Era para a nova Fiat Strada já estar nas lojas. Mas toda a questão da pandemia de Covid-19 fez com que a picape compacta ficasse em stand by aguardando seu lançamento (agora previsto para julho). Por sorte, tivemos nosso primeiro contato com a picape antes da quarentena - inclusive mostramos como a versão topo, Volcano, se saiu diante da antiga Strada Adventure. Pois agora a colocamos diante da Toro Endurance, versão de entrada da irmã maior que foi a inspiração para a nova geração da compacta. Afinal, a versão de topo da nova Strada pode acabar roubando compradores da irmã maior, como veremos a seguir.
- Quer gastar menos
A Fiat ainda não divulgou os preços da nova Strada, mas fontes indicam que pouco deve mudar da tabela atual. Como aqui usamos a versão Volcano com cabine dupla, equivalente da Adventure cabine dupla atual, podemos esperar cerca de R$ 85 mil pela topo de linha. Ao lado da Toro Endurance 1.8 (R$ 96.990), são mais de R$ 10 mil economizados - fora possíveis negociações na concessionária para os dois lados.
- Procura mais equipamentos
A Fiat Strada cabine dupla terá 4 airbags de série, algo que a Toro traz apenas em versões bem mais caras. Além disso, a Endurance abre mão do sistema multimídia (na Strada, tem até espelhamento de smartphones por Apple CarPlay e Android Auto via bluetooth), faróis de neblina e rodas de liga-leve. A Strada Volcano vem com faróis full-LED e rodas de 15", sendo as de 16" opcionais. Ambas têm os controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas.
- Vai rodar mais na cidade
Apesar de menor que as picapes médias, como Chevrolet S10 e Toyota Hilux, a Fiat Toro também não fica devendo em porte. Ela mede 4.994 mm de comprimento, o que já começa a dificultar o uso principalmente urbano. É bem mais comprida que um Jeep Compass, por exemplo, e ainda esterça pouco - o que não ajuda nas manobras do dia a dia. Já a Strada tem 4.480 mm de comprimento na versão com cabine dupla, uma diferença considerável, com praticamente a mesma agilidade de um hatch compacto. Ah, e não fica devendo na caçamba: são 650 kg de capacidade e 844 litros de volume, contra os também 650 kg e 820 litros da Toro 1.8.
Por fim, o motor 1.3 gasta bem menos combustível que o 1.8: de acordo com o Inmetro, a Strada Volcano com gasolina faz 12,1 km/litro na cidade e 13,3 km/litro na estrada, contra 9,5 e 11,2 km/litro da Toro Endurance, respectivamente, nas mesmas condições.
- Deseja motor maior e câmbio automático
A Strada aposentou o motor 1.8 de 130/132 cv e 18,4/18,9 kgfm de torque e colocou em seu lugar o 1.3 Firefly de 101/109 cv e 13,7/14,2 kgfm de torque. No uso, a diferença é pequena pela disposição em baixas rotações do motor menor e mais moderno. Mas, se isso te incomoda, a Toro usa o 1.8 da antiga Strada em versão melhorada, com 135/139 cv e 18,4/18,9 kgfm de torque ligado ao câmbio manual de 5 marchas. Isso, porém, não garante melhor desempenho, pois enquanto a Strada pesa 1.174 kg, a Toro não acusa menos de 1.619 kg na balança. Uma exclusividade da Toro, porém, está no câmbio automático de 6 marchas (oferecido na versão Endurance por R$ 102.990). A Fiat ainda desenvolve uma transmissão CVT para a Strada 1.3.
- Quer um porte mais próximo ao das picapes médias
A Toro usa a mesma plataforma dos Jeep Renegade e Compass. Com isso, se aproveita de dimensões superiores, o que se reflete tanto na imponência quanto no espaço interno. Ela leva também cinco ocupantes, porém, com muito mais conforto, além do próprio porte da carroceria, mais próximo das picapes médias. Por usar uma base mais sofisticada, também possui a suspensão traseira independente, contra o eixo rígido da Strada, garantindo maior suavidade de rodagem. Por fim, sua tampa traseira bi-partida e com abertura lateral facilita o uso.
- Faz questão de melhor acabamento
Mesmo na versão topo de linha, a Strada traz muitos elementos de Uno e Mobi, principalmente no painel, além das laterais de portas totalmente em plástico rígido. A Toro não tem o acabamento emborrachado dos Jeep, mas já faz melhor figura com materiais de maior qualidade percebida e visual mais caprichado mesmo na versão de entrada Endurance. Além disso, seu quadro de instrumentos é bem mais vistoso, com dois mostradores analógicos circulares em oposição aos instrumentos em "meia lua" da Strada.
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
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