Na falta de um rival direto para o Nivus, que faz meio caminho entre o Polo e o T-Cross, a novidade da Volkswagen vai acabar concorrendo indiretamente com carros de preço semelhante, mas não necessariamente com a mesma proposta. E quando olhamos em volta na faixa de R$ 80 mil a R$ 90 mil, dois modelos em especial têm despertado a atenção dos consumidores: a nova Fiat Strada, agora com a inédita cabine dupla de quatro portas, e o Chevrolet Onix Plus, substituto do Prisma como sedã compacto da Chevrolet. Ambos lideram as vendas de seus respectivos segmentos com sobras.
Resolvemos então fazer um comparativo diferente, pautado principalmente pelo preço, reunindo crossover (Nivus), picape cabine dupla (Strada) e sedã (Onix Plus). Qual será o melhor para seu perfil de uso e necessidades? Trata-se de uma reedição de uma reportagem que fizemos em 2016, reunindo na época os lançamentos Nissan Kicks (SUV), Fiat Toro (picape) e Chevrolet Cruze (sedã). Sem declarar um vencedor definitivo (o que não se aplica num comparativo entre diferentes tipos de carro), mostramos os motivos para comprar (ou não) cada um deles. É o mesmo que trazemos agora, como você confere a seguir:
Apesar do grande destaque da gama Nivus ser o completão Highline, a versão de melhor custo-benefício está aqui, é a Comfortline. O modelo de entrada já vem bem equipado, além de poder receber o pacote com a multimídia VW Play e o piloto automático adaptativo, e mesmo assim ainda custar menos de R$ 90 mil - enquanto o Highline já parte dos R$ 98.290. O conjunto mecânico é o mesmo, com o motor 1.0 TSI de até 128 cv e 20,4 kgfm de torque ligado ao câmbio automático de 6 marchas.
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...quer um carro estiloso
Alguns elementos indicam que o Nivus é irmão de Polo, Virtus e T-Cross. Mas, no geral, o design do crossover é bem ousado e chamativo que os demais modelos da marca alemã, e isso o destaca mesmo nesta versão mais simples, que troca as rodas de 17" por 16" e perde alguns outros detalhes. Na dianteira, os faróis full-LED dão o toque de carro premium, enquanto a traseira une as lanternas com uma peça preta destacada, além da carroceria com estilo cupê que ajuda a diferenciá-lo do mar de SUVs e crossovers que vemos nas ruas.
...gosta de novas tecnologias
Para quem gosta de ter o primeiro contato com tecnologias até então disponíveis em modelos mais caros, o Nivus é um bom prato a ser pedido. Ele estreou por exemplo o VW Play, um sistema multimídia desenvolvido no Brasil com tela de 10,1" que espelha Apple CarPlay sem fio (o Android Auto ainda pede o contato físico) e possui uma loja de aplicativos própria. Este sistema estará em outros modelos da marca, como o T-Cross na linha 2021.
Nesta faixa de preço, o Nivus também é o primeiro a trazer o piloto automático adaptativo. No Comfortline é vendido junto com o VW Play em um pacote que custa R$ 3.250 e adiciona também o novo volante da Volkswagen. É uma dose extra de conforto e segurança principalmente para quem utiliza o carro mais tempo em rodovias.
...precisa de porta-malas
Apesar do entre-eixos mais curto que o T-Cross, o Nivus tem o balanço traseiro maior, o que deu a ele um porta-malas de 415 litros. É menos que os 469 litros do Onix Plus, mas tem a vantagem do compartimento mais alto, o que permite levar uma bicicleta quando o banco traseiro está rebatido, por exemplo. Além disso, temos uma maior área de acesso para facilitar a carga e descarga. Não é uma Strada com sua caçamba, mas já ajuda bastante.
...privilegia a dirigibilidade
Sim, o crossover tem a melhor tocada deste comparativo. Usando a plataforma MQB-A0, o Nivus tem um comportamento praticamente idêntico ao Polo, inclusive um pouco mais confortável. A direção elétrica tem boa comunicação mesmo em velocidades mais altas e a suspensão segura tanto a rolagem da carroceria quanto filtra bem o que chega aos ocupantes. Além disso, há o auxilio de um diferencial blocante eletrônico, que puxa o carro para a parte interna de uma curva mais fechada. Por fim, tem o pedal de freio com melhor tato e os menores espaços de parada.
O motor 1.0 TSI segue o mesmo, com até 128 cv, mas o câmbio automático foi recalibrado. As reclamações de donos de Polo, Virtus e T-Cross levaram a Volkswagen a ter um trabalho extra e eliminar os trancos nas trocas, principalmente nas marchas mais baixas. O desempenho é praticamente o mesmo do Polo, com números também muito semelhantes aos do Onix Plus.
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...procura espaço interno
Enquanto o T-Cross tem 2.651 mm de entre-eixos, o mesmo do sedã Virtus, o Nivus ficou com a base do Polo e seus 2.566 mm. Pode não parecer muito, mas a diferença aparece no banco traseiro, com um espaço para as pernas bem mais acanhado que no T-Cross. É o mesmo espaço do Polo, com a vantagem do vão maior para a cabeça, mas as pernas ficarão mais apertadas na segunda fileira. Ao menos tem saída de ar-condicionado e tomada USB dedicadas.
...quer o topo de linha
Enquanto Strada e Onix Plus chegam nesta faixa de preço em suas versões topo de linha, o Nivus ataca com a "de entrada". Apesar de bastante completa, principalmente com o pacote opcional, ainda não tem tudo o que o crossover oferece, como o painel de instrumentos digital, rodas de 17", interior em preto e outros detalhes. Para quem quer o máximo do Nivus, terá que chegar perto dos R$ 100 mil.
Com a nova geração da Strada, a Fiat quer fisgar um cliente que pouco comprava a picape. Além de atender o consumidor que procura a Strada como ferramenta de trabalho, agora é hora de ir atrás do cara que quer o estilo de vida da picape para seu dia a dia e lazer, sem necessariamente carregar grandes volumes. A versão Volcano, topo de linha, está aqui para isso, também como uma opção mais acessível à Toro.
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...procura a praticidade de uma caçamba
O maior argumento de venda de uma picape é, claro, a praticidade da caçamba. Permite levar desde objetos maiores ou que poderiam sujar o interior do veículo (bikes, pranchas, uma geladeira...), além da possibilidade de carregar mais peso. No caso da Strada Volcano, com cabine dupla, são 844 litros e 650 kg de capacidade. Protetor e capota marítima são itens de série, sem contar que a tampa tem trava elétrica e amortecimento que a deixa leve de operar.
...quer robustez e versatilidade de uso
A Strada ficou conhecida pela sua robustez. A nova geração não é diferente, sendo inclusive uma das principais preocupações dos engenheiros da FCA ao projetar a picape. Suspensão traseira com mola semi-elíptica e altura elevada do solo (22,3 cm) permitem que a picape ande com tranquilidade em estradas não pavimentadas (melhor que o Nivus), contando ainda com a ajuda dos pneus de uso misto. Também conta com o diferencial blocante eletrônico para sair de alguns obstáculos na terra, como depressões ou trechos enlameados.
O motor 1.3 Firefly é o menos potente do trio, mas em compensação é o mais simples, dispensando elementos mais caros como o turbo, bicos de injeção direta e bomba de combustível de alta pressão. Mas, curiosamente, a Strada tem a manutenção até 50.000 km mais cara dos três, fato explicado pela troca de correia dentada aos 40.000 km dentro do plano.
...procura o melhor preço
A simplicidade da Strada ao menos permitiu ela que fosse a mais barata dos três. A Volcano já vem com faróis full-LED, sistema multimídia com espelhamento de smartphones sem fio, 4 airbags, controle de tração e estabilidade e outros, por R$ 79.990, sendo que o único opcional é um jogo de rodas de 16" no lugar das de 15".
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...faz questão do câmbio automático
A própria Fiat sabe que os compradores que acabam não fechando o negócio na nova Strada são motivados pela ausência da opção de câmbio automático, principalmente na Volcano. Mas a marca já trabalha para os próximos meses na Strada com câmbio CVT ligado ao motor 1.3. Preço deverá subir para a faixa dos R$ 85 mil.
Além disso, o motor 1.3 de 109 cv e 14,2 kgfm não consegue acompanhar o ritmo dos 1.0 turbinado dos "rivais", com um desempenho inferior nas acelerações e retomadas - embora ainda seja razoável para a proposta da Strada. Ao menos, teve o menor consumo urbano.
...prioriza espaço interno
A grande novidade da nova Strada é justamente a cabine dupla com quatro portas, homologada para cinco passageiros. Mas não espere o mesmo espaço interno de um SUV ou sedã, principalmente no banco traseiro. Apesar do maior comprimento do trio, além do entre-eixos, o espaço é o menor. Seja em largura ou espaço para as pernas, a Strada remete a um hatch compacto como o Uno, por exemplo. Além disso, o banco traseiro tem o encosto mais vertical, característico das picapes, que pode cansar em longas viagens.
...valoriza equipamentos
Apesar de ser a topo de linha, a Strada Volcano não tem equipamentos como piloto automático, ar-condicionado automático e partida por botão, por exemplo. Fica devendo inclusive a regulagem de profundidade do volante. Pode parecer exagero dentro do segmento, mas, na briga com os rivais indiretos, faz diferença.
O Onix Plus apresentou a nova família de modelos compactos da Chevrolet. Uma nova plataforma, novos motores de 3 cilindros e diversos equipamentos destacam não apenas o sedã, mas também o hatch Onix e o SUV Tracker. Trouxe também os 6 airbags de série, controles de tração e estabilidade, e tecnologias como a internet 4G a bordo para reforçar a presença do sedã compacto mais vendido do país.
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...precisa de espaço interno
Os sedãs ainda se destacam para o uso familiar. No caso do Onix Plus, o espaço principalmente no banco traseiro é bem superior ao encontrado tanto no Nivus quanto, principalmente, na nova Strada - e mesmo em relação ao Onix hatch, pois tem entre-eixos 5 cm mais longo. Os ocupantes ficam bem mais confortáveis, principalmente da segunda fileira tanto em espaço para as pernas quanto para os ombros. No porta-malas, temos 469 litros de capacidade, embora num compartimento mais baixo que no Nivus.
...quer a maior lista de equipamentos
O Onix Plus Premier custa R$ 81.470, mas seu pacote fica mais interessante por R$ 84.720. Além dos 6 airbags, controle de tração e estabilidade, partida por botão com chave presencial, sistema multimídia com 4G a bordo e carregador de celular por indução, entre outros itens, ele adiciona o ar-condicionado automático, alerta de ponto-cego e sistema de estacionamento automático. É, sem dúvida, o mais completo dos três, com mais itens até que alguns carros de categoria superior.
...busca conforto
A nova geração da família Onix foca bastante em conforto, tanto para o motorista quanto para os passageiros. Além do espaço interno, tem a suspensão que melhor filtra os buracos, apesar de não ter a mesma dinâmica de condução que o Nivus. A direção elétrica é leve principalmente em baixas velocidades, o que é bom para quem vai passar muito tempo no trânsito, por exemplo. Os bancos poderiam ser melhores, mas acomodam bem.
...valoriza conectividade
Apesar da Strada e Nivus terem novos sistemas multimídia com espelhamento via Apple CarPlay e Android Auto sem fio, o sistema do Onix Plus ainda é mais completo. Conta com carregador de celular por indução e sistema 4G nativo que, com antenas amplificadas, melhora o sinal mesmo em locais mais isolados. Também pode ter o sinal roteado para os ocupantes via Wi-Fi. Por fim, oferece o OnStar, serviço que serve desde rastreador até concierge e socorro mecânico.
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...se importa com refinamento
Apesar da nova geração do Onix ser superior à anterior, ela fica devendo quando analisamos o refinamento de alguns pontos como motor, câmbio e suspensão. O motor, mesmo turbo, não possui injeção direta, apesar do bom consumo. A conversa com o câmbio é um pouco confusa em algumas situações, algo que o Nivus corrigiu do Polo, e a suspensão é mais ruidosa que a dos outros dois. Neste aspecto, o Nivus é superior.
...procura um carro mais alto (do solo)
Não tem milagre, o sedã é mais baixo que o crossover e a picape. A altura do solo é bem menor (13,4 cm contra 17,6 cm do Nivus e 22,3 cm da Strada), principalmente na dianteira, que raspa com mais facilidade em valetas e saídas de garagem por exemplo. Se seu caminho é muito esburacado e inclui umas escapadas em estradas de terra, o Onix Plus não é a melhor opção.
...gosta do efeito novidade
O Onix Plus caminha para um ano de mercado. Pode parecer pouco, mas já não chama tanta atenção nas ruas e se tornou parte de paisagem. Ao lado de Nivus e Strada, que investem mais no design, o sedã de linhas comportadas perde um pouco do brilho. A linha 2021 deve ser lançada em breve, mas sem nenhuma grande mudança prevista.
Apesar da mesma faixa de preços, Onix Plus, Strada e Nivus atendem a consumidores distintos. Eles cruzam em alguns pontos, como tecnologia embarcada, mas se diferem bastante principalmente no uso e prioridades. Ficamos assim: o Onix Plus atende melhor a uma família, enquanto o Nivus parece ser o carro de um casal (com no máximo um filho pequeno) e a Strada é a opção de jovens mais aventureiros, além de também poder ser usada na labuta. Qual deles se encaixa melhor na sua vida?
Fotos: Daniel Messeder
Chevrolet Onix Plus Premier 1.0T AT6 | Fiat Strada Volcano 1.3 MT5 | Volkswagen Nivus Comfortline 1.0T AT6 | |
MOTOR | dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, 999 cm3, comando duplo variável, turbo, flex | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 8 válvulas, 1.332 cm3, comando simples com variados, flex | dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, 999 cm3, duplo comando de válvulas variável na admissão e escape, injeção direta, turbo, flex |
POTÊNCIA/TORQUE | 116 cv a 5.500 rpm; Torque: 16,3/16,8 kgfm a 2.000 rpm | 101/109 cv a 6.250 rpm; 13,7/14,2 kgfm a 3.500 rpm | 116/128 cv a 5.500 rpm; Torque: 20,4 kgfm de 2.000 a 3.500 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio automático de 6 marchas, tração dianteira | câmbio manual de 5 marchas, tração dianteira | automática de 6 marchas; tração dianteira |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira | independente McPherson na dianteira, eixo rígido com mola semi-elíptica na traseira | independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | liga-leve aro 16" com pneus 195/55 R16 | liga-leve aro 15" com pneus 205/60 R15 | liga leve de aro 16" com pneus 205/60 R16 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP | discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com ABS | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e ESP |
PESO | 1.117 kg em ordem de marcha | 1.174 kg em ordem de marcha | 1.199 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.474 mm, largura 1.730 mm, altura 1.470 mm, entre-eixos 2.600 mm | comprimento 4.480 mm, largura 1.732 mm, altura 1.595 mm, entre-eixos 2.737 mm | comprimento 4.266 mm, largura 1.757 mm, altura 1.493 mm, entre-eixos 2.566 mm |
CAPACIDADES | tanque 44 litros, porta-malas 469 litros |
tanque 55 litros; caçamba 844 litros; carga útil 650 kg |
porta-malas 415 litros; tanque 52 litros |
PREÇO | R$ 84.720 | R$ 79.990 | R$ 85.890 (R$ 89.140 como testado) |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR (combustível: etanol) | ||||
---|---|---|---|---|
Chevrolet Onix Plus 1.0T AT6 | Fiat Strada 1.3 CD MT5 | VW Nivus 1.0T AT6 | ||
Aceleração | ||||
0 a 60 km/h | 4,9 s | 5,1 s | 4,5 s | |
0 a 80 km/h | 7,6 s | 8,5 s |
7,0 s |
|
0 a 100 km/h |
10,5 s |
12,4 s | 10,3 s | |
Retomada | ||||
40 a 100 km/h em S | 7,6 s | 11,7 s (em 3a) | 7,9 s | |
80 a 120 km/h em S | 7,4 s | 12,8 s (em 4a) | 7,2 s | |
Frenagem | ||||
100 km/h a 0 |
38,9 m |
41,9 m | 36,1 m | |
80 km/h a 0 | 24,4 m | 25,2 m | 22,3 m | |
60 km/h a 0 | 13,8 m | 14,1 m | 12,9 m | |
Consumo | ||||
Ciclo cidade | 8,1 km/l | 8,6 km/l | 8,1 km/l | |
Ciclo estrada | 12,1 km/l | 10,6 km/l |
11,6 km/l |
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