres. Também conta com nove airbags e o Ford Pass Connect para gerenciamento do carro pelo smartphone.
Itens como limpador automático do para-brisa, faróis com acendimento automático, chave presencial, sistema start-stop, freio de estacionamento elétrico, auto-hold e assistente de estacionamento semi-automático também devem vir de série nesta versão.
O Bronco também entra na onda dos Ester Eggs. Os mais atentos poderão encontra-los na tampa de vidro traseira, próximo ao bocal do tanque de combustível e até mesmo nos faróis dianteiros.
O lançamento oficial do Bronco Sport acontecerá no dia 20 de maio, inicialmente nesta versão Wildtrak, ocasião em que serão revelados os preços oficiais. Neste primeiro contato, a nossa impressão é que o Bronco entregará mais equipamentos e recursos para que se possa aproveitar melhor uma viagem off-road do que os concorrentes.
Com ângulos de entrada e de saída maiores, além da maior distância do solo, tração 4x4 aprimorada e acabamento interno mais parrudo, estimamos que os preços fiquem mais distantes do Jeep Compass e passe mirar mais o Discovery Sport, por exemplo.
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