Quando lançou o X6, em 2008, a BMW inaugurou o segmento de SUVs cupê com a premissa de ser um modelo mais esportivo que o X5, desde acerto de suspensão e direção até o visual mais dinâmico. A receita deu tão certo que não demorou para seus conterrâneos apresentarem oponentes como Mercedes-Benz GLE Coupé e Audi Q8. Já a Porsche, referência em esportivos, demorou um pouco mais, mas também entrou na briga com o Cayenne Coupé em 2019.
A Porsche justificou a demora dizendo que o Cayenne tradicional já entregava esportividade suficiente, mas não resistiu à pressão e apresentou a variante mais invocada. Reunimos então a terceira geração do BMW X6, recém-lançada, com o novo Cayenne Coupé em sua versão "de entrada". Além do estilo da moda, ambos entregam 340 cv de potência e todo o refinamento que se espera de um SUV que custa cerca de R$ 500 mil. E aí, você leva o pioneiro ou o esportivo?
Nas fotos e até pessoalmente, o BMW X6 parece ser bem maior que o Cayenne. Mas isso é um efeito de design, por conta da enorme grade dianteira (que, num efeito de gosto duvidoso, pode ser iluminada à noite) e das gigantescas rodas aro 22", que ajudam nesta impressão. No papel, o SUV de Munique é apenas 4 mm maior em comprimento e 20 mm na altura. O design com elementos mais equilibrados do Cayenne Coupé o ajuda a ter um conjunto mais discreto, incluindo o teto preto que disfarça a curvatura para que o espaço interno não fosse prejudicado.
Mas, quando vamos para o interior, percebemos que o BMW é realmente maior. São 80 mm a mais de entre-eixos e 101 mm na largura, pontos que se refletem no quanto o X6 é mais espaçoso que o Porsche. Para os ocupantes da frente, ambos contam com um alto console central e criam a sensação de áreas separadas para motorista e passageiro, mas o BMW é mais amplo principalmente na largura, permitindo até mesmo o uso de bancos maiores.
No banco traseiro, o Cayenne Coupé até acomoda bem os ocupantes - ele teve inclusive os assentos rebaixados em relação ao Cayenne comum para compensar o caimento do teto. Mas novamente o BMW entrega bancos mais confortáveis e mais espaço para as pernas e ombros, principalmente por ter um túnel central bem mais baixo. O pacote de equipamentos do X6 também é mais generoso, com ar-condicionado de 4 zonas e telas de entretenimento traseiro de série, enquanto o Porsche só oferece estes itens como opcionais.
No porta-malas, porém, o Cayenne Coupé dá o troco. Ele é menor que o BMW no comprimento do compartimento, mas compensa com maior altura. O X6, com suspensão a ar de série, conta com botões para reduzir a altura da traseira e facilitar o embarque de objetos - um outro opcional do Cayenne Coupé. Em termos de capacidade, o Porsche tem 625 litros contra 580 litros.
Vantagem: BMW X6
Quando desenhou a atual geração do Cayenne, a Porsche buscou trazer o máximo possível do 911 para o SUV. No caso do Coupé, até mesmo a silhueta da carroceria lembra o esportivo. Temos desde um ângulo maior no para-brisas em relação ao SUV tradicional até uma pintura preta no teto, além um vidro panorâmico de série, para dar maior ênfase ao "estilo 911".
O mesmo se repete no interior. A sobriedade conhecida da marca contrasta o painel com o conta-giros analógico no centro e duas telas nas extremidades, que oferecem diversas configurações. O volante de três raios remete aos esportivos da marca e não há muitos elementos de distração - apenas a tela do sistema multimídia com 12,3" e alguns comandos para ar-condicionado, seletor do modo da suspensão, seletor do escape, aquecedor de bancos e outras funções. O seletor de modos de condução está no volante, lembrando as Ferrari.
Já o BMW X6 parece querer impressionar. Além do couro marrom do carro testado, o interior mistura diversos materiais e texturas para criar um ambiente luxuoso. Não que o Porsche seja simples, mas o BMW conquista mais a visão e o tato. O painel de instrumentos é uma tela configurável, assim como o sistema multimídia elevado e com comandos por gestos. Perto da alavanca de câmbio, temos o seletor de altura da suspensão, os modos de condução e até um carregador por indução para smartphones e para... a chave. Sim, a chave do X6 tem uma tela sensível ao toque e controla algumas funções do carro, como a suspensão e as janelas (além de mostrar a autonomia).
Como você já deve ter percebido, a lista de equipamentos de série do X6 é bem mais ampla. Para destacar alguns elementos, temos piloto automático adaptativo, head-up display, ar-condicionado de 4 zonas, sistema multimídia com espelhamento Apple Carplay sem fio, câmera 3D 360º, rodas aro 22", suspensão a ar e muito mais. Tudo isso num pacote fechado, por R$ 567.950.
Já o Cayenne Coupé, como todos os Porsche vendidos no Brasil, pode ser completamente personalizado. Cores, rodas, bancos, equipamentos... Se o preço inicial é de R$ 499.990, ele já ultrapassa os R$ 600 mil quando recebe os itens do BMW X6, e você pode ir bem além - alguns minutos no configurador me deixaram com um Cayenne Coupé de quase R$ 800 mil!
Vantagem: BMW X6
Lado a lado, as fichas técnicas do BMW X4 xDrive40i e do Cayenne Coupé V6 são quase idênticas. Ambos dispõem de 340 cv, 45,9 kgfm e uma transmissão automática de 8 marchas com tração integral. A diferença é que o BMW usa um motor 6-em-linha 3.0 turbo (B58B30M1), enquanto o Porsche adota um conhecido bloco do grupo Volkswagen, o V6 3.0 turbo (EA839). Ambos trazem tecnologias como variador de fase na admissão e escape, turbo de duplo fluxo e injeção direta de gasolina.
Mas as semelhanças entre os dois para por aqui. X6 e Cayenne Coupé têm alma (e comportamento) bem diferentes: enquanto o BMW é mais social e familiar, o Porsche não nega seu DNA esportivo e coloca isso em primeiro plano.
No uso diário, o Cayenne é mais justo e firme, principalmente quando vem equipado com a suspensão a ar e amortecedores adaptativos. Mesmo no modo de condução mais calmo, sentimos mais o que se passa por baixo das rodas do Porsche, enquanto o BMW é quase um tapete voador (apesar das rodas 22" com pneus de perfil bem baixo). Isso é possível sentir até pelos bancos, sendo que os do Porsche abraçam mais, enquanto os do BMW tem diversas regulagens e espumas menos densas, dando ainda mais conforto.
O Porsche também trabalha mais atento e pronto para a ação. Sob qualquer pressão a mais no acelerador, ele já cresce forte e, dependendo da ocasião, reduz marchas para engolir o carro da frente. O X6 é mais dócil e suave, principalmente no modo Eco Pro, que inclusive ajudou no consumo urbano - melhor que o do rival mesmo sendo um pouco mais pesado. No consumo rodoviário, o Porsche aproveita o modo coasting (uma "banguela" eletrônica) e se sai melhor.
Porém, quando a briga acontece em altas velocidades, o Cayenne mostra o 911 ue existe em seu sangue. No modo Sport Plus, o sistema de tração privilegia o eixo traseiro e até permite algumas derrapagens controladas, enquanto o ronco do motor instiga mais. A direção elétrica também é bem mais direta e comunicativa que no BMW. O X6 até tenta, reduzindo a altura do solo e mandando mais carga para amortecedores e direção, mas não chega perto do Cayenne Coupé em termos de respostas e sensações - a grosso modo, o BMW X6 na sua tocada mais esportiva é quase o Porsche em sua forma mais civil.
Nos testes, o X6 voltou a equilibrar a disputa. O Cayenne Coupé acelerou mais rápido, mas ficou atrás nas retomadas. Nas frenagens, os grandes discos e pinças de ambos proporcionaram um quase empate em todas as medições - aliás, números excelentes para SUVs de mais de duas toneladas, mostrando como a engenharia alemã sabe trabalhar quando o assunto é dinâmica. Alguma dúvida sobre quem leva vantagem aqui?
Vantagem: Porsche Cayenne Coupé
Por pontos corridos, o BMW X6 xDrive40i vence o duelo. O pacote de equipamentos de série é bem mais completo e, quando equiparados, ainda fica mais barato. Ele também é mais confortável tanto em termos de espaço quanto de rodagem. Além disso, impressiona mais quem o vê por dentro e por fora. Por outro lado, o Porsche Cayenne Coupé é mais estiloso e mais esportivo, mostrando ser a opção para quem quer entrar na onda SUV cupê, mas não abre mão do prazer de acelerar nas serrinhas da vida.
Fotos: Daniel Messeder
BMW X6 xDrive40i | Porsche Cayenne Coupé | |
MOTOR | dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em linha, 24 válvulas, 2.998 cm3, comando duplo variável com variador de tempo, turbo pulsativo, injeção direta, gasolina |
dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em V, 24 válvulas, 2.995 cm3, injeção direta de combustível, duplo comando variável (abertura na admissão), injeção direta, turbo, gasolina |
POTÊNCIA/TORQUE | 340 cv de 5.500 a 6.500 rpm; 45,9 kgfm de 1.500 a 5.200 rpm | 340 cv de 5.300 a 6.400 rpm; 45,9 kgfm de 1.340 a 5.300 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio automático de 8 marchas; tração integral | câmbio automático de 8 marchas; tração integral |
SUSPENSÃO |
independente duplo A na dianteira e na traseira com bolsas pneumáticas |
independente duplo A na dianteira e na traseira com bolsas pneumáticas (opcionais) |
RODAS E PNEUS | liga-leve aro 22" com pneus 275/35 (D) e 315/30 (T) R22 | alumínio de 21" com pneus 285/40 (D) e 315/35 (T) R21 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS e ESP | discos ventilados na dianteira e traseira, com ABS e ESP |
PESO | 2.130 kg em ordem de marcha | 2.105 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.935 mm; largura 2.004 mm; altura 1.696 mm; entre-eixos 2.975 mm | comprimento 4.931 mm, largura 1.983 mm, altura 1.676 mm, entre-eixos 2.895 mm |
CAPACIDADES | porta-malas 580 litros; tanque 83 litros | tanque 75 litros, porta-malas 625 litros |
PREÇO |
R$ 567.950 |
R$ 499.000 (R$ 536.000 como testado) |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR | |||
---|---|---|---|
BMW X6 xDrive40i | Porsche Cayenne Coupé | ||
Aceleração | |||
0 a 60 km/h |
2,9 s |
3,0 s | |
0 a 80 km/h | 4,4 s |
4,2 s |
|
0 a 100 km/h | 6,5 s | 5,7 s | |
Retomada | |||
40 a 100 km/h em S | 4,1 s | 4,8 s | |
80 a 120 km/h em S | 3,8 s | 4,2 s | |
Frenagem | |||
100 km/h a 0 | 36,4 m | 36,4 m | |
80 km/h a 0 | 23,7 m | 24,0 m | |
60 km/h a 0 |
13,8 m |
13,8 m | |
Consumo | |||
Ciclo cidade | 7,2 km/l | 7,0 km/l | |
Ciclo estrada | 9,8 km/l |
11,3 km/l |
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